Monitorize a frequência cardíaca com o Apple Watch

Saiba como o Apple Watch mede a frequência cardíaca e obtenha sugestões para uma leitura mais precisa.

Como verificar a frequência cardíaca

Pode verificar o ritmo cardíaco a qualquer momento com a app Ritmo cardíaco. Abra a app e aguarde que o Apple Watch meça a sua frequência cardíaca. Também pode ver os ritmos de repouso, caminhada, respiração, treino e recuperação ao longo do dia. Para abrir facilmente a app, adicione a complicação Frequência cardíaca ao mostrador do Apple Watch.

Um Apple Watch que mostra uma frequência cardíaca de 54 batimentos por minuto.

Também pode ativar os avisos de frequência cardíaca, para saber se esta se mantém acima ou abaixo de um determinado número de batimentos por minuto (BPM), ou para ir verificando ocasionalmente se ocorre um ritmo cardíaco irregular.

Os avisos de ritmo cardíaco irregular só estão disponíveis no watchOS 5.1.2 ou posterior. Para ativar as notificações de ritmo cardíaco irregular, as notificações têm de estar disponíveis no seu país ou região. Saiba onde os avisos de ritmo cardíaco irregular estão disponíveis.

Quando o Apple Watch mede o ritmo cardíaco

Um iPhone que mostra um gráfico de dados de frequência cardíaca para a semana e um Apple Watch que mostra um ritmo cardíaco de repouso de 57 batimentos por minuto.

Quando utiliza a app Treino, o Apple Watch mede o seu ritmo cardíaco de forma contínua durante o treino e durante 3 minutos após o treino para determinar um ritmo cardíaco de recuperação. Se não vir a frequência cardíaca, verifique as definições.

Estas informações, em conjunto com outros dados recolhidos, ajudam o Apple Watch a estimar a quantidade de calorias queimadas. Além disso, o Apple Watch mede a frequência cardíaca ao longo do dia, quando não está em movimento, e de forma periódica ao caminhar (Apple Watch Series 1 ou posterior). Uma vez que o Apple Watch efetua estas leituras em segundo plano com base na sua atividade, o tempo entre as medições irá variar. O Apple Watch também calcula uma frequência cardíaca de repouso e uma distância em movimento diários através da combinação das leituras de ritmo cardíaco em segundo plano com os dados do acelerómetro (quando existirem leituras em segundo plano suficientes).1 Pode controlar quais as apps de terceiros que têm acesso aos dados de saúde da app Saúde em Fontes.

Como o Apple Watch mede a frequência cardíaca

O sensor ótico de ritmo cardíaco do Apple Watch utiliza o que se designa por fotopletismografia. Esta tecnologia, embora difícil de pronunciar, baseia-se num facto simples: o sangue é vermelho porque reflete a luz vermelha e absorve a luz verde. O Apple Watch utiliza luzes LED verdes emparelhadas com fotodíodos sensíveis à luz para detetar a quantidade de sangue que flui pelo pulso num determinado momento. Quando o coração bate, o fluxo sanguíneo no pulso e a absorção de luz verde são superiores. Entre batidas, são inferiores. Ao piscar as luzes LED centenas de vezes por segundo, o Apple Watch pode calcular o número de vezes que o coração bate por minuto, o que representa a sua frequência cardíaca. O sensor ótico de ritmo cardíaco suporta um intervalo de 30 a 210 batimentos por minuto. Além disso, o sensor ótico de frequência cardíaca foi concebido para compensar os níveis de sinal fraco ao aumentar a luminosidade dos LED e a taxa de amostragem.

O sensor ótico de ritmo cardíaco também pode utilizar luz infravermelha. Este é o modo utilizado pelo Apple Watch para medir o ritmo cardíaco em segundo plano e para os avisos de ritmo cardíaco. O Apple Watch utiliza luzes LED verdes para medir a frequência cardíaca durante os treinos e sessões da app Respirar, bem como para calcular a distância em movimento e a Variabilidade da frequência cardíaca (HRV).

Um diagrama da parte posterior de um Apple Watch com os LED de infravermelhos, sensores de fotodíodos e elétrodo de cristal na parte posterior identificado.

O Apple Watch Series 4 e posterior e todos os modelos de Apple Watch Ultra também têm elétrodos integrados na Digital Crown e na parte posterior do Apple Watch, que conseguem medir os impulsos elétricos do seu coração quando são utilizados com a app Ritmo cardíaco ou a app ECG. Ao colocar o dedo na Digital Crown, é criado um circuito fechado entre o coração e ambos os braços, que capta os impulsos elétricos ao longo do seu peito.

Para utilizar o sensor de frequência cardíaco elétrico para medir a sua frequência cardíaca, abra a app a Frequência cardíaca e coloque o dedo na Digital Crown. Deste modo, terá uma leitura mais rápida e com maior fiabilidade, obtendo uma medição a cada segundo em vez de a cada 5 segundos. Verá a indicação "ECG" em "Frequência cardíaca (contexto)" quando observar os dados de ritmo cardíaco registados na app Saúde. Também pode utilizar o sensor de frequência cardíaca elétrico para efetuar um ECG com a app ECG.

A app ECG só está atualmente disponível em determinados países e regiões. Saiba onde a app ECG está disponível.

Para obter os melhores resultados

Comece por colocar o relógio de forma correta. Mesmo em condições ideais, o Apple Watch pode não conseguir obter uma leitura fiável da frequência cardíaca do seu corpo a todo o momento. Para uma pequena percentagem de utilizadores, existem vários fatores que impossibilitam uma leitura da frequência cardíaca.  Contudo, há medidas que pode tomar para ajudar o Apple Watch a obter as melhores e mais consistentes leituras de frequência cardíaca possíveis. Saiba que outros fatores podem afetar a leitura.

1. É possível que os dados apresentados apresentem algumas anomalias, dando origem ocasionalmente a medições da frequência cardíaca demasiado elevadas ou baixas.

2. A app ECG não é suportada pelo Apple Watch SE.

Data de publicação: