Power Trip Summit
Por , redação Marie Claire — de Belo Horizonte (MG)


Cida Bento, Lilia Schwarcz e Natacha Cortêz em conversa sobre branquitude na 10ª edição do Power Trip Summit — Foto: Bruna Brandão
Cida Bento, Lilia Schwarcz e Natacha Cortêz em conversa sobre branquitude na 10ª edição do Power Trip Summit — Foto: Bruna Brandão

A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e a psicóloga e pesquisadora Cida Bento se reuniram na 10ª edição do Power Trip Summit para falar sobre branquitude e de que maneira ela opera para a manutenção das desigualdades raciais do país.

Em entrevista para Natacha Cortêz, falaram ainda sobre a importância de não regredir em políticas de diversidade e inclusão no mercado de trabalho, e a necessidade de ter mais pessoas negras em cargos de liderança.

Cida Bento cunhou, em 2002, o pacto narcísico da branquitude, que é esmiuçado em seu mais recente livro, O Pacto da Branquitude; além de trabalhar há 30 anos como consultor para diversas empresas do país para alcançar a diversidade no mercado de trabalho. Atualmente, é conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Lilia Schwarcz, a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), uma das principais pesquisadoras sobre raça no país, usou do conceito de Bento para desenvolver seu novo livro, Imagens da Branquitude: a Presença da Ausência.

"No livro Imagens da Branquitude, trabalho com a forma como as imagens naturalizam os privilégios materiais às mulheres brancas, mas também simbólicos. A branquitude constroi a noção de que somos universais mas, ao fazer isso, racializa os outros, mas não racializa a si mesma", diz Schwarcz.

Bento afirma que, com sua tese, quis ampliar as lentes sobre a responsabilidade e a herança das pessoas brancas enquanto pessoas que descendem de escravocratas, em vez de focar na população negra que foi escravizada por quase quatro séculos. Além disso, quer nomear o acordo não verbalizado de autopreservação, que atende aos interesses de pessoas brancas e perpetua o lugar delas nos espaços de poder.

“Nos censos do CEERT, pergunto para as pessoas como ficaram sabendo da vaga. No geral, dizem que por amigos ou por parentes. Amigo e parente de branco é branco. Isso faz diferença, porque faz as empresas se reproduzirem brancas", afirma Bento.

Ela afirma que é preciso que brancos se engajem com a diversidade, seja ao buscar o letramento racial, seja garantindo que haja conversas e ações que fomentem a ascensão de lideranças negras a cargos chaves, capazes de promover mudanças significativas. "A ancestralidade negra nas lideranças das instituições faz diferença. Mesmo o branco mais sensível tem uma histórica trajetória de um olhar branco”, complementa.

"Às vezes o medo de quem está no lugar de privilégio se explicita mais, mas é justamente porque nossa voz etá sendo usada não só pra mudar os perfis mas as concepções. Estamos trazendo uma revolução, e as empresas e instituições da sociedade civil sabem disso."

"As questões de diversidade e inclusão vivem momento de ataque, mas não vamos reverter. Branquitude não é categoria de acusação nem normativa, mas, diferente de negritude, não é uma categoria de autoafirmação. Além disso, não existe identitarismo, mas políticas de identidade. O que podemos fazer como pessoas brancas é entender que estamos todos convocados e convocadas para essa que é uma luta por justiça e cidadania", finaliza Schwarcz.

Sobre a 10ª edição do Power Trip Summit

O principal encontro de líderes mulheres do Brasil, o Power Trip Summit, promovido por Marie Claire com patrocínio master do Banco do Brasil, patrocínio de L’Oréal Paris, Vivo e Dove, apoio do Magalu, Musquée, Mastercard, Liftera e MSD, parceria educacional da MUST University, apoio institucional do Instituto Inhotim, participações de Oshadi e Dior e parceria editorial da Pantys. Foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Hotel Fasano Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Em sua 10ª edição, o evento aborda o tema “Visionárias” e reuniu na plateia executivas, CEOS e líderes da sociedade civil nos campos dos negócios, cultura, beleza, moda, política, ciência e tecnologia. O Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior museu a céu aberto do mundo, foi parte da agenda.

Mais recente Próxima Futurismo: como as novas tecnologias fantásticas moldaram a sociedade?
Mais do Marie Claire

O momento viralizou nas redes sociais

Katy Perry surpreende noiva durante sessão de fotos de casal em Paris

O momento foi compartilhado nas redes sociais da ex-BBB

Juliette enche namorado, Kaique Cerveny, de beijos ao reencontrá-lo: ‘Esse gostoso’

A atriz mostrou o momento nas redes sociais

Mel Maia zoa pai ao dizer que colocou silicone na bunda: 'Não gostou'

O ex-casal ficou junto por 2 anos e anunciou a separação no final de 2023

Vivi Wanderley: quem é a influenciadora bilionária que já namorou Juliano Floss

Cantora é atacada nas redes sociais após assumir romance com o influenciador

Marina Sena é acusada de 'talaricagem' após assumir romance com Juliano Floss; caso envolve influenciadora bilionária

A atriz desabafou sobre ter muita celulite em seu corpo

Mel Maia revela maior insegurança e diz que vai consultar médica: ‘Me incomoda muito’

Poliana Rocha revela segredo da boa relação com a nora após questionamento dos fãs

Poliana Rocha revela segredo da boa relação com a nora, Virginia Fonseca: 'Não interfiro na sua vida'

Evento exaltou a tradição de Sardenha, ilha italiana no mar Mediterrâneo, e reuniu famosos para acompanhar a

Os momentos do desfile e da fila A da alta moda Dolce&Gabbana que você precisa ver

A influenciadora digital mostrou o momento nas redes sociais

Fabiana Justus mostra volta de suas cachorras para casa após meses afastadas pelo transplante: ‘Que emoção’

A influenciadora está esperando o primeiro filho com Du Nunes

Duda Reis revela ultrassom do filho e momento que conta da gravidez à família
  翻译: