Beleza
Publicidade

Por Olga Penteado


Pele no frio (Foto: Reprodução) — Foto: Vogue

“Produzimos menos oleosidade natural na estação, por isso ressecamento e uma sensação de incômodo aparecem com mais frequência, principalmente na face, que é a mais exposta ao vento e poluição. A pele pode ficar mais sensível, irritada”, explica Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Veja como evitar esses e outros problemas comuns nessa época do ano.


1. Protetor solar, sempre!

Não tem jeito, o fotoprotetor é de uso diário e eterno: “A radiação ultravioleta, também no inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”, fala Jardis Volpe. A orientação continua a ser a de reaplicar o fotoprotetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas em foto exposição direta. “O filtro deve ter FPS 30, além de dióxido de titânio ou óxido de zinco na formulação: esses são bloqueadores físicos importantes”, acrescenta o médico. Para potencializar a fotoproteção, ele indica aplicar um cosmético rico em antioxidantes, como as vitaminas C e E, antes do filtro.


2. Não use qualquer hidratante

"Existem cremes que desidratam!", alerta Mika Yamaguch, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Segundo ela, alguns agentes emulsificantes -- que são colocados no cosmético para unir água e lipídeos, substâncias que não se misturam --, podem prejudicar nosso manto hidrolipídico natural, também composto de água e lipídeos. “Ao entrar em contato com a pele, esse tipo de cosmético pode emulsionar o manto e, ao invés de hidratar, rompe a função da nossa barreira natural e desidrata”, explica ela. Daí a necessidade de investir em hidratantes de alta qualidade, tanto para o rosto como para o corpo. O ideal é procurar por produtos que formam uma película sobre a pele, diminuindo a perda de água por evaporação. E que contenham ativos altamente hidratantes. “Óleo de semente de uva, ureia, vitamina C , lactato de amônio são boas opções”, diz Karla Assed, dermatologista do Rio de Janeiro.

3. Aposte no ácido hialurônico

Nos hidratantes, os dois tipos do ativo mais em alta no mundo dos cremes -- ácido hialurônico de baixo e de alto peso molecular -- são bem-vindos. Segundo os dermatologistas, os de maior peso não penetram na pele, assim, formam um filme de retenção hídrica sobre ela. Já os de baixo peso passam pela epiderme e estimulam a hidratação natural.


4. Tenha cuidado com os retinóides

Para tratamento de acne, manchas e rejuvenescimento facial, os retinóides são excelentes opções — e geralmente são prescritos no inverno. “Mas eles devem ser usados com parcimônia e orientados por dermatologistas, pois podem causar irritação, especialmente nas doses mais altas”, diz Paola Pomerantzeff, dermatologista de São Paulo. A tecnologia das nanocápsulas contorna o problema, pois preserva as propriedades do ativo sem provocar hipersensibilidade cutânea. “A versão encapsulada penetra na pele e trabalha de forma mais profunda, preservando a epiderme”, acrescenta a médica.


5. Evite banhos quentes e demorados

“A ducha quente compromete a camada hidrolipídica da pele, que perde sua função de barreira protetora. O ideal é tomar banho morno e hidratar a pele logo depois”, diz Jardis Volpe. E é ainda pior para o couro cabeludo, rico em glândulas sebáceas. “Quando a região recebe essa agressão continua -- que provoca vasodilatação dos pequenos vasos da pele além de eritema ou vermelhidão — ocorre a produção rebote de óleo na tentativa de protegê-la. E isso pode piorar a descamação e os processos de dermatite seborreica”, explica Claudia Marçal, dermatologista de Campinas (SP). Já os xampus e loções com probióticos, bactérias do bem, ajudam a proteger o couro cabeludo, e portanto, são boas apostas na estação.


6. Não descuide da alimentação

No inverno, a tentação de comidas calóricas, como massas, queijos e chocolate quente, é grande -- daí a necessidade de redobrar a cautela. “A pele é parte de um sistema que precisa estar em equilíbrio; para mantê-la bonita e saudável, é preciso evitar o excesso de carboidrato, doces, trigo e massa branca”, fala Claudia Marçal. Ela recomenda o consumo de pelo menos três porções de frutas ao dia, ingerir ômegas, com as castanhas e peixes de águas profundas como o salmão, e evitar carnes vermelhas gordurosas.


7. Beba água

A hidratação da pele se dá, principalmente, de dentro para fora, portanto, beber bastante água é fundamental, não importa a estação.

Mais do vogue
  翻译: