Pular para o conteúdo principal

Quando é a melhor época para viajar para a República Tcheca?

Orientações de viagem

As informações contidas nesta página têm como base médias históricas e podem não refletir as condições atuais. Por favor, verifique com as autoridades locais as orientações de viagem mais recentes.

Leia mais

A melhor época para visitar a República Tcheca é durante a primavera (do início de abril a meados de maio) ou o outono (do final de setembro a meados de novembro). Normalmente, essas estações apresentam temperaturas amenas e as cidades não ficam tão cheias.

Na primavera, os dias são mais longos e geralmente são mais secos até o final de maio. As temperaturas podem variar bastante, entre 9°C e 20°C, então não se esqueça de levar roupas tanto para o frio quanto para o calor. Ainda assim, se você for visitar as cidades de Praga, Pilsen e Český Krumlov, vai encontrar temperaturas mais agradáveis. Maio é o mês mais bonito e movimentado do ano, com a floração e os festivais, como o Festival de Primavera de Praga e o Czech Beer Festival.

Depois do verão quente, o clima mais ameno (entre 14°C e 19°C) geralmente se estende até o começo de outubro. Essa época é perfeita para relaxar nas antigas estâncias termais, como Karlovy Vary, bem como explorar as florestas de Boêmia Ocidental. No outono, você também pode se divertir em eventos como o Dvorak Prague Festival e os festivais da colheita do vinho em vários lugares. Lá pela a metade de outubro, acontece uma grande queda na temperatura e começa a chover com mais frequência, por isso não se esqueça da sua capa de chuva e não deixe de levar roupas quentinhas.

Previsão do tempo do mês e dicas de viagem para a República Tcheca

Se você não é intimidado pelos dias mais curtos e o frio cortante, visitar a República Checa em janeiro pode ser uma experiência única. Para começar, as ruas das maiores cidades do país, como Praga e Brno, ficam bem tranquilas depois das festas de final de ano. Isso quer dizer que você pode visitar as atrações mais famosas da cidade sem ter que enfrentar longas filas, além de poder aproveitar diárias mais baratas. Entretanto, fique de olho, porque alguns lugares fecham no dia 1° de janeiro, já que o dia é considerado um feriado nacional.

O Festival de Inverno de Bohemia - uma celebração com ópera, balé e música clássica -acontece nos primeiros dias do mês, nas belas casas de ópera da capital, como o The National Theater e o famoso Dvorak Hall of the Prague Rudolfinum. Você também planejar sua viagem para que a data coincida com o Dia de Reis no dia 6 de janeiro, que encerra as festas de natal com corais, sons de sinos e a distribuição de presentes para os mais pobres. Mas não subestime o frio, porque com uma média de temperatura de -1°C você vai precisar levar casacos impermeáveis e várias roupas quentinhas.

2°C

Máx.

-2°C

Mín.

15 dias

Chuva

Em fevereiro, pode nevar a qualquer momento. O clima não muda muito em relação às temperaturas negativas de janeiro. Como também não tem muito sol, é muito importante levar roupas mais quentes de inverno. Se você gosta de atividades ao ar livre, fevereiro é com certeza a melhor época para esquiar e praticar snowboard na República Tcheca. Você pode se aventurar nas pistas de esqui de Špindlerův Mlýn e Keilberg, que são ideais tanto para quem está no nível iniciante quanto no intermediário. Mas se você não gosta de esquiar, você pode aproveitar as fontes termais das estâncias termais, como Karlov Vary e Marianske Lazne, com bate e volta a partir de Praga.

O evento mais importante do mês é o Bohemian Carnevale, também conhecido como Masopust. Celebrando o início da Quaresma, o carnaval inclui desfiles de máscara e música ao vivo, bem como comidas, bebidas e danças o dia inteiro. Com duração de 5 dias, a festa ocorre em Praga e outras áreas da Boêmia, como Český Krumlov. Além disso, a cidade de Praga sedia o The International Festival of Wind Orchestras em diversas datas em meados de fevereiro.

2°C

Máx.

-3°C

Mín.

13 dias

Chuva

Quando a primavera chega, a paisagem campestre do país começa a ser tomado pelo verde. Ainda assim, você ainda pode sentir um pouco de frio até o final de março, quando as temperaturas podem chegar a 11ºC durante o dia, sendo que a temperatura pode ser mais baixa em lugares mais altos e nevar bastante. Então, não se esqueça de levar um casaco grosso e um moletom para ficar confortável, além de óculos escuros para usar quando o tempo estiver aberto.

Março também coincide com não apenas um, mas dois festivais de filmes na capital tcheca. O Febiofest mostra trabalhos novos de cineastas internacionais, enquanto o One World International Human Rights Film Festival exibe documentários sobre questões sociais, estilo de vida e meio ambiente. Ambos os festivais começam em Praga e depois partem para outras regiões do país.

9°C

Máx.

1°C

Mín.

14 dias

Chuva

Além disso, março atrai mais turistas por conta dos seus dias mais longos, quentes e ensolarados. Mas em abril, as chuvas são mais frequentes na República Tcheca, podendo nevar às vezes, então é bom se agasalhar quando for fazer atividades ao ar livre. A temperatura máxima pode chegar a 15ºC no final do mês, enquanto a mínima raramente fica abaixo dos 5ºC.

O final de semana da páscoa também ocorre em abril, com jogos e atividades para a família na Segunda de Páscoa. Essa é uma ótima época para comprar souvenirs nos mercados de páscoa de Praga, bem como provar pratos internacionais no Festival de Comida de Rua que acontece anualmente. Você ainda pode visitar no final do mês para conhecer o Pálení čarodějnic, o Festival de Queima das Bruxas, que acontece nas colinas por todo o país no dia 30 de abril. Hoje em dia, o povo tcheco se reúne para ver bonecos vestidos de bruxa queimando nas fogueiras enquanto desfruta de uma comida saborosa e atividades para toda a família.

14°C

Máx.

5°C

Mín.

13 dias

Chuva

Maio é o mês mais agitado do ano na República Tcheca, já que é uma época mais quente, com as florações e diversos festivais importantes em Praga. Você pode vestir um casaco leve ou apenas uma blusa nos dias mais quentes, mas fique de olho nas quedas de temperatura, principalmente em regiões mais altas, como Pilsen.

A sequência de grandes eventos começa com a Maratona de Praga no início de maio. Você pode participar da corrida ou torcer com a multidão. Depois disso, você pode ficar na região para aproveitar o festival mais importante do ano, o Festival de Primavera de Praga, que ocorre de meados de maio ao início de junho. Este festival de música internacional apresenta o melhor da música clássica em diferentes teatros e igrejas por pela capital. Durante esse mesmo período, você pode ver peças de teatro e comédia no Prague Fringe Festival, se divertir no Czech Beer Festival e no Prague Food Festival no último final de semana de maio.

18°C

Máx.

9°C

Mín.

14 dias

Chuva

Se quiser aproveitar o clima quente sem as multidões, então junho é a melhor opção para você viajar para a República Tcheca. As multidões dos festivais de maio já vão ter ido embora e os estudantes ainda não vão ter chegado na cidade. As temperaturas ficam em torno de 15ºC durante o dia, então você pode explorar as belas cidades como Brno, Olomouc e Praga tranquilamente, bem como visitar os beer gardens e apreciar a paisagem. No entanto, pode haver chuvas e trovoadas, por isso é melhor levar uma jaqueta impermeável leve.

Em comparação com maio, Praga em junho tem menos festivais depois que o Festival de Primavera termina. Mesmo assim, têm muitas coisas para se fazer em outros lugares, então você tem motivo de sobra para explorar fora da capital. Na cidade de Český Krumlov, o Festival das Rosas com tema medieval tem duração de 3 dias e apresenta desfiles de fantasias, música tradicional, teatro de rua e duelos de espadas. No final do mês também ocorre o Festival da Música de Câmara na propriedade do belíssimo castelo renascentista.

22°C

Máx.

12°C

Mín.

15 dias

Chuva

O mês mais quente do ano na República Tcheca se dá em meio à alta temporada, então você pode esperar temperaturas altas e muitos outros turistas em cidades como Praga e Brno. É por isso que julho é o mês perfeito para explorar os destinos mais desconhecidos da República Tcheca, como Ostrava, Telč e o Parque Nacional Krkonoše, bem como admirar a beleza encantadora da natureza por todo lugar. A máxima durante o dia geralmente atinge a casa dos 20ºC, podendo às vezes passar dos 30ºC. Então, não esqueça dos óculos escuros e do protetor solar.

Os feriados nacionais ocorrem nos dias 5 e 6 de julho, e por isso algumas lojas podem estar fechadas. Você também pode desfrutar de eventos locais por todo o país, sendo que alguns duram poucos dias ou até mesmo semanas. Český Krumlov é o Festival de Música Internacional de 3 semanas que apresenta concertos de música clássica e shows ao vivo com música folclórica, soul e jazz. Já o Colors of Ostrava é um festival de música que abrange vários gêneros e conta com artistas internacionais, enquanto o Festival Internacional de Filmes de Karlovy Vary atrai multidões e estrelas de cinema famosas para assistir a mais de 200 filmes novos na primeira semana de julho.

26°C

Máx.

15°C

Mín.

15 dias

Chuva

O mês de agosto é quente e úmido, e a temperatura durante o dia gira em torno de 20ºC, enquanto a máxima pode passar dos 30ºC. Nessa época, multidões tomam conta de Praga e outros destinos populares ao redor da Boêmia. Portanto, se você quiser algo mais tranquilo, o melhor é explorar o leste da Morávia. Você pode visitar Brno, a segunda cidade mais populosa da República Tcheca, cuja região histórica é repleta de castelos, igrejas e palácios muito bem preservados.

Você também pode incluir no seu roteiro conhecer um dos diversos festivais que acontecem por toda a República Tcheca em agosto. Em Praga, você tem poucos dias de folga entre os desfiles coloridos da Parada do Orgulho LGBT e as acrobacias, shows de cabaré e comédias do International Festival of New Circus and Theatre, que dura até o final do mês. Já na Morávia, o Moravian Castles Music Festival dura 2 semanas, e você pode assistir concertos de música clássica em castelos medievais e ainda beber vinhos locais. No início de agosto, Brno também recebe o Campeonato Mundial de Motovelocidade, que ocorre anualmente.

25°C

Máx.

15°C

Mín.

14 dias

Chuva

Depois de 3 meses de calor e umidade, setembro traz temperaturas mais amenas e menos chuva. Também é um mês muito mais tranquilo, já que a maioria dos mochileiros, estudantes e grupos escolares já foram embora. Por isso, você não vai precisar esperar tanto para poder visitar as atrações mais famosas das cidades principais e também não vai precisar passar pelo desconforto do calor.

O tempo mais seco é um ótimo motivo para viajar para fora de Praga. Alugar um carro é a opção mais fácil, pois assim você terá fácil acesso às estâncias termais, como Karlovy Vary, famosa por suas fontes e spas termais cheios de minerais. Você ainda vai poder visitar os parques nacionais, como o Parque Nacional da Suíça Boêmia, famoso por sua formação rochosa, a Pravcicka Gate. Essa também é a época da colheita do vinho na Morávia, comemorada em grande estilo com desfiles de tema medieval, torneios de justa, música ao vivo e, claro, degustações de vinhos nas cidades de Mikulov e Znojmo. Em Praga, o Dvořák Prague International Music Festival oferece 2 semanas dedicadas aos clássicos de Antonín Dvořák.

19°C

Máx.

10°C

Mín.

12 dias

Chuva

O outono na República Tcheca também não decepciona. Logo de início, você vai notar a mudança das cores da folhagem, seguido pelas geadas de manhã, até chegar no final do mês, onde as temperaturas chegam a 5ºC. Entretanto, a maioria dos dias é mais quente, com médias chegando aos 11ºC. Leve uma jaqueta impermeável se você visitar o país em outubro, pois os dias chuvosos são mais frequentes.

Nessa época do ano, os parques e jardins de Praga ficam cobertos pelas cores do outono Você pode passar a tarde explorando esses locais antes de ir contemplar as copas multicoloridas das árvores a partir do topo da Torre de Vigia Petřín. Enquanto estiver na capital, você pode desfrutar da cultura local no Strings of Autumn Festival ou no Signal Light Festival, onde você pode ver as atrações mais famosas de Praga com uma iluminação espetacular. O único grande evento de outubro é no feriado do dia 28, o Dia da Independência da Thecoslováquia (antigo nome do país), que se tornou independente em 1918.

13°C

Máx.

6°C

Mín.

13 dias

Chuva

Em novembro, o clima frio do outono começa a dar lugar a elementos com mais cara de inverno. Mas, se você tiver coragem de encarar temperaturas de 1 a 5°C, este é um ótimo período para encarar umas férias tranquilas e românticas. Como o mês tem uma grande probabilidade de chuva e neve, é importante levar roupas impermeáveis e um par de botas resistentes.

Mas nevar bastante também significa que você pode ver várias paisagens pitorescas, principalmente em cidades pequenas, como Kutna Hora, Karlovy Vary e Český Krumlov, que ficam a poucas horas de carro de Praga. No dia primeiro se comemora o Dia de Todos os Santos, então alguns lugares podem fechar. Já o final do mês marca a abertura dos belos mercados de natal da capital. As barraquinhas de madeira são montadas nas praças da cidade e vendem artesanato tradicional, comidas da época e vinho quente. Por falar em vinho, Český Krumlov comemora seu próprio festival do vinho no dia 11 de novembro, realizado em homenagem a São Martinho.

8°C

Máx.

3°C

Mín.

14 dias

Chuva

Em dezembro, a República Tcheca se transforma no mundo das maravilhas do inverno. Os dias são mais frios, escuros e com mais neve, mas se iluminam com os mercados mágicos de natal pelas cidades de todo o país. Você pode vestir várias camadas de roupa para enfrentar as temperaturas abaixo de zero, além de se aquecer com um copo de svařák (vinho quente) enquanto visita as barraquinhas.

Os mercados de natal podem ser vistos em Brno, Olomouc e Český Krumlov, mas o de Praga é com certeza o mais grandioso. Esses mercados são instalados nas praças centrais, todos com decorações tradicionais, vendendo belos artesanatos de natal, além de comidas e bebidas quentes. Você também pode incluir no seu roteiro uma visita ao Natal de Praga, quando um coral internacional canta na Praça da Cidade Velha, ou a Véspera de São Nicolau (5 de dezembro), quando homens vestidos de santos, anjos e demônios andam pelas ruas distribuindo doces para as crianças que se comportaram bem e carvão para aquelas que não se comportaram. Depois do feriado do natal (de 24 a 26 de dezembro é feriado nacional), o ano termina com uma queima de fogos espetacular em Praga, no dia 31 de dezembro.

3°C

Máx.

-1°C

Mín.

16 dias

Chuva

Clima e temperatura na República Tcheca

Como a República Tcheca é pequena, boa parte do país apresenta o mesmo padrão de temperatura. Na primavera o clima é ameno e ensolarado, enquanto no começo do outono é um pouco mais quente. Somente no final de outubro é que as temperaturas começam a cair drasticamente pelo país. Por estar cercada por montanhas baixas, Praga e outros destinos na Boêmia Ocidental também enfrentam muita chuva no final do outono, então uma boa dica é levar uma capa de chuva e roupas quentinhas.

Nos dias de sol, a melhor forma de apreciar a paisagem é fazendo um bate e volta para o interior. Se você não tiver muito tempo, visite os jardins verdes e as ruas medievais de Praga enquanto contempla as fachadas góticas dos pontos turísticos, como a Catedral de São Vito. Český Krumlov, famosa pelo seu castelo renascentista na colina, também é uma cidade que vale a pena encaixar no seu roteiro.

jan. fev. mar. abr. mai. jun. jul. ago. set. out. nov. dez.
Praga Máx. 3°C 3°C 10°C 15°C 19°C 22°C 26°C 25°C 19°C 14°C 9°C 5°C
Mín. -1°C -3°C 1°C 5°C 9°C 12°C 15°C 14°C 11°C 6°C 4°C 0°C
Chuva 15 dias 14 dias 14 dias 13 dias 15 dias 15 dias 16 dias 14 dias 13 dias 13 dias 15 dias 16 dias
Brno Máx. 2°C 3°C 9°C 15°C 19°C 23°C 26°C 25°C 19°C 13°C 9°C 3°C
Mín. -2°C -3°C 1°C 5°C 10°C 13°C 16°C 15°C 11°C 7°C 3°C -1°C
Chuva 15 dias 14 dias 14 dias 13 dias 15 dias 15 dias 16 dias 14 dias 13 dias 13 dias 15 dias 16 dias

Dados climáticos fornecidos pela Forecast.io

Custo da estadia na República Tcheca

Quer planejar bem sua viagem? Aqui, você descobre o custo médio da acomodação por diária na República Tcheca.

    0 54 108 162 216
  • HK$ 780 jan.
  • HK$ 805 fev.
  • HK$ 895 mar.
  • HK$ 931 abr.
  • HK$ 1.114 mai.
  • HK$ 962 jun.
  • HK$ 935 jul.
  • HK$ 930 ago.
  • HK$ 958 set.
  • HK$ 993 out.
  • HK$ 879 nov.
  • HK$ 1.198 dez.
    0 54 108 162 216
  • HK$ 716 jan.
  • HK$ 759 fev.
  • HK$ 785 mar.
  • HK$ 840 abr.
  • HK$ 986 mai.
  • HK$ 869 jun.
  • HK$ 900 jul.
  • HK$ 880 ago.
  • HK$ 805 set.
  • HK$ 828 out.
  • HK$ 739 nov.
  • HK$ 1.149 dez.
    0 54 108 162 216
  • HK$ 202 jan.
  • HK$ 201 fev.
  • HK$ 271 mar.
  • HK$ 273 abr.
  • HK$ 379 mai.
  • HK$ 313 jun.
  • HK$ 326 jul.
  • HK$ 305 ago.
  • HK$ 273 set.
  • HK$ 282 out.
  • HK$ 244 nov.
  • HK$ 377 dez.
    0 54 108 162 216
  • HK$ 1.318 jan.
  • HK$ 1.375 fev.
  • HK$ 1.160 mar.
  • HK$ 1.103 abr.
  • HK$ 1.191 mai.
  • HK$ 1.078 jun.
  • HK$ 1.169 jul.
  • HK$ 1.153 ago.
  • HK$ 1.080 set.
  • HK$ 1.133 out.
  • HK$ 1.172 nov.
  • HK$ 1.743 dez.
    0 54 108 162 216
  • HK$ 621 jan.
  • HK$ 648 fev.
  • HK$ 677 mar.
  • HK$ 676 abr.
  • HK$ 737 mai.
  • HK$ 707 jun.
  • HK$ 757 jul.
  • HK$ 753 ago.
  • HK$ 700 set.
  • HK$ 739 out.
  • HK$ 669 nov.
  • HK$ 814 dez.

Os melhores lugares para visitar na República Tcheca

Saiba quais cidades, lugares para visitar e coisas para fazer são os mais procurados na República Tcheca!

O que outros viajantes dizem sobre a experiência deles na República Tcheca

  翻译: