Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Rio

A sociedade civil organizada em um dos 13 grupos de engajamento do G20, o C20 (Civil20), defende que a Organização das Nações Unidas (ONU) seja o órgão responsável por arbitrar a taxação de “super-ricos” proposta pelo Brasil na presidência rotativa do G20, grupo de maiores economias do mundo.

O C20 também irá propor a criação de um sistema de acompanhamento dos compromissos firmados pelos líderes das potências econômicas. Formado por cerca de 2 mil organizações de mais de 60 países, o C20 realiza até terça-feira (2), no Rio, a segunda reunião global para apresentar recomendações de políticas elaboradas pela sociedade civil.

Do encontro, sairá uma lista com 20 contribuições a ser entregue aos sherpas (negociadores) do G20, que se reúnem de quarta (3) a sexta-feira, também no Rio. Eles vão realizar, pela primeira vez, uma sessão conjunta com representantes dos grupos de engajamento. Uma das contribuições da sociedade civil diz respeito à taxação de “super-ricos” defendida pelo governo brasileiro.

Taxação mínima de 2% sobre grandes fortunas

“Uma das questões que a gente tem colocado dentro dessa agenda da tributação internacional não é simplesmente a tributação de 2% dos 3 mil bilionários ou trilionários do mundo, mas é quem hospeda essa agenda globalmente”, diz o presidente do C20, Henrique Frota. Ele se refere à proposta de taxação apresentada pelo economista francês Gabriel Zucman, encomendada pela presidência do Brasil no G20, que propõe taxação mínima de 2% sobre grandes fortunas.

Para o C20, a ONU deve ser o órgão responsável por implementar a agenda da taxação e estendê-la aos demais países que não estão no G20. A ideia é que as Nações Unidas, que realizarão uma convenção sobre o tema no ano que vem, sejam o organismo responsável por costurar um acordo entre os países-membros.

“Esse é um processo que não pode ficar na mão de um ou outro país. Ainda que as relações de poder sejam desiguais, a ONU é o organismo que reúne quase todos os países do mundo e onde todos eles têm direito a um voto”, ressalta a sherpa do C20, Alessandra Nilo.

Responsável pelas negociações políticas com representantes dos governos do G20, Nilo lembra que a criação de um mecanismo de responsabilização e acompanhamento dos compromissos assumidos pelos líderes do G20 no comunicado final do grupo é uma demanda histórica da sociedade civil. Ela também será contemplada nas recomendações deste ano.

Compromisso com continuidade

“A gente precisa de mecanismos que façam o G20 ser responsabilizado pelos acordos. Algo que seja estrutural e formalizado, porque tudo acontece dentro de uma certa informalidade entre os governos. Não existe nenhum tipo de obrigação de que os temas sigam para a presidência subsequente e que eles tenham um aprofundamento ou uma continuidade”, diz.

O C20 no Brasil está estruturado em dez grupos de trabalho, que representam as pautas estratégicas e prioridades do grupo de engajamento, entre as quais economias justas, inclusivas e antirracistas; sistemas alimentares, fome e pobreza; ambiente, justiça climática e transição energética justa.

Mais recente Próxima Taxação de 'super-ricos' só será eficaz se tiver adesão global, diz embaixador Maurício Lyrio

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Valor anunciado pelo ministro refere-se a despesas obrigatórias, após pente-fino para fechar contas em 2025

Haddad reafirma compromisso de Lula com arcabouço fiscal e diz que governo cortará R$ 25,9 bilhões

Em junho, a empresa assinou um acordo de apoio à reestruturação com um grupo de titulares e gestores representantes de fundos que detêm títulos de dívida emitidos no mercado internacional

Light inicia execução no Reino Unido de acordo com credores

Para Jaques Wagner, elevação da moeda americana nos últimos dias não tinha consistência

Líderes do governo no Legislativo minimizam alta do dólar e consideram episódio superado

Após debate hesitante contra Trump, presidente cai em pesquisas e tem de negar que esteja avaliando desistência

Biden resiste a pressão para sair de disputa e tenta exibir força

Ministra Marina Silva fazia apelo pela aprovação do projeto desde o ano passado

Senado aprova política de manejo do fogo em resposta a incêndios no Pantanal

No requerimento protocolado na última sexta-feira (28), a rede de cafeterias menciona dívida de R$ 57,5 milhões

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

Os dados do sistema Deter, do Inpe, apontam também que, no período, foram destruídos 1.639 km² na Amazônia, a menor área desde os 1.332 km² de 2017 e uma queda de 38% com relação a 2023

Desmatamento do cerrado no 1º semestre volta a cair após 4 anos

Há impasse sobre quais produtos devem compor a cesta básica nacional, que terão alíquota zerada

Grupo de trabalho da reforma tributária deve deixar para o plenário da Câmara decisão sobre isentar carne

Segundo a Noh, novidade valerá apenas para Nubank, Itaú e Mercado Pago, mas outras instituições financeiras serão incluídas no futuro

Noh e Iniciador lançam 'Pix Inteligente', transferência automática entre contas de mesma titularidade
  翻译: