Viagem

Por Cathy Whitlock | Condé Nast Traveler Internacional

Por muito tempo, a Itália inspira cineastas e cinéfilos com suas ruínas históricas, belas paisagens e cidades cosmopolitas repletas de brilho e glamour. Se você precisa de ideias para férias na Itália ou simplesmente deseja satisfazer seu desejo de viajar por meio da telinha, eis aqui algumas recomendações cinematográficas que capturam o charme, a beleza e a cultura de um dos países mais cativantes da Europa.

A Princesa e o Plebeu (1953)

Filmado inteiramente em Roma, o clássico em preto e branco A Princesa e o Plebeu é metade romance, metade diário de viagem. A comédia vencedora do Oscar é estrelada por Gregory Peck como o repórter Joe Bradley, que conhece a fugitiva princesa Anne (Audrey Hepburn, que morou na cidade por 20 anos). Afastando-se dos seus deveres régios por um dia de liberdade na Cidade Eterna, ela embarca em um romance de conto de fadas. (Há rumores de que o filme é baseado nas aventuras da vida real da princesa régia britânica Margaret.)

Os pontos familiares incluem as escadarias da Praça da Espanha (onde o casal divide um sorvete), o Coliseu (onde eles aceleram rapidamente numa Vespa), a Fonte de Trevi e a Praça da Boca da Verdade, ou Piazza Bocca della Verità em italiano. Provavelmente dedicada ao deus do mar, a escultura é um ponto popular do Instagram localizado nas paredes da igreja de Santa Maria in Cosmedin.

O barroco Palazzo Brancaccio do século XIX e o Palazzo Barberini do século XVII, que servem como embaixada da princesa Ann, merecem uma visita, juntamente com a torre cilíndrica que abriga o túmulo de Adriano. Conhecido agora como o museu Castel Sant'Angelo, é aqui que o casal desfruta de uma noite de dança à beira do rio.

A Doce Vida (1960)

O clássico satírico do lendário cineasta Federico Fellini, A Doce Vida, narra uma semana na vida do jornalista Marcello Rubini (Marcello Mastroianni), enquanto ele experimenta “a doce vida” do final dos anos 1950 em Roma.

Embora a maior parte do filme tenha sido filmada nos famosos estúdios Cinecittà de Roma, cerca de 80 locações - como a cúpula da Basílica de São Pedro, a Via Veneto e várias casas noturnas - fornecem o pano de fundo. Um ponto turístico extremamente popular desenvolvido por Michelangelo, a Basílica de São Pedro é uma das maiores cúpulas do mundo e influenciou o design do Capitólio dos Estados Unidos. Quem procura aventura e uma vista magnífica pode subir até o topo por 491 degraus.

Talvez uma das cenas, feitas com celuloide, mais famosas imortalizadas na história do cinema seja a atriz Anita Ekberg caminhando pela Fonte de Trevi com um vestido de festa preto e branco, rapidamente se juntando a Mastroianni. Familiarizada com a câmera e uma favorita dos turistas, a Fonte de Trevi também é destaque em A Fonte dos Desejos (1954), When in Rome (1952) e em muitos outros filmes.

Sob o Sol da Toscana (2003)

O livro biográfico mais vendido da autora Frances Mayes que virou filme, Sob o sol da Toscana, acompanha uma escritora de São Francisco (interpretada por Diane Lane) que, após um divórcio ruim e férias de dez dias na Itália na Toscana, decide se mudar. Filmado na idílica cidade toscana de Cortona (que possui um museu etrusco), a ação principal ocorre em torno da reforma de sua casa de campo. Conhecida como Villa Laura na vida real, também é um local popular para casamentos.

A pitoresca Positano da Costa Amalfitana, onde casas coloridas ocupam precariamente a encosta, é outra locação cênica para o filme. Enquanto estiver em Positano, não deixe de passear pela cidade de Vespa, tomar um coquetel no terraço do hotel Le Sirenuse, pegar um barco para a vizinha Capri ou festejar na Music on the Rocks, que é uma balada localizada em uma caverna.

O Talentoso Ripley (1999)

O thriller psicológico do escritor e diretor Anthony Minghella, O Talentoso Ripley, retrata a Itália do final dos anos 60 em toda a sua elegante glória. Embora o clássico cult apresente, sem dúvida, um alto escalão - com Matt Damon como o camaleão Tom Ripley, Jude Law (Dickie), Gwyneth Paltrow (Marge), Cate Blanchett (Meredith) e o falecido Philip Seymour Hoffman (Freddie) - a Itália é a verdadeiro estrela. Veneza, Roma, Nápoles e Anzio (que funciona como San Remo) têm seu momento sob os holofotes do cinema. A Piazza Navona de Roma, a Escadaria Espanhola e a Piazza di Spagna são locais de destaque, assim como o Caffè Florian em Veneza, onde Marge ostenta um chique casaco de oncinha e um chapéu pillbox. Inaugurado em 1720, é o café mais antigo da Europa. Construído pelos arquitetos italianos Giuseppe Ponga e Cesare Rota, a famosa cafeteria apresenta obras de artistas do século XIX, banquetas de veludo vermelho, paredes revestidas com folhas finas de ouro e móveis de mármore.

A colorida ilha de Procida, na Baía de Nápoles, na Costa Amalfitana, é o local da fictícia vila de pescadores Mongibello (filmada na vila real de Corricella), onde Dickie e Marge residem. O que a pequena ilha não tem em tamanho, sobra em cultura. Intitulada de Capital da Cultura da Itália em 2022, o local de encontro de pescadores do século XVII que se tornou ponto turístico é uma lição de tradições e se move em um ritmo mais lento. Praias cênicas como Pozzo Vecchio, padarias clássicas e butiques repletas de artesanato local estão reservadas e, ao fundo de muitas fotos, o pitoresco Castello Aragonese surge visivelmente da água próximo à ilha vizinha de Ischia. Os cinéfilos observadores reconhecerão Procida do “O Carteiro e o Poeta” de 1994, indicado ao Oscar.

Uma Janela para o Amor (1985)

A capital renascentista de Florença é o centro das atenções em Uma Janela para o Amor, de Merchant-Ivory. Baseado no romance de 1908 de E.M. Forster, a história é sobre uma jovem, Lucy Honeychurch (Helena Bonham Carter), que viaja para a Itália durante a reprimida era eduardiana. Com vistas panorâmicas do rio Arno e da Ponte Vecchio, grande parte do filme gira em torno de seu tempo na fictícia Pensione Bertolini, que agora é o Hotel degli Orafi (e anteriormente Quisisana e Ponte Vecchio). Localizada no coração de Florença, a propriedade do século XII foi anteriormente um convento agostiniano e uma pensão. Com seus afrescos originais, interiores clássicos e vistas do Arno, não é de admirar que “Uma Janela para o Amor” tenha ganhado um Oscar de direção de arte em 1986.

As viagens de Lucy pela cidade a levam ao túmulo de Dante, à Villa di Maiano e à zona rural toscana de Fiesole, onde ela experimenta seu primeiro beijo. Com seus tetos pintados, tapeçarias antigas, lustres de vidro de Murano e jardins bem cuidados, a Villa di Maiano do século XV é o cenário favorito dos cineastas de Hollywood e o cenário perfeito para um casamento na Toscana.

Mais recente Próxima 6 destinos diferentes que vão te inspirar a viajar pelo mundo
Mais do Vogue

Cantora não revelou o motivo do procedimento

Pitty faz agradecimento após cirurgia de emergência

Paolla Oliveira está aprendendo a tocar chocalho

Namorando Diogo Nogueira, Paolla Oliveira mostra aula de chocalho: “Avançando”

Atriz compartilhou os registros nas redes sociais

Maisa Silva abre álbum do Rock in Rio Lisboa

Maíra Cardi expôs a nova tatuagem de seu marido

Thiago Nigro mostra tatuagem de casal que fez em homenagem à Maíra Cardi

Atriz compartilhou o vídeo nas redes sociais

Luma Costa posa de biquíni em viagem a St. Barths

Ex-jogadora de vôlei compartilhou os registros nas redes sociais

Jaqueline Carvalho posa com maiô vermelho e brinca: 'SOS Malibu'

Atriz compartilhou o registro nas redes sociais

Barbie Ferreira posa com camiseta favorita e cita Anitta

Modelo compartilhou o registro nas redes sociais

Bárbara Fialho posa em sauna: "Pra esfriar a cabeça"

Marina Sena publicou um vídeo de uma viagem romântica ao lado de Juliano Floss

Após assumir romance, Marina Sena posta vídeo de viagem com Juliano Floss

Fabiana Justus falou sobre os elogios que vem recebendo dos seguidores

Fabiana Justus agradece elogios após perder cabelo em meio a tratamento contra câncer
  翻译: