É possível mover o conteúdo do seu site usando a ferramenta de exportação.
O conteúdo será baixado em um arquivo XML (usado para transportar dados) que você pode usar para importar para outro site do WordPress.com, outro host do WordPress ou até mesmo outra plataforma.
O arquivo XML (que também pode se chamar WXR ) contém seus posts, páginas, comentários, categorias, tags, e links para imagens. Ele não inclui o design, os temas e os plugins do site, mas é possível usar um plugin de migração para isso.
Neste guia
Antes de exportar o conteúdo:
- Certifique-se de que o site está definido como público em Configurações → Geral para que as imagens sejam transferidas.
- Limpe tudo o que puder, removendo páginas de rascunho que não forem necessárias para que o arquivo seja o menor possível.
- Revise e exclua comentários marcados como spam. Se houver comentários pendentes, aprove ou exclua-os.
Para criar um arquivo de exportação com o conteúdo do site, siga estas etapas:
- Acesse Ferramentas → Exportar:
- Selecione o botão Exportar tudo.
- Para exportar somente um tipo específico de conteúdo, clique na seta ao lado do botão Exportar tudo e faça sua seleção com base em posts, páginas ou feedback, e clique em Exportar conteúdo selecionado.
- Aguarde até que a exportação seja processada (você pode navegar em outras telas enquanto isso). Quando estiver tudo pronto, clique em Download ou envie o link para seu e-mail.
- Você receberá um arquivo
.zip
contendo um arquivo.xml
para salvar no seu computador. Ele contém seus posts, páginas, comentários, categorias, tags e referências para as imagens do seu site.- Sites muito grandes podem ter mais de um arquivo XML para garantir que o processo de exportação seja rápido e bem-sucedido. Ao importar para outro site, você precisará descompactar o arquivo e importar cada um dos arquivos
.xml
individualmente.
- Sites muito grandes podem ter mais de um arquivo XML para garantir que o processo de exportação seja rápido e bem-sucedido. Ao importar para outro site, você precisará descompactar o arquivo e importar cada um dos arquivos
Se você vai mudar de host, é possível redirecionar o endereço do seu site do WordPress.com (como seusite.wordpress.com
) e de todos os links permanentes para o novo nome de domínio com um Redirecionamento de site.
Uma exportação XML pode mover imagens e outras mídias. No entanto, é importante lembrar que eles não contêm os arquivos de imagens e mídias. Eles contêm os links para esses arquivos, que serão transferidos para o novo site após a importação do XML.
Por isso, o site exportado precisa ser publicamente acessível. Esse processo pode levar algumas horas dependendo de quantos arquivos você tem.
Se você quer excluir o conteúdo (ou todo o site), é importante aguardar até que todos os arquivos sejam importados para o novo site.
Ao exportar o site para outro host, seus assinantes e seguidores não serão exportados. No entanto, se for um site auto-hospedado do WordPress, é possível migrar os seguidores instalando o plugin gratuito do Jetpack e usando a Ferramenta de migração de seguidores.
Muitas outras plataformas são compatíveis com arquivos XML. Se o site para o qual você quer mudar aceita importações de XML, é possível migrar o conteúdo do seu site do WordPress.com para um site que não é do WordPress pelo mesmo processo descrito acima.
É possível usar o plugin All-in-One WP Migration para mover um site do WordPress.com incluindo plugins, temas e usuários. Esta opção está disponível para migrar para um site auto-hospedado do WordPress.org, para outro site do WordPress.com compatível com plugins e para sites de testes/locais.
- Um site do WordPress.com compatível com plugin com nosso plano Pro (ou planos Negócios ou eCommerce legados).
- Um site com menos de 2 GB de tamanho (para usar a versão gratuita do All-in-One WP Migration) ou a extensão ilimitada.
- Instale e ative o plugin All-in-One WP Migration no site WordPress.com que você quer exportar.
- Acesse All-in-One WP Migration → Exportar.
- Se você estiver usando o mesmo nome de domínio no novo site, não precisará usar a funcionalidade encontrar e substituir em All-in-One WP Migration → Exportar. Mas, caso esteja mudando o nome de domínio, digite o nome atual no campo Encontrar e o novo domínio no campo Substituir por. Depois, gere o arquivo de exportação.
- Clique em Exportar para e escolha a opção Arquivo. Os outros métodos não são gratuitos, enquanto a opção Arquivo está disponível na versão gratuita do All-in-One WP Migration.
- Quando o arquivo estiver preparado, clique na opção de download para salvá-lo no seu computador. Ele estará em um formato
.wpress
e poderá ser importado para o seu novo site pelo plugin All-in-One WP Migration.
Se você estiver importando para um site do WordPress.com, clique aqui para ver as próximas etapas.
Para fazer download das suas imagens e outros arquivos de mídia para seu computador, você pode usar a opção Exportar biblioteca de mídia, localizada em Ferramentas → Exportar.
Sua biblioteca de mídia será baixada como um arquivo .tar. No Mac OS X, você pode descompactar esse arquivo com um clique duplo no ícone. No Windows, talvez seja necessário fazer download de um programa como o 7-Zip.
Se a sua biblioteca de mídia for muito grande e/ou sua conexão for lenta, o download pode ultrapassar o tempo limite antes de ser concluído. Se o seu navegador for compatível com a retomada de um download com falha, você poderá simplesmente continuá-lo sem precisar começar do zero.
Não é possível importar os arquivos de mídia baixados dessa forma para outro site do WordPress. Se quiser migrar seus arquivos de mídia para outro site, é melhor usar a opção de exportação tradicional descrita acima.
⚠️
No momento, essa funcionalidade não está disponível nos sites com plugins instalados. Como alternativa, faça o download do backup do seu site, já que ele contém todos os arquivos de mídia.
Você pode receber uma mensagem de erro ao tentar exportar o conteúdo do seu site. Isso pode acontecer se os arquivos forem muito grandes. Para resolver essa questão, exporte algumas seções por vez. Se o site tem vários autores, exporte os posts por autor ou data.
Os filtros incluem opções para exportar por autor, data, categoria e status (publicado, rascunho, revisão pendente, agendado, particular ou spam). Você pode usar mais de um filtro por vez e exportar seus posts e páginas separadamente.
Se você ainda tiver problemas, tente desativar os plugins do site (eles não estarão no arquivo, de qualquer forma) e excluir spam e comentários pendentes para se livrar do que você não precisa.
Se o seu site estiver hospedado aqui no WordPress.com, todos os backups necessários serão de nossa responsabilidade. Se um meteoro enorme atingisse os servidores do WordPress.com e os destruísse completamente, todos os seus dados ainda estariam seguros e seria possível colocar seu site no ar em até três dias (após a situação do meteoro ser resolvida, é claro).
Contudo, se você deseja fazer backup do conteúdo do seu site manualmente, basta usar a opção Exportar, descrita acima. Essa é uma boa ideia, principalmente se você atribuiu usuários adicionais ao seu site. Os editores e administradores têm a capacidade de excluir todos os posts ou páginas e não há formas de recuperar os materiais removidos do seu site por eles.
Se o seu site tem um plano WordPress.com Pro, faça download de backups e restaure o site para qualquer ponto anterior.