Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Brasília


O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que o Fisco saiu de um cenário de descontrole sobre as remessas internacionais para "100% de controle" a partir da implementação do programa Remessa Conforme, no ano passado.

Ao participar de uma entrevista coletiva para detalhar as novas regras de tributação de remessas de até US$ 50, sobre as quais passa a incidir o imposto de importação em 20%, Barreirinhas afirmou que o adiamento do início da cobrança para 1º de agosto foi necessário para que tanto a Receita quanto as plataformas se adaptem ao novo sistema.

O subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Fausto Coutinho, exemplificou que chegou a haver um pico de 18 milhões de remessas entrando no Brasil em um mês. Assim, seria complexo implementar o novo sistema de forma instantânea.

 — Foto: Pexels
— Foto: Pexels

Compras antes de 1º agosto

Coutinho alertou que compras em plataformas estrangeiras que sejam realizadas próximas ao dia 1º de agosto podem, sim, ser taxadas com 20% de imposto de importação.

Isso porque, ele explicou, a tributação ou não dependerá da emissão do Registro de Declaração por parte da plataforma. Caso a plataforma emita esse registro somente após o prazo de 1º de agosto, mesmo que a compra tenha sido feita antes dessa data, é possível que o comprador seja taxado quando o produto chegar ao Brasil.

De acordo com Coutinho, a Receita tem dialogado com as plataformas do Remessa Conforme para que elas adaptem seus sistemas e evitem justamente que isso ocorra.

"Não tem como garantir que não tenha isso [cobrança de imposto mesmo que a compra seja feita antes de 1º de agosto], é uma operação econômica que está sendo feita no exterior", explicou o secretário.

Mais recente Próxima Ministérios da Educação e da Cultura anunciam R$ 2 bilhões em projetos para MG

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Tempo de lançamento cai de um ano para dias, enquanto os trabalhadores, de pintor a CEO, terão de se atualizar, dizem especialistas na Febraban Tech

Inteligência artificial reduz prazo para desenvolver e lançar produtos

Pesquisa da Mobiauto calculou a variação de cotações de preços de dez dos modelos mais vendidos ano/modelo 2021

Carro seminovo com baixa quilometragem vale mais?

Raquel Lyra é adversária de João Campos, prefeito de Recife, e vem fazendo gestos para se aproximar de Lula

Em meio a impasse com PSB em Pernambuco, Lula participa de evento ao lado da governadora

Recusa descumpre lei de 2015 e fez com que a defensora, gestante de oito meses, aguardasse sete horas para dar o posicionamento de seu cliente

CNJ abre procedimento disciplinar contra desembargador que rejeitou prioridade a advogada grávida

Previsão do Inmet aponta que temperatura mínima na capital paulista será de 10°C e a máxima, de 19ºC nesta segunda-feira

Frente Fria faz despencar temperaturas em São Paulo

Secom nega irregularidades e disse que ainda não foi notificada para se manifestar no processo

Área técnica do TCU vê indícios de fraude em licitação da Secom e pede diligências

Partido de Marine Le Pen tem 34% dos votos e derrota aliança centrista de Macron

Pesquisas de boca de urna apontam vitória da extrema direita no 1º turno das eleições legislativas na França

Modalidade já é maioria entre os alunos de cursos do ensino superior privado, com 4,1 milhões de matriculas, contra 3,2 milhões do presencial

MEC aperta ainda mais o cerco aos cursos de ensino a distância
  翻译: