Fisco passou a ter 100% de controle com ‘taxa das blusinhas’, diz secretário

Robinson Barreirinhas ainda afirmou que o adiamento do início da cobrança para 1º de agosto foi necessário para que tanto a Receita quanto as plataformas se adaptem ao novo sistema

Por , Valor — Brasília


O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que o Fisco saiu de um cenário de descontrole sobre as remessas internacionais para "100% de controle" a partir da implementação do programa Remessa Conforme, no ano passado.

Ao participar de uma entrevista coletiva para detalhar as novas regras de tributação de remessas de até US$ 50, sobre as quais passa a incidir o imposto de importação em 20%, Barreirinhas afirmou que o adiamento do início da cobrança para 1º de agosto foi necessário para que tanto a Receita quanto as plataformas se adaptem ao novo sistema.

O subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Fausto Coutinho, exemplificou que chegou a haver um pico de 18 milhões de remessas entrando no Brasil em um mês. Assim, seria complexo implementar o novo sistema de forma instantânea.

— Foto: Pexels

Compras antes de 1º agosto

Coutinho alertou que compras em plataformas estrangeiras que sejam realizadas próximas ao dia 1º de agosto podem, sim, ser taxadas com 20% de imposto de importação.

Isso porque, ele explicou, a tributação ou não dependerá da emissão do Registro de Declaração por parte da plataforma. Caso a plataforma emita esse registro somente após o prazo de 1º de agosto, mesmo que a compra tenha sido feita antes dessa data, é possível que o comprador seja taxado quando o produto chegar ao Brasil.

De acordo com Coutinho, a Receita tem dialogado com as plataformas do Remessa Conforme para que elas adaptem seus sistemas e evitem justamente que isso ocorra.

"Não tem como garantir que não tenha isso [cobrança de imposto mesmo que a compra seja feita antes de 1º de agosto], é uma operação econômica que está sendo feita no exterior", explicou o secretário.

Mais recente Próxima Ministérios da Educação e da Cultura anunciam R$ 2 bilhões em projetos para MG

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!