Choque séptico e pneumonia bacteriana: Entenda o quadro que levou fisiculturista à morte

Cíntia Goldani tinha 36 anos de idade e a causa foi confirmada e revelada pela organização de campeonato de fisiculturismo que ela participaria nestes dias

Por


Cíntia Goldani Reprodução/Instagram oficial

Um comunicado oficial da competição Musclecontest International confirmou que Cíntia Goldani morreu, nessa quarta-feira (26), após sofrer complicações de um quadro de pneumonia bacteriana. A fisiculturista deveria participar do campeonato em alguns dias, e abalou o universo do fisiculturismo com a morte.

O namorado de Cíntia, Gustavo Cesar, que também é do universo do fisiculturismo, lamentou a morte da atleta e mostrou parte do atestado de óbito dela com a causa da morte: choque séptico como consequência de uma sepse pulmonar após pneumonia bacteriana.

O que é choque séptico?

Segundo a Rede D'Or, choque séptico é o resultado de uma infecção - normalmente bacteriana, como o caso da de Cíntia - que se alastra pelo corpo, rapidamente, afetando vários órgãos, podendo levar à morte.

Os sintomas podem incluir tontura, febre, tremores, taquicardia, falta de ar, pressão baixa, palpitações, letargia, agitação ou confusão, e até descoloração da pele.

Cíntia Goldani — Foto: Reprodução/Instagram oficial

Pneumonia bacteriana

Já a pneumonia bacteriana causa uma grave infecção nos pulmões, atingindo as unidades de troca gasosas. De acordo com Marcos Caseiro, Médico Infectologista e Professor de Medicina na Universidade São Judas, existe uma bactéria chamada streptococcus, presente na pneumonia bacteriana.

"É muito atípico uma pessoa, na idade da atleta, morrer de pneumonia. Certamente isso é decorrente de alterações relacionadas a queda de imunidade. Infecções de pulmão são muito comuns. Sua gravidade é frequente nos extremos da idade, entre crianças até quatro anos e adultos acima de sessenta, sessenta e cinco anos", disse.

Por isso, segundo ele, é extremamente recomendada a aplicação de vacinas para gripe, covid, para que assim infecções bacterianas secundárias sejam evitadas. "Repito, é incomum na faixa etária dela claramente, é difícil afirmar, mas está provavelmente relacionada à queda de imunidade, talvez por uso de algumas substâncias que muitas vezes atletas dessa categoria utilizam, mas essa é uma ideia geral".

Os sintomas podem incluir tosse seca ou catarro com pus, dores agudas nas costas ou no peito, febre, calafrios, dificuldades de respirar, falta de ar, arritmia cardíaca, fadiga, sudorese.

Cíntia Goldani — Foto: Reprodução/Instagram oficial

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumonia e Tisiologia, a radiografia de tórax auxilia no diagnóstico e também na avaliação da extensão da pneumonia. O tratamento é feito com antibióticos que devem sempre ser prescritos após avaliação médica detalhada.

Cíntia Goldani — Foto: Reprodução/Instagram oficial
Mais recente Próxima Fabiana Justus chora antes de dormir e mostra momento emocionante; foto

Leia mais