O WordPress.com oferece diferentes funções de usuários para controlar o que pode ou não ser feito no site. Neste guia você verá quais são elas e as tarefas que um usuário do site com determinada função pode realizar.
Neste guia
Veja um breve resumo de cada função, com descrições detalhadas mais adiante na página:
- Administrador: o nível de permissão mais elevado. Os administradores podem acessar quase tudo.
- Editor: tem acesso a todos os posts, páginas, comentários, categorias e tags, e pode fazer upload de mídias.
- Autor: pode escrever, fazer upload de mídias e editar e publicar os próprios posts.
- Colaborador: não tem permissão para publicar ou fazer uploads, mas pode escrever e editar os próprios posts antes de serem publicados.
- Assinantes por e-mail: pessoas que assinaram o seu site por e-mail. Elas podem ou não ter conta no WordPress.com.
- Seguidor: assinantes por e-mail com endereço de e-mail vinculado a uma conta do WordPress.com.
- Leitor: disponível apenas para sites privados. Pode ler e comentar em posts e páginas.
Cada função de usuário pode desempenhar todas as atividades de uma função que tenha menos permissões. Ou seja, os editores podem fazer tudo que os autores fazem, os autores podem fazer tudo o que os colaboradores fazem, e assim por diante.
As seguintes funções de usuários podem ver as estatísticas: administradores, editores, autores e colaboradores. Em sites compatíveis com plugin, você precisa ativar as permissões para que outras funções além de administrador possam visualizar as estatísticas. Para fazer isso, acesse Jetpack → Configurações → Tráfego → seção Estatísticas do Jetpack.
Ao instalar o WooCommerce, duas outras funções de usuários são criadas: cliente e gerente da loja. Veja mais informações sobre elas na documentação do WooCommerce.
Outros plugins também podem criar funções de usuários adicionais. Verifique a documentação do plugin para obter mais informações.
Um administrador (ou admin) tem plenos poderes sobre o site. Essa função tem permissão para fazer tudo o que estiver relacionado à administração do site*. Essa também é a única função que pode ver a receita do WordAds e gerenciar as configurações de anúncios.
Os administradores podem criar mais administradores, convidar novos usuários, remover os existentes e alterar funções de usuários. Eles têm o controle total sobre posts, páginas, arquivos enviados, comentários, configurações, temas, plugins, importações e exportações.
Nada relacionado à administração do site é proibido para os administradores, nem mesmo excluir o site por inteiro*.
*Alguns limites para os administradores
- Apenas o proprietário do site (o usuário que o criou) pode transferir a titularidade do site para outro administrador.
- Embora os administradores possam adquirir um plano do WordPress.com e registrar um domínio, eles não podem acessar as compras e os dados de pagamento armazenados que tenham sido criados por outros administradores ou pelo proprietário do site.
- Os sites com um plano do WordPress.com ativo não podem ser excluídos sem que o plano seja cancelado primeiro. Sendo assim, se o administrador não for o proprietário do plano no site, ele não poderá exclui-lo.
Um editor pode criar, editar, publicar e excluir qualquer post ou página (não só deles), bem como moderar comentários, fazer upload na biblioteca de mídia e gerenciar categorias, tags e links.
Um autor pode criar, editar, publicar e excluir somente seus próprios posts, bem como fazer upload de arquivos e imagens. Autores não têm permissão para criar, modificar ou excluir páginas, nem podem modificar posts de outros usuários. Eles podem editar comentários feitos em seus posts.
Um colaborador pode criar e editar apenas os próprios posts, mas não pode publicá-los. Depois que um colaborador finaliza ou revisa um post, o proprietário do site ou um administrador pode avaliá-lo antes de publicar. Colaboradores não podem fazer upload de arquivos ou de imagens.
Depois que o post for aprovado e publicado por um administrador, o colaborador não poderá mais editá-lo. No entanto, o autor do post ainda será o colaborador, e não o administrador que o publicou.
Assinantes por e-mail são pessoas que assinaram o seu site por e-mail. Elas podem ou não ter conta no WordPress.com.
Para incentivar mais pessoas a seguir você, adicione um bloco de assinatura em uma posição de destaque no seu site.
Você também pode importar seus assinantes por e-mail de outra plataforma.
Seguidores são assinantes por e-mail com endereço de e-mail vinculado a uma conta do WordPress.com.
Seguidores não tem privilégios de edição no site, mas podem receber atualizações quando um novo post é publicado. Eles só podem publicar comentários se a função estiver ativada, embora não precisem ser seguidores para isso.
Se o site for público, qualquer pessoa poderá segui-lo, mas também é possível enviar convites para pessoas específicas com quem você quer compartilhar seu site.
Se seu site for privado, ninguém poderá segui-lo, a menos que você o convide especificamente, e então a pessoa se torna um leitor.
Leitores podem apenas visualizar os sites privados. Assim como os seguidores, os leitores não têm privilégios de edição. Tudo o que podem fazer é ler o site privado para o qual foram convidados e deixar comentários (se essa funcionalidade estiver ativada).
Se alguém for seguidor do seu site público e você mais tarde o definir como privado, o seguidor não passará a ser um visitante automaticamente. Os leitores sempre precisam ser especificamente convidados.
Ao adicionar qualquer uma das funções de usuários acima, é possível sinalizar quem não faz parte de sua organização, como os usuários que são prestadores de serviços, freelancers, consultores ou representantes de agências.
Essa caixa de seleção não altera as permissões do usuário. É apenas uma forma de acompanhar as atividades dos usuários que não fazem parte da sua organização.
Você verá o usuário adicionado com o rótulo Prestador de serviço assim como nesta captura de tela: