Use a Recuperação do macOS em um Mac com processador Intel
A Recuperação do macOS é o sistema de recuperação integrado ao Mac.
Você pode usar os apps na Recuperação do macOS em um Mac com processador Intel para reparar o dispositivo de armazenamento interno do computador, reinstalar o macOS, restaurar os arquivos de um backup do Time Machine, definir as opções de segurança e muito mais.
A reinstalação do macOS requer conexão à internet. Para se conectar à internet, você pode usar uma conexão de rede sem fio ou com fio. Caso esteja tentando se conectar ao Wi-Fi por meio de um portal cativo (por exemplo, em uma cafeteria, biblioteca ou hotel) ou uma rede corporativa, talvez você não consiga acessar a internet na Recuperação do macOS. Consulte Conecte-se à internet por Wi-Fi.
Apps disponíveis na Recuperação do macOS em um Mac com processador Intel
Os seguintes apps estão disponíveis na Recuperação do macOS em um Mac com processador Intel:
Recovery: o app Recovery é aberto quando o computador é inicializado na Recuperação do macOS. Consulte Inicie o Mac com processador Intel na Recuperação do macOS e Encerre a Recuperação do macOS.
Restauração de Sistema do Time Machine: restaure os dados a partir de um backup do Time Machine. No app Recuperação, selecione “Restaurar do Time Machine” e clique em Continuar. Para retornar ao app Recovery, selecione Restauração de Sistema do Time Machine > Encerrar Restauração de Sistema do Time Machine. Consulte Use o Time Machine para restaurar os arquivos.
Instalação do macOS: reinstale o macOS no computador. No app Recuperação, selecione Reinstalar o macOS [nome] e clique em Continuar. Para retornar ao app Recuperação, escolha Instalação do macOS [nome] > Encerrar Instalação do macOS. Consulte Reinstale o macOS.
Safari: no app Recovery, selecione Safari e clique em Continuar. Para retornar ao app Recovery, selecione Safari > Encerrar Safari. Caso esteja conectado à internet, você pode usar o Safari para pesquisar mais informações no site de Suporte da Apple.
Utilitário de Disco: repare ou apague o disco. No app Recovery, selecione “Utilitário de Disco” e clique em Continuar. Para retornar ao app Recovery, selecione Utilitário de Disco > Encerrar Utilitário de Disco. Consulte Exclua e reinstale o macOS.
Utilitário de Segurança da Inicialização: defina as políticas de segurança do Mac. No app Recovery, selecione Utilitários > Utilitário de Segurança da Inicialização. Para retornar ao app Recovery, selecione Utilitário de Segurança da Inicialização > Encerrar Utilitário de Segurança da Inicialização. Consulte Use o Utilitário de Segurança da Inicialização para definir uma senha de firmware e Use o Utilitário de Segurança da Inicialização para definir opções de inicialização segura.
As opções disponíveis no Utilitário de Segurança da Inicialização variam, dependendo do modelo do Mac. Consulte os artigos de Suporte da Apple Sobre o Utilitário de Segurança de Inicialização em um Mac com o chip Apple T2 Security e Computadores Mac com o chip Apple T2 Security.
Disco de Inicialização: defina o disco de inicialização do Mac. selecione o menu Apple > Disco de Inicialização. Para retornar ao app Recovery, selecione Disco de Inicialização > Encerrar Disco de Inicialização.
Terminal: no app Recovery, selecione Utilitários > Terminal. Para retornar ao app Recovery, selecione Terminal > Encerrar Terminal.
Você também pode usar a Recuperação do macOS para fazer o seguinte:
Inicie o Mac com processador Intel na Recuperação do macOS
No Mac, selecione o menu Apple > Reiniciar.
Imediatamente, mantenha pressionada uma das seguintes combinações de teclas até ver a tela inicial:
Command + R: inicie a partir do sistema integrado de Recuperação do macOS. Use esta combinação de teclas para reinstalar a versão do macOS mais recente instalada no sistema ou para usar os outros apps na Recuperação do macOS.
Option + Command + R: inicie a partir da Recuperação do macOS pela internet. Use esta combinação de teclas para reinstalar o macOS e atualizar para a versão mais recente do macOS compatível com o Mac.
Option + Shift + Command + R: inicie a partir da Recuperação do macOS pela internet. Use esta combinação de teclas para reinstalar a versão do macOS que veio com o Mac ou a versão mais próxima ainda disponível.
Caso veja um cadeado, digite a senha do Mac.
Se você tiver vários volumes no disco, selecione o que deseja recuperar e clique em Seguinte.
Se solicitado, escolha uma conta de administrador, clique em Seguinte, digite a senha da conta e clique em Continuar.
Quando o app Recovery aparecer na barra de menus, você pode escolher qualquer uma das opções disponíveis na janela ou na barra de menus.
Conecte-se à internet por Wi-Fi
No macOS Recovery, você pode verificar o estado do Wi-Fi e conectar-se a uma rede Wi-Fi.
Se o ícone de menu Wi-Fi (no canto superior direito da tela) exibir uma ou mais barras , o Wi-Fi está ativado e conectado a uma rede sem fio. Se o ícone de menu Wi-Fi não exibir nenhuma barra , o Wi-Fi está ativado, mas não está conectado a uma rede sem fio. Se houver um risco sobre o ícone de menu Wi-Fi , o Wi-Fi está desativado. O Wi-Fi precisa estar ativo para que você possa se conectar a uma rede sem fio.
No Mac, faça o seguinte:
Para ativar o Wi-Fi: clique no ícone de menu Wi-Fi e selecione “Ativar Wi-Fi”.
Para desativar o Wi-Fi: clique no ícone de menu Wi-Fi e selecione “Desativar Wi-Fi”.
Para conectar-se a uma rede: clique no ícone de menu Wi-Fi e selecione uma rede. Se solicitado, digite a senha da rede.
Para conectar-se a uma rede fechada: clique no ícone de menu Wi-Fi e selecione “Conectar-se a Outra Rede”. Digite o nome da rede e, se solicitado, a senha.
Repare o dispositivo de armazenamento interno do computador
Se você tiver problemas com o computador ou se o iniciou e a janela da Recuperação do macOS foi exibida, pode ser necessário reparar o dispositivo de armazenamento interno (como um disco de estado sólido (SSD)).
No app Recovery, selecione “Utilitário de Disco” e clique em Continuar.
No app Utilitário de Disco, escolha Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
Na barra lateral, selecione um volume e clique em .
No diálogo Reparador, clique em Executar e siga as instruções.
Quando o processo do Reparador estiver concluído, clique em OK.
Repita os passos de 4 a 6 para cada volume no dispositivo de armazenamento.
Na barra lateral, selecione um contêiner e clique em .
No diálogo Reparador, clique em Executar e siga as instruções.
Quando o processo do Reparador estiver concluído, clique em OK.
Repita os passos de 8 a 10 para cada contêiner no dispositivo de armazenamento.
Na barra lateral, selecione o dispositivo de armazenamento e clique em .
No diálogo Reparador, clique em Executar e siga as instruções.
Quando o processo do Reparador estiver concluído, clique em OK.
Se o Utilitário de Disco não conseguir reparar o disco, faça backup do máximo possível de informações e siga as instruções contidas em Apague e reinstale o macOS.
Para retornar ao app Recovery, selecione Utilitário de Disco > Encerrar Utilitário de Disco.
Use o Time Machine para restaurar os arquivos
Caso tenha criado um backup do Time Machine anteriormente, você pode restaurar os arquivos do backup.
Importante: use o backup do Time Machine apenas para restaurar as informações do computador que é a fonte do backup. Se quiser transferir informações desse Mac para um computador novo, feche a Recuperação do macOS, reinicie o Mac e use o app Assistente de Migração no macOS.
Se o backup estiver em um Time Capsule, verifique se você está conectado à internet.
No app Recuperação, selecione “Restaurar do Time Machine” e clique em Continuar.
No app Restauração de Sistema do Time Machine, siga as instruções na tela.
Use o Utilitário de Segurança da Inicialização para definir uma senha de firmware
Definir uma senha de firmware impede que o Mac inicialize a partir de qualquer dispositivo de armazenamento interno ou externo que não seja o disco de inicialização que você selecionou, a menos que a senha de firmware seja inserida. Você pode usar o Utilitário de Segurança da Inicialização para ativar, desativar ou alterar a senha de firmware.
Quando a senha de firmware está ativada, é necessário inseri-la sempre que você inicia o computador a partir da Recuperação do macOS ou de um dispositivo de armazenamento diferente do selecionado nos ajustes de Disco de Inicialização.
Depois de reiniciar o Mac, as alterações da senha de firmware entram em vigor.
No app Recovery, selecione Utilitários > Utilitário de Segurança da Inicialização.
Se solicitado, insira o nome e a senha do administrador.
Realize uma das opções a seguir:
Para ativar a senha de firmware: clique em “Ativar Senha de Firmware”, digite uma senha nova, digite-a novamente para confirmá-la e clique em Definir Senha.
Para desativar a senha de firmware: clique em “Desativar Senha de Firmware”, insira a senha e clique em Desativar Senha.
Para alterar a senha de firmware: clique em Alterar Senha, insira a senha antiga, insira a senha nova, confirme-a e clique em Alterar Senha.
Clique em “Encerrar o Utilitário de Segurança da Inicialização”.
Use o Utilitário de Segurança da Inicialização para definir opções de inicialização segura
As opções de inicialização segura estão disponíveis apenas nos computadores Mac com o chip Apple T2 Security.
Depois de reiniciar o Mac, as alterações da opção de inicialização segura entram em vigor.
No app Recovery, selecione Utilitários > Utilitário de Segurança da Inicialização.
Insira o nome e a senha do administrador.
Selecione uma opção em Inicialização Segura.
Segurança Total: garante que apenas o sistema operacional atual ou um software de sistema operacional verificado e considerado confiável pela Apple naquele momento possa ser executado. Este modo requer conexão de rede no momento da instalação do software.
Segurança Média: permite a execução de qualquer versão de software de sistema operacional verificado e alguma vez considerado confiável pela Apple.
Sem Segurança: não impõe nenhum requisito ao sistema operacional inicializável.
Selecione uma opção em “Permitir Mídia de Inicialização”.
Não permitir inicialização a partir de mídia externa ou removível: restringe a capacidade de inicialização a partir de qualquer dispositivo não protegido pelo chip Apple T2 Security, como unidades USB e Thunderbolt ou unidades PCIe ou SATA conectadas internamente.
Permitir inicialização a partir de mídia externa ou removível: não restringe a capacidade de inicialização a partir de outros dispositivos.
Selecione Utilitário de Segurança da Inicialização > Encerrar o Utilitário de Segurança da Inicialização.
Reinstale o macOS
Em algumas situações, pode ser necessário reinstalar o macOS. Você pode reinstalar o macOS e manter os arquivos e ajustes de usuário intactos.
Certifique-se de estar conectado à internet.
No app Recuperação, clique em Reinstalar o macOS [nome] e clique em Continuar.
Siga as instruções na tela.
Importante: quando a seleção de um disco for solicitada, selecione o disco atual do macOS (na maioria dos casos, ele é o único disponível).
Exclua e reinstale o macOS
Importante: Não siga estes passos se você quiser preparar um Mac com processador Intel e Chip Apple T2 Security para troca, venda ou para dar para outra pessoa. Em vez disso, use o Assistente de Apagamento no macOS para redefinir o Mac aos ajustes de fábrica. O Assistente de Apagamento remove todas as suas informações pessoais, o Bloqueio de Ativação e a confiabilidade do iCloud do Mac. Para usar o Assistente de Apagamento, inicialize o computador no macOS, selecione o menu Apple > Ajustes do Sistema, clique em Geral na barra lateral (talvez seja necessário rolar para baixo), clique em “Transferir ou Redefinir”, clique no botão “Apagar Conteúdo e Ajustes” e siga as instruções na tela.
Se você apagar e reinstalar o macOS, as contas de usuário, os ajustes de rede e todos os arquivos e pastas do Mac serão excluídos. Antes de apagar o macOS, tente iniciar sessão novamente no sistema e copie todos os arquivos que deseja manter para outro dispositivo de armazenamento para fins de backup. Além disso, anote as configurações de rede nos ajustes de Rede para que seja mais fácil reconectar‑se depois de reinstalar o macOS.
Certifique-se de estar conectado à internet.
No app Recovery, clique em “Utilitário de Disco” e clique em Continuar.
No Utilitário de Disco, selecione o volume que deseja apagar na barra lateral e clique no botão Apagar na barra de ferramentas.
Digite um nome para o volume no campo Nome.
Clique no menu local Formato, escolha APFS e clique em “Apagar Grupo de Volumes”.
Quando o processo for concluído, clique em OK e escolha Utilitário de Disco > Encerrar Utilitário de Disco.
No app Recuperação, clique em Reinstalar o macOS [nome], clique em Continuar e siga as instruções na tela.
Visualize o registro da recuperação
O registro da recuperação contém mensagens registradas pela Recuperação do macOS. Você pode especificar os tipos de mensagens que deseja visualizar, filtrar mensagens para buscar um texto específico e salvar o registro da recuperação em um arquivo.
No app Recovery, escolha Janela > Registro da Recuperação.
Clique no menu local “Nível de Detalhe” e escolha quais mensagens devem ser exibidas:
Mostrar Apenas os Erros: escolha esta opção para mostrar apenas as mensagens de erro.
Mostrar Erros e Progresso: escolha esta opção para mostrar as mensagens de erro e de progresso.
Mostrar Todos os Registros: escolha esta opção para mostrar todas as mensagens.
Para filtrar mensagens, digite o texto que deseja buscar no campo Filtro.
Para salvar o registro da recuperação, clique no botão Salvar, escolha um local para o arquivo e clique em Salvar.
Quando terminar de visualizar o registro da recuperação, clique em no canto superior esquerdo da janela.
Crie um arquivo de diagnóstico de recuperação
Se você enviar um relatório de problema usando o Feedback Assistant, talvez seja solicitado a fornecer um arquivo de diagnóstico da recuperação. Você pode criar o arquivo e salvá-lo em um dispositivo de armazenamento externo.
Conecte o dispositivo de armazenamento externo ao Mac.
Pressione Controle + Opção + Maiúsculas + Comando + Ponto.
Depois que a tela piscar, aguarde alguns segundos até o diálogo aparecer.
Use o diálogo para salvar o arquivo de diagnóstico da recuperação em um local do dispositivo de armazenamento externo.
Encerre a Recuperação do macOS
O Mac é reiniciado automaticamente enquanto restaura o sistema do Time Machine ou reinstala o macOS. Em outros casos, você precisa encerrar a Recuperação do macOS manualmente (por exemplo, se quiser fazer backup dos arquivos antes de reinstalar o macOS ou se acabou de alterar um ajuste usando o Utilitário de Segurança da Inicialização).
No app Recovery do Mac, siga um destes procedimentos:
Para reiniciar o Mac: selecione o menu Apple > Reiniciar.
Para escolher um disco de inicialização diferente antes de reiniciar o Mac: selecione o menu Apple > Disco de Inicialização, selecione um disco de inicialização e clique em Reiniciar.
Para desligar o Mac: selecione o menu Apple > Desligar.