Bracell
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Bracell

O papel das florestas é fundamental no esforço global para tentar conter o aumento da temperatura do planeta em 1,5°C, como estabelecido pelo Acordo de Paris. Além das florestas nativas, as plantadas representam parte significativa nesse desafio. Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, há cerca de 10 milhões de hectares desse tipo de vegetação no país. Desse total, 36% são de propriedade de empresas do segmento de papel e celulose — que contribui para a preservação de 6 milhões de hectares de florestas nativas.

Como uma das líderes do segmento e consciente da importância de sua atuação no país, a Bracell tem contribuído significativamente para os bons resultados do setor, com projetos ligados à conservação e proteção de áreas verdes que têm permitido à companhia sequestrar anualmente cerca de 5 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, já descontado toda a emissão de GEE de suas operações.

Além do desenvolvimento de projetos ligados à preservação ambiental e mudanças climáticas, a companhia também tem uma agenda robusta de ações voltadas aos três pilares ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). São políticas e práticas determinadas em um programa de governança que define papéis, responsabilidades e recursos para seguir a agenda da sustentabilidade, bem como ações voltadas à valorização do capital humano, diversidade e inclusão, conduta ética, integridade e transparência, sem esquecer as ações sociais. Em 2022, elas receberam aportes de mais de R$ 4,4 milhões e beneficiaram mais de 120 mil pessoas.

Os dados fazem parte do Relatório de Sustentabilidade da Bracell. “Nossa abordagem de sustentabilidade é de ponta-a-ponta, abrangendo todas as etapas da nossa cadeia de valor: desde o plantio do eucalipto até todo o processo de produção de celulose, incluindo nossa logística e descarte de resíduos. Estamos trabalhando para preparar nossos negócios para o futuro e posicionar a Bracell como uma das principais vozes em sustentabilidade e ESG no Brasil”, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de sustentabilidade e comunicação corporativa da companhia.

O executivo ressalta que o grupo RGE, do qual a Bracell faz parte, tem uma visão muito clara de geração valor compartilhado, baseada na chamada filosofia 5Cs, ou seja, que algo só é bom para a Bracell (companhia), se for bom para o clima, para as comunidades, para o país (country, em inglês), para o cliente.

Operação sustentável

Atualmente, a empresa possui operações nos estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. “A operação da Bracell é positiva para o clima, porque removemos mais CO² da atmosfera, por meio de nossas florestas, do que emitimos em nossa operação”, comenta Nappo. "Além disso, nosso manejo florestal é sustentável e visa minimizar ao máximo o impacto ambiental de nossas operações, utilizando as melhores práticas de conservação do solo, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos", reforça.

Viveiro de mudas localizado em Lençóis Paulista (SP) — Foto: Divulgação
Viveiro de mudas localizado em Lençóis Paulista (SP) — Foto: Divulgação

No processo de colheita das florestas de eucalipto, cerca de 15% da matéria orgânica das árvores (cascas, galhos e folhas) permanecem no campo — prática que ajuda na conservação do solo, protegendo o terreno de erosão provocada pela chuva, ao mesmo tempo que mantém a umidade do solo em épocas de seca. "O plantio do eucalipto ocorre, em sua maioria, em áreas de pastagens de baixa produtividade ou áreas degradadas, trazendo melhorias ambientais, como um maior sequestro de carbono e proteção do solo e da biodiversidade, como socioeconômicas, com maior geração de renda e emprego por hectare", detalha o executivo.

A operação industrial da Bracell também contribui para a redução das emissões. A fábrica localizada em Lençóis Paulista (SP) é a primeira do setor fóssil-fuel free: opera utilizando 100% de energia renovável produzida no próprio local, a partir da queima da fração orgânica do licor negro, um subproduto resultante da produção da celulose. A geração de energia verde ainda produz um excedente de 150 MW a 180 MW, que é enviado para a rede pública. “Esse excedente é suficiente para abastecer 750 mil casas ou uma cidade de 3 milhões de habitante, equivalente a duas Campinas ou a cidade de Brasília”, diz Nappo.

Fábrica da Bracell localizada em Lençóis Paulista (SP) opera utilizando 100% de energia renovável produzida pela própria operação. — Foto: Divulgação
Fábrica da Bracell localizada em Lençóis Paulista (SP) opera utilizando 100% de energia renovável produzida pela própria operação. — Foto: Divulgação

Para diminuir as emissões na logística, a empresa está testando, de maneira inédita no Brasil, um caminhão elétrico de grande porte para o transporte da celulose até o terminal intermodal da companhia localizado em Pederneiras (SP), a cerca de 40 quilômetros da fábrica de Lençóis Paulista. Lá, o material é embarcado em trens para o Porto de Santos. Ao evitar o uso de carretas nesse trajeto, a companhia reduz em 67% as emissões de Gases de Efeito Estufa, em comparação com a utilização de caminhões convencionais no percurso. O caminhão elétrico é “abastecido” com a eletricidade gerada pela própria empresa, a partir de fontes renováveis. Outro ponto importante desse projeto é que o caminhão em teste é dirigido por mulheres, uma medida em sintonia com a busca por equidade de gênero na empresa. A expectativa é que, em breve, mais caminhões entrem em operação com o término das fases de teste.

Outra iniciativa pioneira da Bracell é o Compromisso 1 para 1, que visa a proteção da biodiversidade e dos habitats naturais. Na prática, para cada 1 hectare plantado de eucalipto, a companhia se compromete com a proteção e conservação de 1 hectare de vegetação nativa. O objetivo deve ser atingido em 2025. “Em 2022 atingimos 82% da meta, ou seja, 0,82 hectare de conservação para cada hectare de plantio de eucalipto”, relata o executivo, informando que o resultado foi auditado e consta do Relatório de Sustentabilidade da Bracell. E conforme vai crescendo a área e se aproxima o ano da meta, a empresa vai aumentando proporcionalmente essa marca.

Bracell desenvolve projeto inédito no Brasil: teste de caminhão elétrico de grande porte para o transporte de celulose. — Foto: Divulgação
Bracell desenvolve projeto inédito no Brasil: teste de caminhão elétrico de grande porte para o transporte de celulose. — Foto: Divulgação

Impacto social

“A Bracell está comprometida com uma produção verdadeiramente sustentável baseada em uma operação positiva para o clima e a biodiversidade e, também, com projetos sociais que empoderam as pessoas e comunidades por meio de iniciativas transformadoras”, avalia Nappo. Para isso, foi criado o Bracell Social, que desenvolve ações voltadas à educação pública, empoderamento e geração de renda nas comunidades e aprimoramento profissional das pessoas.

Um dos destaques é o programa Farmácia Verde. Por meio dele, a companhia apoia os moradores do Quilombo Cangula, na Bahia, na transformação do conhecimento da população local sobre ervas e plantas medicinais em um projeto de geração de renda. “Levamos consultorias para ajudar a selecionar as ervas com maior potencial comercial para produtos medicinais ou cosméticos, como transformar as plantas em um produto, que tipo de embalagem deve ser usada e como acessar canais de venda, entre outros aspectos”, conta o executivo. A criação de uma cooperativa também contou com o apoio da companhia.

No programa Farmácia Verde, a companhia apoia a transformação do conhecimento da população local sobre ervas e plantas medicinais em um projeto de geração de renda na Bahia. — Foto: Divulgação
No programa Farmácia Verde, a companhia apoia a transformação do conhecimento da população local sobre ervas e plantas medicinais em um projeto de geração de renda na Bahia. — Foto: Divulgação

O ensino é outro compromisso do Bracell Social. A materialização desse comprometimento se dá, dentre outros, por meio do Projeto Educação Continuada, também na Bahia. O objetivo é qualificar educadores e gestores da rede pública, promovendo a formação e aprimoramento contínuos de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em 2022, com a participação de 276 escolas, foram 1,8 mil profissionais beneficiados pelo programa, alcançando, dessa forma, 21 mil alunos. Dos nove municípios participantes do projeto, sete melhoraram seu Ideb, indicador que afere a taxa de aprovação e de aprendizado dos alunos: destaque para Alagoinhas, Conde e Inhambupe, que participam do projeto há mais de quatro anos.

Ao colocar a sustentabilidade no centro das operações, a Bracell atende aos compromissos com as comunidades em que está inserida, com os colaboradores e parceiros. “A Bracell está se posicionando hoje para ser a parceira ideal e estratégica para clientes que tem a agenda de sustentabilidade como prioridade”, finaliza Nappo.

Mais recente Próxima Bracell assume compromisso inédito no setor de celulose brasileiro
Bracell

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Lula volta a atacar o presidente do Banco Central e diz que "governo tem que fazer alguma coisa" contra a disparada do dólar

Dólar fecha em leve alta após bater R$ 5,70 e Ibovespa sobe em meio a riscos locais

Presidente do Fed indicou que o banco central americano fez um grande progresso no caminho da desinflação e que a meta de inflação de 2% vai ser atingida no mais tardar em 2026

Bolsas de Nova York sobem com Powell mais moderado

Analistas indicam que a volta do investidor estrangeiro à bolsa brasileira nos últimos dias pode estar sustentando o mercado no curto prazo, a despeito de ruídos políticos domésticos

Ibovespa tem leve alta liderado por papéis defensivos e de exportadoras

A aeronave ARG-01, da Boeing, ficará parada para fazer reparos, após o governo deixar de renovar duas licitações

Milei ficará sem o avião presidencial por vários meses

O estresse das primeiras horas da sessão se deu após novas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acerca da depreciação do real e críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Dólar se afasta das máximas após bater R$ 5,70 e encerra sessão em alta moderada

Decisão foi unânime, após relator afirmar que não havia elementos suficientes nos autos que provassem que houve uso de informação privilegiada

CVM absolve executivos da Bozano em suposto ‘insider trading’ com ações da Embraer

Desde fevereiro, o presidente tem disparado cobranças contra a empresa, num movimento que coincide com as discussões sobre a sucessão na mineradora

Lula volta a pressionar a Vale e pede que Casa Civil exija indenizações por barragens rompidas

A proposta altera regras para construção de obras e o tipo de atividade que pode ou não ser realizada em cada bairro

Câmara aprova nova revisão da Lei de Zoneamento de São Paulo

Presidente do conselho de administração da Richemont, Johann Rupert reformulou a liderança do grupo em maio, num esforço para agilizar a tomada de decisões

FT: Richemont contrata diretor da Vacheron Constantin para liderar marca Cartier

O ambiente doméstico ainda uidoso tem deixado os mercados bastante cautelosos

Dólar apaga alta e juros futuros passam a cair com correção
  翻译: