Web Summit
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por — Para o Valor, do Rio


Daniel Moczydlower, da Embraer: ferramenta é usada em manutenção de aeronaves, estoques e cibersegurança — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo
Daniel Moczydlower, da Embraer: ferramenta é usada em manutenção de aeronaves, estoques e cibersegurança — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

Um ano e meio após o mundo ser surpreendido pela inteligência artificial generativa, grandes companhias já exibem casos de uso concretos em diferentes áreas e processos.

Com presença em 41 países, a brasileira Stefanini, de softwares e serviços de tecnologia, usa IA desde 2012 em mais de 100 clientes de setores como energia, jurídico, automotivo, bancário, saúde, governo, varejo, mineração e siderurgia em todo o mundo.

“Quando o ChatGPT surgiu, já tínhamos maturidade. Não se trata de uma unidade de negócios, e sim de uma ferramenta transversal. O importante é a empresa saber que problema pretende resolver ou qual oportunidade quer abraçar”, afirmou Marco Stefanini, CEO global da Stefanini.

No Web Summit Rio, ele apresentou cases de empresas como Gerdau, que obteve melhorias operacionais em suas plantas; Itaú, que utilizou IA para a campanha “iPhone pra Sempre”; e O Boticário, com uso da ferramenta em campanhas de vendas.

Em 2023, a Gerdau criou a divisão IA Inovation Center para estudar o uso da inteligência artificial generativa como uma evolução de seu hub de de dados. A IA generativa já é usada para auxiliar técnicos de manutenção e para recomendar produtos aos clientes.

“Mais de 50% dos cases do IA Inovation Center são associados à IA generativa”, diz Gustavo França, diretor global de TI e digital da Gerdau. Na manufatura, a IA generativa é associada à tecnologia de gêmeo digital (reprodução digital de um ativo), projeto iniciado na produção de aço da Usina de Ouro Branco (MG), maior fábrica da Gerdau no mundo.

“Já utilizamos na laminação e estamos escalando para toda a planta, o que nos permite simular cenários e tomar decisões muito rápidas. A Ouro Branco foi piloto, mas já replicamos para outras plantas no mundo”, disse França.

A Embraer criou a Embraer-X em 2017, como incubadora e aceleradora de negócios disruptivos, como o eVTOL, o táxi aéreo elétrico urbano. Daniel Moczydlower, diretor global de ecossistemas de inovação da Embraer e CEO da Embraer-X, disse que agora a IA foi escolhida como uma das verticais de inovação do grupo.

A empresa tem pesquisas com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde está criando o Centro de IA focado em cibersegurança com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A Embraer usa IA em manutenção preditiva para antever falhas nos 8 mil aviões em operação, que funcionam como hubs de coleta de milhares de dados analisados por IA para reconhecer padrões e gerar alertas.

A inteligência artificial também é usada para otimização de estoques das 50 mil peças diferentes que cada avião tem. “Não adianta ter a peça no estoque do Brasil, e o cliente estar precisando em Cingapura”, disse Moczydlower. “O terceiro case é a criação de um copiloto de IA para auxiliar o piloto a ser mais eficiente”, acrescentou.

A IA é muito eficiente para detectar pequenos padrões num mar de informação”
— Lincoln Mattos

A Tempest, empresa de cibersegurança adquirida pela Embraer em 2020, procura identificar riscos nos sistemas de IA monitorando vulnerabilidades. “IA é uma ferramenta muito eficiente para detectar pequenos padrões num mar de informação. Soluções de LLM (Large Language Model, modelo de rede neural) como ChatGPT e Gemini são muito recentes, e novos tipos de ataques e defesas estão surgindo”, disse Lincoln Mattos, CEO da Tempest.

A Eletrobras criou o Atmus, centro de inteligência em meteorologia que produzirá modelos de IA para ajudar a empresa na adaptação às mudanças climáticas. O Atmus atuará associado a três centros de excelência: de dados, industrial (internet das coisas), e de drones e robótica, para captação de informações por uma infinidade de sensores em torres de transmissão, que já têm inspeção por drones.

A estratégia de IA visa também preparar a empresa para as oportunidades. “Segundo a Agência Internacional de Energia, o mundo estará consumindo 30 mil terawatt/hora em 2028. A previsão é de que 1 TW/h será consumido pela IA, um volume maior do que todo o consumo e a produção do Brasil”, diz Juliano Dantas, vice-presidente de inovação, P&D, digital e TI da Eletrobras.

Por lidar com um dos dados mais sensíveis do cidadão, sua vida financeira, o Bradesco cercou-se de uma série de controles, criando um comitê de governança de IA. Pioneiro no uso de IA em massa ao lançar a assistente virtual BIA em 2015, o banco usa hoje IA generativa para sumarização e categorização de demandas na ouvidoria e para aumento de produtividade do departamento jurídico. No call center de cartões, o atendente tem acesso rápido a todos os benefícios de cada tipo de cartão.

“São casos para uso interno. Agora estamos testando, com muito cuidado, trazer a IA generativa para a BIA, que interage diretamente com o cliente, o que amplia a responsabilidade ética”, ressaltou Petrovic.

Há um ano, a Vibra vem testando o Copilot, programa de IA generativa da Microsoft, em toda a área corporativa, para produtividade pessoal de 300 dos 3,5 mil funcionários em áreas como recursos humanos, logística, marketing e vendas. “Criamos peça de campanhas de acordo o público usando IA e o método tradicional. Em vários cenários, a peça criada pela IA é mais efetiva para o engajamento”, disse Aspen Andersen, vice-presidente de gente e tecnologia da Vibra.

A Icatu também adotou o Copilot, da Microsoft, para teste por 200 dos 2,3 mil funcionários e em 2023 iniciou dois projetos de IA preditiva na área de vendas. “Vamos avaliar e analisar se vamos escalar o uso para toda a empresa”, disse Luciano Antoniolo, superintendente de transformação digital da Icatu.

Mais recente Próxima Startups aceleram pagamentos globais e inclusão financeira
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O caso remonta a 2010 e investigava irregularidades relacionadas à contratação de sondas de perfuração para explorar o pré-sal junto a estaleiros

CVM condena e inabilita por 15 anos ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque

Para a entidade, é preciso “continuar perseguindo uma governança sempre equilibrada, e que precisará ser acomodada pelas associações e pela criação de uma nova convenção”

Febraban diz que estrutura definitiva do open finance é passo importante, mas não o último

Pontos sem definição no parecer do grupo de trabalho reforçam percepção de que texto sofrerá mudanças antes de ser votado

Centrão prevê dias de negociação intensa e ajustes até aprovação de regularização da reforma tributária

Pedido consta em em edição extra do 'Diário Oficial da União'

Lula pede urgência constitucional para projeto de regulamentação da reforma tributária

Governador não participou de nenhuma das agendas do presidente no interior paulista

Críticas de Lula a Tarcísio e ao bolsonarismo marcam inauguração de obras federais em Campinas

Renato Caumo vê com bons olhos ainda o fato de os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) e os Fundos de Investimento de Cadeias do Agronegócio (Fiagros) terem sido excluídos do rol de contribuintes da CBS e IBS

Texto da reforma elimina dúvidas e inseguranças, afirma advogado tributarista

Segundo o relator, Otto Alencar, mudança veio após diálogo com o MME, que teria dado anuência diante da avaliação técnica de que o hidrogênio a partir do etanol ultrapassaria o limite de emissões do projeto

Senado aumenta limite de emissões no PL do hidrogênio verde para contemplar etanol

A proibição da venda desses planos de saúde começa a valer a partir do dia 9 de julho

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

Ocorreram, no período, 118 fusões e aquisições no ecossistema latino-americano de startups; aquisições foram, principalmente, de fintechs (25), deeptechs (10) e retailtechs (8)

Startups da América Latina fecham 1º semestre com captação de US$ 2,2 bilhões

A Europa dividida ainda precisa de unidade na abordagem, enquanto os fabricantes de automóveis da China avaliam medidas

UE confirma sobretaxas provisórias sobre importações de veículos elétricos da China
  翻译: