Eventos

A 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo pretende colorir a Avenida Paulista, palco do evento, de verde e amarelo neste domingo (2). A iniciativa surgiu após Pabllo Vittar e Madonna se apresentarem juntas no Rio de Janeiro usando figurinos com as cores da bandeira do Brasil. "Foi genial. Acho que a ideia partiu da própria Pabllo. A Madonna não vivenciou os momentos tensos que nós vivemos na questão política", declarou Nelson Matias, sócio-fundador e presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em entrevista a Quem.

A ideia casou com o tema defendido pela Parada SP deste ano, que é: Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo - Vote consciente por direitos da população LGBT+. Isso, no entanto, não foi algo intencional. Quando Pabllo e Madonna brilharam na praia de Copacabana em um show histórico, o tema já estava escolhido.

Pabllo e Madonna — Foto: Manu Scarpa / Brazil News
Pabllo e Madonna — Foto: Manu Scarpa / Brazil News

“A gente tem um fórum que chama ‘Que Parada nós queremos?’, porque a Parada é da comunidade, portanto ela tem que ser participativa. Todo ano a gente chama os coletivos e este ano teve um diferencial, pois chamamos as Paradas do interior para a discussão. Lá, surgem várias possibilidades e logo na primeira reunião já houve uma sinergia”, contou Nelson.

“Todo mundo achou que era a hora da gente cobrar publicamente do Congresso Nacional. O evento é uma manifestação de massa que tem muita visibilidade, então é um momento oportuno da gente falar com os nossos sobre essas questões. Estamos em ano de eleição e a política rege nossa vida”, completou.

Pabllo e Madonna — Foto: Manu Scarpa / Brazil News
Pabllo e Madonna — Foto: Manu Scarpa / Brazil News

O ato de Pabllo e Madonna, artistas de gerações distintas que são ícones do movimento LGBTQIAPN+, veio para coroar a mensagem que a Parada deste ano quer passar. “Estou sentindo todo mundo feliz com isso, porque a gente pegou um certo ranço das cores da nossa bandeira já que em certo momento ela passou a ser utilizada por um grupo que não prega a democracia. Eu acho que é um momento sensacional e, se essa ação der certo, a gente retoma o símbolo que é de todos os brasileiros”, comentou Nelson.

Além do fervo

O presidente da Parada explicou que o objetivo é incentivar a população a escolher bem seus representantes para que leis contra a comunidade não sejam criadas. Como exemplo, ele citou que recentemente tentaram impedir o casamento homoafetivo. “Como não há lei, há brecha para o que vimos recentemente, que foi a tentativa de apresentação de uma lei que proíbe pessoas homoafetivas de se casarem. Eles querem tirar aquilo que o STF [Supremo Tribunal Federal] reparou.”

Por fim, Nelson destacou que toda Parada LGBT+ tem um propósito que vai além da celebração: “Uma coisa que precisa ser lembrada é que todas as conquistas passaram pela Parada. Lá em 2005, a gente já falava de casamento, em pelo menos seis Paradas a gente pediu a criminalização da lgbtfobia e em uma parada a gente falou da lei de identidade de gênero, que não foi aprovada, mas foi reconhecida. Além da festa e do fervo, sempre temos uma pauta política”.

Pabllo Vittar lembra bastidores do show de Madonna — Foto: Reprodução/Instagram
Pabllo Vittar lembra bastidores do show de Madonna — Foto: Reprodução/Instagram
Mais recente Próxima Com look cavadíssimo, Alinne Rosa se apresenta em Micareta em São Paulo
Mais de Quem

Casal mantém relacionamento à distância entre Brasil e Portugal

Namorado português de Mel Maia volta ao Brasil e posta momentos com atriz; vídeos

Segundo a mídia coreana, Jin, membro do BTS e astro do K-pop, irá representar a Coreia do Sul como condutor da tocha nos Jogos Olímpicos de Verão em Paris 2024

Olimpíadas 2024: Jin, integrante do BTS, irá participar do revezamento da tocha olímpica

Empresária de 66 anos de idade foi casada por 32 anos com o sertanejo Zezé Di Camargo; vídeos

Zilu Godói fala como reagiu ao descobrir traição: 'Mundo desmorona'; assista

A artista brasileira foi vista com a americana Ivana Chubbuck, professora de atuação mais famosa de Hollywood, que tem entre seus clientes nomes como Brad Pitt, Beyoncé e Charlize Theron

Isis Valverde é clicada durante jantar com professora de atuação de Brad Pitt e Beyoncé

Julia e Douglas Mauro somam mais de 14 milhões de seguidores só no TikTok

Tiktoker Julia Olympio anuncia gravidez, e promove pata e cachorros a irmãos mais velhos

Atrizes estiveram juntas, no último fim de semana, em noite de teatro em São Paulo

Ex-par romântico, Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg se reencontram: 'Deusas'

A supermodelo brasileira, de 43 anos, foi fotografada com biquíni e shorts, e se divertia com a família na areia

Gisele Bündchen curte um dia na praia da Costa Rica com os filhos e o namorado

Casal transformou 'pesadelo em sonho' após ter nudes vazados e hoje fatura alto em plataformas +18

Musos do OnlyFans se casam em praia do Caribe e transmitem lua de mel na web

O segurança, que participou da 4ª temporada do reality, foi acusado por Luana Mendes de abandono parental do filho de 12 anos; assista

Evandro, do 'Casamento às Cegas', fala após ser acusado de abandonar o filho: 'Fazer o certo daqui para frente'; vídeo

A dançarina utilizou suas redes sociais para fazer um alertar após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Ex-Mulher Jaca, Dayane Cristina faz alerta após sofrer AVC aos 38 anos
  翻译: