Há poucos dias o Communiqué do Startup20 Brasil foi compartilhado pela Associação Brasileira de Startups e o documento foi entregue oficialmente `a Presidência pelas mãos da Chair Ingrid Barth.
Hoje compartilho com vocês o documento produzido ao Startup20 Brasil sobre "Recommendations on Corporate Governance for Brazilian Startups and SMEs", fruto de um Think Tank que coordenei com especialistas da área de Governança.
Foram 6 meses de muitos encontros, escritas, ajustes..... meses de profundo aprendizado, muitas trocas... ! Algumas preocupações também de timming, gestão de pessoas e de conteúdo, para tudo estar pronto para esse semana do fechamento do G20 Brasil 2024.
Quero agradecer publicamente alguns envolvidos que não soltaram minha mão nessa realização:
Simone Alves Giancarlo Netto Berry Raquel Teixeira Cristina Sardenberg da Rocha Azevedo Lucio Ries Sandra Sinicco Italo Flammia Cassio Spina Rodolfo Fücher Mauro Oscar Cardoso Vanessa Guitta Celina Maia Pimenta + Sociedade civil. Os nomes de todos os envolvidos se encontram no final do documento.
Ao time IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: Valeria Café, Luiz Fernando da Costa Dalla Martha, Pedro Braga Sotomaior Karam Karina Grechi Tagata: vocês são incríveis, mais uma vez obrigada por terem apoiado de várias formas o projeto de forma célere e dedicada.
Ao time Associação Brasileira de Startups: Ingrid Barth, Barbara Furiati, Junior Rodrigues, Mariane Takahashi, parabéns pelo trabalho hercúleo desenvolvido, com tão pouco tempo e pouco recurso, vocês multiplicaram o pão e seguimos juntos para que todo ecossistema de startups se beneficie dessa realização.
`A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software, na figura do mestre Rodolfo Fücher, que disponibilizou horas de capital intelectual de membros da ABES para completar o time.
Nosso Pilar de Governança está dentro do Task Force ESG, coordenado pela querida Alessandra França ! Parabéns por seu know-how e tranquilidade.
Que nossas recomendações de Governança Corporativa para Startups, Scale-ups e PME' conquiste o dia a dia de trabalho de todos profissionais da área, tanto no Brasil quanto em todos os países e blocos membros do G20.
A governança não só permite que startups superem os desafios de crescimento em ambientes incertos, como também as prepara para inovar e escalar de forma responsável, garantindo maior competitividade e sustentabilidade no mercado. Eu aprendi isso na marra...e você?
Aos interessados no tema: BOA LEITURA :)
Em breve versão em Português.