• Redação Vogue
Atualizado em
Rolos de liberação miofascial são hit no universo fitness (Foto: Reprodução)

Rolos de liberação miofascial são hit no universo fitness (Foto: Reprodução)

Lives de Dance Fit, por Luiza Souza, editora de beleza e wellness

As aulas animadíssimas de Cleber Loureiro (@loureiro_cleber), professor da Les Cinq Gym (@lescinqgym), academia que eu frequento (pré-quarentena!), trazem leveza e alegria para a minha rotina. A primeira coisa que fiz quando passei a ficar confinada em casa foi checar se as aulas continuariam de alguma forma. Para a minha alegria, o treinador ofereceu uma live com o conteúdo da aula e dancei muito!

O repertório foi alto-astral: hits de Anitta, Pabblo, Madonna, J.Lo. Muitas amigas que sempre viam eu postar as aulas no meu Instagram puderam entrar na aula e suar bastante. Justin Neto, professor e coreógrafo queridinho as celebridades também têm usado as transmissões ao-vivo para dar aulas de casa para quem está em casa. Vale conferir o instagram dele para checar os horários – muitas vezes eles fazem enquete para que a maioria dos seguidores opine o que é melhor. Para quem não está de quarentena sozinho, minha dica é se trancar no quarto, longe de qualquer interferência, para que não role nenhum interrupção nem qualquer possível timidez!

Race Bootcamp (Foto: Divulgação)

Race Bootcamp (Foto: Divulgação)

Treino funcional da Race Bootcamp, por Bárbara Öberg, produtora de conteúdo de beleza e wellness

Mesmo não sendo uma pessoa muito comprometida com os meus treinos, ficar em casa sem me exercitar está fora de cogitação. Testei essa semana algumas aulas que estão rolando no Instagram da academia Race Bootcamp (@racebootcamp). Eles entram ao vivo todos os dias às 9h em uma das unidades da rede com um professor que explica com clareza como deve funcionar a aula e como ela vai ser dividida. Quem não tiver um tapetinho igual ao da academia, pode adaptar com um colchonete, toalha de banho e edredom para não ficar com as costas direto no chão.

Coloquei o celular em uma mesa na minha varanda e aproveitei o sol para ficar ao máximo no ar livre durante a quarentena. Com um microfone, o professor explica cada exercício e faz a aula passo a passo com todos os visitantes da live, mostrando como adaptar a intensidade para cada porte físico. No total, são três blocos, sendo os dois primeiros mais leves e o terceiro mais intenso. A música alta, marca registrada do Race Bootcamp, também é oferecida na live. Na aula que eu fiz nesta quarta (25), por exemplo, o foco era no abdômen e, tirando a sala escura que você encontra no Race Bootcamp e a motivação de outras pessoas treinando do seu lado, a aula funcionou perfeitamente, suei bastante e me senti realizada por já ter “matado” o exercício do dia sem precisar sair de casa. Eles oferecem treinos funcionais de segunda a sexta às 9h e de sábado a domingo às 11h.

App BT FIT por Vívian Sotocórno, editora de moda

Já estou em casa há dez dias e confesso que, na primeira semana, estava tão mergulhada no fechamento da edição 500 da Vogue (foi um verdadeiro desafio terminá-la à distância) que nem me passou pela cabeça fazer ginástica. Desde o fim de semana, porém, decidi que era necessário implementar uma rotina que fosse o mais parecida possível com minha vida pré-quarentena. Sou aluna há muitos anos da Bodytech mas nunca havia experimentado o aplicativo de aulas virtuais deles, o BT Fit (@btfitapp) (grátis também para não alunos até 31.03). É possível fazer as chamadas “aulas coletivas” (que mudam a cada dia e incluem modalidades como balé fitness, mat pilates, 20 min workout, entre outras) ou seguir um programa de treinamento temático (“virei yogui”, por exemplo, dura 21 dias).

As aulas de pilates e balé fitness eram minhas preferidas na academia e decidi começar justamente por elas. É de certa forma reconfortante que algo permaneça igual em meio a este caos. Mantive até o mesmo horário: às 8h da manhã. Elas são mais curtinhas do que as da academia (duram em média entre 20 e 25 minutos, contra os 45 minutos de uma aula normal) e por isso costumo fazer duas modalidades seguidas. Assisto do notebook e tenho praticado na sala de estar do meu apartamento (um pouco à vista dos vizinhos, pois minha parede que dá para a sacada é toda de vidro, mas acho que estes dias permitem).

No balé, troquei a barra pela parede, como orientado na aula. Foi fácil seguir os passos por vídeo pois já estava acostumada com eles, mas não sei se seria tão fácil para quem está começando agora. Senti falta da trilha sonora que minha professora costumava escolher (a aula em vídeo é mais quietinha para se ouvir o instrutor com clareza). Comecei também o programa “Agora Vai”, com 7 aulas de HIIT, e suei tanto quanto na academia.

Os professores já preveem que, de casa, é mais comum desistir no meio de uma série difícil – então passam toda a aula gritando palavras de incentivo. Gostei da ideia dos programas de treinamento pois há um objetivo a se seguir – completar todas as aulas. Também aproveitei para experimentar uma aula de dança, que não me imagino fazendo pois sou completamente descoordenada. Foi bem difícil de acompanhar, confesso, mas por estar sozinha me permiti inventar meus próprios passos em alguns momentos, foi um escapismo divertido.

Como as aulas são gravadas, faz um pouco de falta o contato humano. Fiquei agora com vontade de experimentar as de outras escolas e professores que estão acontecendo via Zoom, onde você pode interagir com o instrutor.

Yoga ao vivo via Zoom do YogaFlow, por Camila Garcia, redatora-chefe

Estava bastante desesperada em passar a quarentena longe das minhas aulas de yoga. A melhor notícia foi que a Yoga Flow (@yogaflowbrasil), minha escola, passou a disponibilizar as aulas ao vivo via zoom (aberto também para não alunos). Além de ser um acalanto no quesito normalidade dentro desse caos, estou conseguindo praticar todos os dias, coisa que na minha vida (corrida) pré-corona era impossível.

Tem funcionado assim: recebo os horários das aulas na noite anterior – eles postam no próprio feed da escola -, escolho a que melhor se adequa às minhas atividades do dia (tarefas domésticas, home office, etc), geralmente de manhã, e aí recebo um link para entrar. Tenho praticado na sala de TV da minha casa e tem dado muito certo. Inclusive, venho me sentido mais à vontade para fazer as posturas e acho que ao final desta pandemia terei evoluído na prática não só física, como mentalmente.

  翻译: