Implementar dispositivos com o Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials
Pode efetuar automaticamente o registo de dispositivos na solução de gestão de dispositivos móveis (MDM) sem que toque fisicamente nem prepare os dispositivos antes de serem obtidos pelos utilizadores.
Pode fazer isso com o Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials. Existem portais simples baseado na web que lhe oferecem um método simples e rápido para a implementação de dispositivos Apple detidos pela organização que são comprados diretamente na Apple ou em revendedores autorizados Apple ou operadoras móveis participantes.
Também pode adicionar manualmente dispositivos Apple com o Apple Configurator para Mac e o Apple Configurator para iPhone.
Importante: os tokens de servidor MDM de terceiros caducam após 1 ano e têm de ser substituídos. Consoante o fornecedor de MDM, pode ou não obter um aviso de que o token está prestes a caducar. Com antecedência antes de um token caducar, inicie sessão no Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials, gere e descarregue um novo token para o servidor MDM e transfira esse token para o servidor MDM para instalação imediata. Consulte a documentação do seu fornecedor de MDM para obter informações sobre como transferir o token.
Após o registo da sua organização no Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials, pode adicionar contas de gestor para utilizadores que estão autorizados a aceder ao portal web. A partir do site, pode estabelecer um ou vários servidores para a sua solução MDM. Também pode adicionar servidores em qualquer altura. Visto que o Apple School Manager, Apple Business Manager e Apple Business Essentials trabalham em conjunto com a solução MDM, pode simplificar o processo de configuração para utilizadores, configurar definições de dispositivo, comprar conteúdo em volume, atribuir aplicações a dispositivos ou utilizadores e, depois, instalar e atualizar as aplicações através de rede sem fios, mesmo que a App Store esteja desativada. Se estiver a usar o Apple Business Essentials, pode usar a gestão de dispositivos que está integrada.
Encontrará informação adicional em Processo de dispositivos no Manual de Utilização do Apple School Manager, em Processo de dispositivos no Manual de Utilização do Apple Business Manager ou em Processo de dispositivos no Manual de Utilização do Apple Business Essentials.
Para ver as certificações que a Apple mantém em conformidade com as normas ISO 27001 e 27018 para o Apple School Manager e Apple Business Manager, consulte as certificações de segurança de serviços internet da Apple no site de certificações de plataformas Apple.
Nota: para determinar a disponibilidade do Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials para o seu país ou região, consulte o artigo do Suporte da Apple Disponibilidade de programas da Apple e métodos de pagamento para o ensino e empresas.
Autenticação federada
O Apple School Manager, Apple Business Manager e o Apple Business Essentials também podem integrar com um fornecedor de identidade (IdO), o Google Workspace ou o Microsoft Entra ID com a autenticação federada, permitindo que os utilizadores usem os respetivos nomes de utilizador e palavras-passe. Depois podem usar essas contas para iniciar sessão num iPhone, iPad, Mac, iPad partilhado ou Apple Vision Pro. Depois de iniciar sessão num desses dispositivos, eles também podem iniciar sessão em iCloud na web.
Para usar a autenticação federada com o Google Workspace, os seus dispositivos Apple devem cumprir os seguintes requisitos do sistema operativo:
iOS 15.5 ou posterior.
iPadOS 15.5 ou posterior.
macOS 12.4 ou posterior.
Encontrará mais informação acerca da autenticação federada com o Google Workspace em “Introdução ao Google Workspace” para o Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials.
SIS e SFTP no Apple School Manager
O Apple School Manager é um elemento central da implementação moderna de dispositivos para instituições de ensino. Encontrará informação adicional no Manual de Implementação Apple para o ensino para saber mais acerca das etapas necessárias para implementar com êxito dispositivos Apple no seu ambiente de aprendizagem para implementações de utilização individual e partilhada (principalmente K-12).
Para que lhe seja possível criar rapidamente contas com listas de turmas e turmas, o Apple School Manager também se integra com o seu ambiente existente. Também pode integrar com o seu Sistema de Informações de Alunos (SIS). O Apple School Manager adicionou novas funcionalidades para melhorar a sincronização do SIS. Estas melhorias utilizam Claris Connect e incluem opções para filtrar por escolas e termos, assim como para evitar entradas duplicadas durante a importação de dados.
Após autenticação e ligação ao seu SIS, são copiadas informações específicas, como nomes de administradores, funcionários, formadores e alunos e turmas, para o Apple School Manager. Posteriormente pode atribuir cargos a funcionários, instrutores e alunos, e definir as respetivas palavras-passe iniciais. O Apple School Manager atualiza periodicamente as alterações do seu SIS. Em nenhum momento são escritos dados no seu SIS. Encontrará mais informação em Integrar o Apple School Manager com o seu Sistema de Informações de Alunos (SIS) no Manual de Utilização do Apple School Manager.
Também pode adicionar contas manualmente enviando informações de conta em ficheiros .csv através de uma aplicação SFTP (Secure File Transport Protocol), ou pode criá-las diretamente no Apple School Manager. Para reduzir a possibilidade de erros, o Apple School Manager tem modelos .csv em formato da Apple ou OneRoster (versão 1.1) que pode descarregar e usar. Encontrará mais informação em Enviar dados do Sistema de Informações de Alunos para o Apple School Manager no Manual de Utilização do Apple School Manager.
Testar funcionalidades beta
Pode participar na testagem de funcionalidades em fase beta no Apple School Manager, Apple Business Manager ou Apple Business Essentials. Quando o fizer, a organização pode ajudar a Apple ao avaliar novas funcionalidades e testar com a sua infraestrutura de IT, rede e utilizadores selecionados para garantir que está tudo pronto para suportar os funcionários quando a funcionalidade sair da fase de beta. Encontrará mais informação em:
Manual de Utilização do Apple School Manager: Participar em funcionalidades beta no Apple School Manager
Manual de Utilização do Apple Business Manager: Participar em funcionalidades beta no Apple Business Manager
Manual de Utilização do Apple Business Essentials: Participar em funcionalidades beta no Apple Business Essentials
Apple Business Essentials
O Apple Business Essentials é uma solução completa de gestão de dispositivos que permite configurar, implementar e gerir remotamente dispositivos Apple. Independentemente dos seus dispositivos serem detidos pela sua organização ou pelos seus funcionários, o Apple Business Essentials tem a solução e pode obter uma frota inteira de dispositivos geridos. Forneça facilmente aplicações e definições, tal como Keynote, Wi-Fi, VPN, políticas de palavra‑passe e efetue a gestão de funcionalidades de segurança, tal como o FileVault. Use as Coleções para proteger os dados e hardware da empresa em caso de perda ou roubo de dispositivos dos funcionários. O Apple Business Essentials está concebido para organizações com menos de 500 funcionários. Encontrará mais informação em Manual de Utilização do Apple Business Essentials. Encontrará tutoriais acerca do Apple Business Essentials em Saiba como usar o Apple Business Essentials.