Entrevistas

Pedro Sampaio se prepara para estrear no Rock in Rio em território internacional antes mesmo de subir ao palco da edição brasileira - que contará com o artista em setembro deste ano. O DJ brasileiro é uma das atrações do Palco Galp em Lisboa, Portugal, durante sua turnê pela Europa. Ele conversou com a Quem sobre as novas oportunidades, a identificação como "artista revolucionário", a diferença da intenção dos dois shows e o conselho da amiga Anitta para a carreira internacional.

"Minha história com o Rock in Rio começa no Rock in Rio Lisboa, no qual eu sou headliner do palco em que estou. Fico muito feliz, porque representa não só o Brasil, mas também o funk. Tenho uma história com Portugal muito incrível, muito interessante. Dançarina foi a música que bateu o recorde de música com mais tempo no top 1 do país, passou até Despacito. Então, essa potência, essa força artística e musical que eu tenho lá, só tenho a agradecer".

Pedro Sampaio na turnê pela Europa — Foto: Divulgação
Pedro Sampaio na turnê pela Europa — Foto: Divulgação

Estreia Rock in Rio (Portugal e Brasil)

O jovem de 26 anos levará seus sucessos ao público do Rock in Rio Lisboa no último dia de festival, marcado para o próximo domingo (23), com a intenção de se aproximar cada vez mais do mercado internacional. "Quero apresentar para o público de Portugal o que o Pedro quer para o futuro, que, consequentemente, será o show do Rock in Rio Brasil. Esses dois shows se conectam nesse lugar. Não diria que é um esquenta [para o Brasil] porque vão ser shows espetaculares individuais", explicou.

"Os dois shows têm sua importância - um num país, que é Portugal, onde a gente tem um espaço artístico gigantesco, assim como no Brasil, mas ali, para eles, eu sou um artista internacional. Então, venho para resgatar tudo o que a gente já construiu e apresentar para o futuro".

Já no Brasil, o DJ acredita que as pessoas já esperam coisas novas do Pedro. "É onde eu nasci, é o meu país, quero primeiro agradecer, porque fico muito feliz de ser o único DJ de funk do dia. Rola essa representatividade e eu fico muito feliz, sendo headliner do palco Sunset", afirmou.

Pedro celebra a oportunidade da primeira apresentação em um lugar tão grande quanto o festival de Roberto Medina, vindo em dose dupla em 2024. "Fiz uma turnê lá [Portugal], a gente passou pelos maiores estádios do país, deu sold out [venda total de ingressos] nos três dos maiores estádios, mas o Rock in Rio sempre é o Rock in Rio, né? Acho que a pluralidade do público é ainda maior. É apresentar quem sou eu e mostrar o que quero para o futuro. E, no Brasil, vai vir totalmente novo já. Quem sabe, já com meu segundo álbum nas ruas".

Pedro Sampaio na turnê pela Europa — Foto: Divulgação
Pedro Sampaio na turnê pela Europa — Foto: Divulgação

Astro revolucionário

Pedro Sampaio credita MC GW pelo apelido de astro revolucionário, já citado pelo DJ em entrevista recente para a Quem. "Curiosamente, é um dos artistas mais ouvidos do Brasil, porque a voz dele é muito consumida fora do nosso país. Aí eu pedi para ele gravar algumas coisas para mim. Ele veio com essa de astro revolucionário e eu adorei", declarou.

Questionado sobre o que acredita ser um astro revolucionário, o produtor musical destaca a habilidade de renovar músicas, como o clássico Cavalinho, do baiano Gasparzinho, no sentido de astro. "Um artista super antigo, tem uma história muito forte com a Bahia e essa música tem 11 anos. Gravo e volta novamente. É muito isso. Somos dois astros em momentos diferentes, mas, quando trago ele para perto, a coisa acontece de novo. Me vi muito nesse lugar, que é uma coisa natural minha", refletiu.

Pedro Sampaio e Gasparzinho em 'Cavalinho' — Foto: Reprodução/Youtube
Pedro Sampaio e Gasparzinho em 'Cavalinho' — Foto: Reprodução/Youtube

"Se separar essas duas palavras e olhar individualmente para cada uma delas, quando trago para dentro, me veja nas duas. O astro, quando você olha para o céu, tudo é astro, as estrelas, a lua ou o sol. Naquele momento, quando percebi isso, tive essa percepção. Falei: 'Nossa, o astro tem muito esse lugar de iluminar o outro'. O sol ilumina a lua e, de certa forma, eu me vi nisso", explicou.

Já o revolucionário entra na função social do artista, que é declaradamente bissexual. "Não necessariamente é um revolucionário apenas para o outro, é para mim também. Quando a gente começa a falar sobre minha sexualidade, quando a gente lança uma música como Poc Poc, a primeira música que é bissexual a pegar primeiro lugar do Brasil. Quando você olha para o produto entre aspas que eu sou, um DJ que canta, performa, é uma coisa muito diferente, muito única também".

Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação
Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação

Responsabilidade além da música no palco

Foi no Lollapalooza Brasil 2023 que Pedro Sampaio abordou pela primeira vez publicamente sua bissexualidade com um remix de Lulu Santos ao som de Toda Forma de Amor. Para o Rock in Rio, Pedro Sampaio reforça a importância de usar do alcance de um grande palco para levar mensagens relevantes para a sociedade além do entretenimento.

"Seria muito displicente da minha parte só subir lá e falar para as pessoas pularem, acho que ali é um lugar onde tem uma grande visibilidade, é um templo. O que você fala ali reverbera para o mundo inteiro. Seria uma irresponsabilidade falar: 'Tira o pé do chão' e é isso que tenho para oferecer"

Inclusive, ele garante que a apresentação do Rio de Janeiro será marcante nesse sentido. "Acho que tenho muito mais para oferecer. Já venho mostrando isso cada vez mais para o público brasileiro e, sem dúvida nenhuma, o palco do Rock in Rio Brasil vai ser um lugar, além de ter a energia do Pedro Sampaio, onde vou passar algumas mensagens que acho importantes para mim. Não só pessoalmente, mas também acho importante socialmente para todo mundo, sobre esperança, sobre você acreditar. Acho que vai ser um show bem interessante, bem curioso e bem diferente".

Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação
Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação

Mês do orgulho LGBTQIAPN+

A performance em Portugal acontecerá no mês internacional do orgulho LGBTQIAPN+, o que dá ainda mais significado para Pedro Sampaio, que namora atualmente o modelo Henrique Meinke. "Acho que vai ser incrível, a gente tem tudo a ver, acredito que a energia se conecta e acho que só pelo fato de estar no line up já é um motivo, já é uma representatividade. Falo tranquilamente sobre isso então já existe uma conexão com o público, já existe uma representatividade de ler o nome do Pedro ali".

"Acho isso muito interessante que em Portugal, para eles, sou um artista internacional. Então, tudo o que a gente faz lá também bate diferente. Estou planejando algumas ações antes do show para me conectar com o público nas ruas, para ir para o show já com assunto para falar, vai ser bem interessante", completou.

Pedro Sampaio e o namorado, Henrique — Foto: BrazilNews
Pedro Sampaio e o namorado, Henrique — Foto: BrazilNews

Alegria e conscientização

Natural do Rio de Janeiro, Pedro começou a ganhar visibilidade em 2017 por vídeos de músicas remixadas no YouTube. O que passa na cabeça de um artista jovem que já engatou em territórios estrangeiros antes de completar uma década de estrada?

"É um senso de responsabilidade, acredito que não falo muito de Deus, mas acho que, quando a gente ganha essa oportunidade, da sua voz ser ouvida por milhões de pessoas, não é à toa. Sou um artista novo, com uma carreira muito recente, já ocupando vários espaços. Quando olho para isso, vejo que não seria justo estar nesse lugar e não falar algo impactante para a vida das pessoas"

"Sempre, desde quando comecei, levo a alegria, mas acho que, cada vez mais, levo mais conscientização também, responsabilidade e outros assuntos importantes, porque sei que a minha música atinge não só o público que tem a minha idade, mas também crianças e adultos. No lugar da criança, quero falar para construir uma criança consciente. No lugar do adulto, quero falar para ele ver como a nova geração está vindo de forma consciente", acrescentou.

Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação
Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação

Conectar culturas

Além de revisitar todos os sucessos que aconteceram em Portugal e reforçar a sua identidade para a população europeia, Pedro Sampaio frisa a importância de se conectar com a cultura local. "Tenho uma característica muito forte comigo que é a ligação com cultura. Gosto muito de me conectar com a cultura de cada região, seja isso dentro do meu próprio país, quanto fora também".

"Quando fiz o São João de Campina Grande, que é um dos maiores São João do Brasil, levei um sanfoneiro para cima do palco. Acho que isso, além de aproximar o público, me traz repertório. Aprendo, enriquece para todos os lados. Em Portugal, vou fazer exatamente isso: tem uma cultura muito rica, apesar do país consumir muito a música brasileira, eles têm sua própria cena e quero mostrar isso em cima do palco do Rock in Rio"

Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação
Pedro Sampaio em turnê pela Europa — Foto: Divulgação

Conselho de Anitta na carreira interncional

Grande amigo de Anitta, Pedro Sampaio abre um conselho precioso dado pela Girl from Rio, que já conta com o Top 1 Global, de Envolver, no currículo, além de prêmios internacionais como o VMA (Video Music Awards), show icônico no festival Coachella, amizades do pop e diversos lançamentos em outras línguas.

Anitta e Pedro Sampaio nos Ensaios da Anitta — Foto: Roberto Filho/Brazil News
Anitta e Pedro Sampaio nos Ensaios da Anitta — Foto: Roberto Filho/Brazil News

"Quando a gente começou a falar sobre carreira internacional, ela falou para mim: 'Ó, carreira internacional é começar do início, é começar de fato do começo. Você vai voltar alguns anos de carreira. Lá fora, você não é o Pedro Sampaio, está começando"

Ele lembra quando recebeu a oportunidade de fazer um show com Anitta em uma das principais boates de Miami, nos Estados Unidos, e foi surpreendido por uma cena que não aconteceria se estivesse em qualquer evento do Brasil em meio ao prestígio nacional.

"Estava tocando, veio um produtor da casa, que não estava errado, não foi grosseiro nem nada, ele veio abaixando o som, botou a mão no meu volume e abaixou. Isso aqui no Brasil, não acontece há muito tempo. Só que lá fora isso, ele não me conhece. Por mais que o público me conheça", relatou.

"Primeiros passos da carreira internacional, você vai, independentemente do momento que você está no Brasil, é como se você estivesse começando ou até pior, porque o mercado internacional é muito mais voraz, muito mais agressivo", completou.

Feat dos sonhos

Com nomes como Anitta, Luísa Sonza, Zé Felipe, MC Ryan SP dentre diversas colaborações, Pedro Sampaio abre o coração sobre o feat dos sonhos do momento. Ele cita um cantor internacional, com quem dividiu o palco do Carnaval de Salvador em 2024.

"Tenho uma vontade muito grande de fazer um feat com um artista latino chamado J Balvin, que já fez vários feats com a Anitta. Estou citando o nome dele, porque é uma coisa que está aquecida. A gente está conversando e tomara que aconteça. Então, atualmente, é ele e tenho sonhado com essa junção"

Pedro Sampaio e J Balvin em Salvador — Foto: Caio Duran e Thiago Duran / BrazilNews
Pedro Sampaio e J Balvin em Salvador — Foto: Caio Duran e Thiago Duran / BrazilNews
Mais recente Próxima Natália Lage sobre carreira: 'Uma relação de paixão. Amo e, às vezes, quero ir embora'
Mais de Quem

O galã de 43 anos namora desde 2018 a top Jeanne Cadieu

Jake Gyllenhaal faz aparição raríssima com a namorada modelo francesa

Em entrevista para a Quem, o artista contou detalhes da parceria projeto audiovisual acontece no palco do Vibra São Paulo, na capital paulista

Thiaguinho conta detalhes da parceria para o novo DVD do Mumuzinho e declara paixão pela música

Cantora, que recentemente comemorou remissão do câncer, esteve com Aysha e Pyetra Benelli em gravação de primeiro DVD de Mumuzinho

Simony faz aparição rara com as filhas e fala de 'pé no freio' após câncer

Apresentadora, que é filha de Silvio Santos, e cantor sertanejo, dupla de Rafael, estão juntos desde 2022

Silvia Abravanel e Gustavo Moura falam de noivado e planos

Após casamento falido, assinante afirma avaliar diversos perfis de criadoras de conteúdo adulto para escolher a 'doadora perfeita'

Influencer de conteúdo adulto recebe proposta de R$ 278 mil para vender seus óvulos

Internautas elogiam Fátima, de 10 anos, Antônio, de 9, e Will, de 7, filhos do casal de artistas

Beleza dos filhos de Aline Wirley e Igor Rickli chama a atenção da web em novas fotos

O divórcio entre a socialite Val Marchiori, de 49 anos, e Thiago Castilho, de 41, foi oficialmente decretado pela Justiça na última segunda-feira (1)

Val Marchiori tem divórcio oficializado pela Justiça contra a vontade do ex-marido

Atriz de 35 anos deixou a maternidade nesta quarta (3), mesmo dia do aniversário de 28 anos do marido

Nasce bebê de Vanessa Hudgens, de 'High School Musical', e Cole Tucker

Streamer, influenciador e atleta profissional de Free Fire recebeu 350 convidados, entre eles a namorada, Tainá Costa, em festa realizada em casa noturna de SP com seis atrações musicais

Coringa celebra 27 anos em festa de quase meio milhão de reais
  翻译: