Negócios
Por


AZ Marias | São Paulo | N57 — Foto: Divulgação/@agfotosite
AZ Marias | São Paulo | N57 — Foto: Divulgação/@agfotosite

A indústria da moda cresce de maneira exponencial, com mudanças no ecossistema, promovendo ações na cadeia de produção para que o meio ambiente seja preservado.

Destaco aqui a Cartilha das Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil, produto digital e gratuito, criado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), produzido para apoiar os micros e pequenos negócios na produção sustentável. Trata-se de uma das ferramentas empregadas para fomentar práticas de responsabilidade na preservação dos recursos naturais ao produzir roupas calçados e acessórios. Enfatizo também alunos e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), grupo que desenvolveu o projeto Sustexmoda, com o objetivo de reutilizar resíduos, evitando que eles cheguem aos lixões.

Produção e consumo

Tornar a indústria têxtil, a segunda mais poluente do mundo, algo sustentável corresponde a um trabalho para todos nós. Temos falado, por exemplo, a respeito de consumo consciente, que traz para a roda debates sobre tipos de tecido usados, consumo excessivo, descarte irregular e produção em alta escala que não considera os danos ao planeta. Pensemos: ainda são 135 mil toneladas de resíduos têxteis descartados de maneira incorreta em aterros sanitários e no meio ambiente.

Segundo dados da pesquisa coordenada pela professora Francisca Dantas Mendes, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) o algodão, uma das principais matérias-primas do setor de vestuário é também um dos mais poluentes. Por quê? Em resumo, nas plantações, são utilizadas substâncias (pesticidas e fertilizantes) que intoxicam o solo, mananciais de água e comunidades.

Menos queimadas, menos resíduos têxteis

Na última edição da São Paulo Fashion Week, ocorrida em abril, marcas mostraram-se engajadas e comprometidas com pautas ambientais. Um exemplo é AZ Marias, criada em 2015 e que leva a assinatura de Cíntia Maria Félix. A marca apresentou nas passarelas da SPFW 2024 a coleção Florescer – Ato IV: Ar. Foram 25 looks que representaram a brisa, a nuvem e a fumaça, inspiradas na cultura afro-brasileira, com foco em corpos reais e apelo sustentável. A grife uniu-se ainda à Inóbvia, fabricante de bolsas 100% brasileira, sem origem animal, e à Veja, marca de vestuário para os pés, que traz, em suas composições, calçados de algodão orgânico e borracha amazônica. Trabalho coletivo em prol de uma moda consciente.

AZ Marias | São Paulo | N57 — Foto: Divulgação/@agfotosite
AZ Marias | São Paulo | N57 — Foto: Divulgação/@agfotosite

Em uma fala impactante nas redes sociais, Cíntia dividiu com sua audiência práticas de sustentabilidade, orientando, de modo didático, sobre a nossa responsabilidade ao escolher o que vestir. Em uma das publicações, ela fala sobre as três peças do dia a dia que mais usam água em sua produção, a saber: o tênis (média de 5 mil litros), a calça jeans (de 3 a 5 mil litros) e a camiseta básica (média de 3 mil litros). Pensando na água como um importantíssimo recurso natural, o uso de fibras de bambu e provenientes de garrafas pet são opções para a produção consciente.

As peças de AZ Marias são fabricadas sem químicos danosos, além de buscarem impacto positivo no que se compreende por diversidade e pertencimento. Cíntia mobiliza e celebra inspirações ancestrais, maternas e futuristas. Sendo a potência que é, ela resume, na frase a seguir, o que chamo de responsabilidade social e resistência: “Quando todos dizem não, eu digo sim!”.

Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.

Mais recente Próxima Redes sociais e Madonna: uma reflexão sobre o ódio online enfrentado por mulheres de sucesso
Mais do Vogue

Ator está cumprindo agenda de trabalhos em Sardenha

Cauã Reymond tieta Naomi Cambpell em evento de Alta Moda na Itália

Cantora aproveitou tarde ensolarada para renovar o bronzeado

Maiara posa de biquíni na beira da piscina para curtir tarde de sol

Influenciadora arrancou suspiros nas redes sociais

Letticia Munniz esbanja beleza em praia paradisíaca

Influenciadora compartilhou os registros nas redes sociais

Gkay abre álbum de viagem a Turquia

Influenciadora publicou sequência de vídeos na academia

Aline Gotschalg sua a camisa em rotina de treinos e exibe resultados de exercícios

Primeira-dama cria iniciativa para direcionar recursos para pesquisas e políticas públicas para saúde feminina

Estrela da edição de agosto da Vogue América, Jill Biden sai em defesa das mulheres

Influenciadora publicou diversos cliques com amigos e ao lado do namorado, Pipo Marques

Mari Gonzalez abre álbum de fotos do mês de junho: "Teve de tudo um pouco"

Skatista publicou clique em frente ao espelho da academia

Letícia Bufoni posa com look fitness all red para iniciar rotina de treinos

O cinto em destaque virou acessório indispensável para a cantora - nos palcos e fora dele

Esse é o truque de styling favorito de Dua Lipa no momento

A lei passa a exigir que estabelecimentos com bebidas alcóolicas à venda tenham placas com a mensagem: “Kits de teste de drogas disponíveis aqui. Peça detalhes a um membro da equipe"

Nova lei da Califórnia exige que bares e baladas ofereçam dispositivos de teste de drogas
  翻译: