A informação desta página baseia-se no histórico ao longo do tempo e pode não refletir as condições atuais. Por favor, consulte as autoridades locais para as recomendações de viagem mais recentes.
Saiba maisA melhor altura para visitar Itália é durante a primavera, deabril a junho, ou no outono, entre setembro e outubro.
A visita durante estes períodos intermédios permite-lhe explorar o país e as suas diversas regiões, com temperaturas moderadas e, muitas vezes, com menos turistas do que na época alta de verão. A primavera oferece muitos festivais em todo o país e as regiões rústicas alpinas começam a mostrar as suas flores silvestres vividamente coloridas. Em abril, assista às inúmeras festividades relacionadas com a Páscoa, que incluem insólitos torneios medievais de justas. O outono traz uma série de maravilhosos festivais gastronómicos, e o tempo de colheita significa que poderá saborear vinhos e trufas produzidos na hora. Durante o outono, aproveite o glamour dos principais festivais de cinema em Veneza e Roma ou visite as praias do sul para aproveitar o último clima quente.
Mais sobre a melhor altura para visitar Itália
Previsões meteorológicas mensais e dicas de viagem sobre a Itália
Janeiro é o mês mais frio em Itália, portanto, em qualquer parte do país que visite, não se esqueça de se vestir apropriadamente para o clima de inverno. No norte, a temperatura média tende a ficar entre 4°C e os 7°C, enquanto as regiões central e do sul sobem até aos 14°C. O ano novo chega com mais feriados nacionais, portanto note que muitas empresas locais estarão fechadas durante a primeira semana do mês.
As celebrações de Natal seguem para o novo ano, com as celebrações da Epifania (conhecidas como La Befana) realizadas no dia 06 de janeiro. As festividades variam entre as cidades, algumas das melhores ocorrem em Veneza e Urbania, na região de Marche. Janeiro é uma ótima altura para esquiar em Itália, com muitos dos melhores resorts dos Alpes e das Dolomitas menos lotados do que na época alta. A Festa de Santo António Abade ocorre no dia 17 de janeiro em muitas cidades do norte e centro da Itália. Espere muitas fogueiras, danças e brindes ao santo padroeiro dos talhantes, animais domésticos, cesteiros e coveiros.
9°C
Máxima
2°C
Mínima
12 dias
Precipitação
Em fevereiro, as temperaturas começam a subir, mas certamente ainda é um clima merecedor de casaco em todo o país. A época de esqui atinge o pico em conjunto com as férias escolares, portanto, é expectável que as pistas estejam mais cheias. As temperaturas em todo o país variam de 0°C na região norte dos Alpes a 15°C no sul, tipicamente mais ensolarado.
Em fevereiro, há uma festa que se destaca mais do que qualquer outra, o Carnaval. Embora muitas cidades realizem estas celebrações pré-quaresma, a oferta de Veneza é de longe a mais famosa. A Cidade Flutuante transforma-se num teatro ao ar livre, cheio de máscaras elaboradas, mantos elegantes e bailes de carnaval luxuosos com jantar e entretenimento. Outros carnavais notáveis são realizados em Viareggio, Verona e Ivrea, que realiza uma gigantesca luta de alimentos conhecida como A Batalha das Laranjas. Se preferir não brincar com comida, vá até Umbria, na cidade de Norcia, para experimentar um pouco de tartufo nero (trufa preta).
9°C
Máxima
2°C
Mínima
11 dias
Precipitação
O clima imprevisível em março significa que deverá preparar as malas para chuva ou sol. O início de março é geralmente frio e húmido, mas à medida que a primavera avança pela maior parte do país, as temperaturas vão aumentando e chegam até aos 16°C no final do mês. Se não pretende realizar atividades que dependam do clima, tais como cénicas caminhadas ou banhos de sol, este período de época baixa é perfeito para uma viagem até Itália.
Dependendo do calendário litúrgico, o Carnaval e a Páscoa costumam ser em março, portanto verifique a programação dos eventos antes de planear a sua viagem. Outros festivais notáveis incluem o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, e o fim de semana de monumentos abertos, quando os edifícios geralmente fechados ao público abrem as suas portas a todos. Este fim de semana varia a cada ano, portanto, planeie com antecedência se pretender participar. Noutro local, os corredores vão a Roma para a maratona anual, enquanto os apreciadores de comida dirigem-se a Florença para a feira gastronómica de 3 dias, realizada na Stazione Leopolda.
14°C
Máxima
5°C
Mínima
12 dias
Precipitação
Em abril, a primavera está no auge e as celebrações da semana da Páscoa são o centro das atenções por todo o país. Os padrões climatéricos imprevisíveis continuam e, por isso, certifique-se de que leva algumas roupas impermeáveis ou um guarda-chuva para lidar com as chuvas de abril. As temperaturas mais amenas fazem com que seja mais agradável passar tempo ao ar livre, principalmente nas montanhas floridas da Calábria e Sicília, que têm uma temperatura média de cerca de 18°C.
Abril traz uma série de festivais, desde o Salone Internazionale del Mobile, de Milão, onde são exibidas as últimas tendências de mobiliário, até ao Maggio Musicale Fiorentino, deFlorença, que enche a cidade de teatro e apresentações musicais. Verona realiza a sua exposição anual de vinhos e bebidas espirituosas, com degustações, workshops e leituras de livros. O dia 25 de abril traz uma dose dupla de celebrações. Enquanto é celebrado todo o país celebra o Dia da Liberdade, em Veneza realiza-se uma grande festa em homenagem a São Marcos - o santo padroeiro da cidade.
17°C
Máxima
9°C
Mínima
12 dias
Precipitação
Conhecido como o mês das rosas, maio inaugura os primeiros sinais do verão com temperaturas mais quentes e uma paisagem campestre a florescer. As temperaturas médias rondam entre os 18 e os 21°C, mas lembre-se de levar uma camisola ou casaco leve para as noites mais frias.
O dia 01 de maio é feriado público em todo o país e é possível assistir a alguns festivais e desfiles interessantes, no entanto, muitos serviços, tais como lojas e restaurantes, estarão fechados. A maior prova de bicicletas deItália - o Giro d'Italia - começa no início de maio e continua durante a maior parte do mês, passando por árduas rotas alpinas e centros urbanos da cidade. Muitas cidades como Roma e Florença realizam anualmente a Noite do Museu em maio, quando grandes galerias oferecem entrada gratuita, eventos especiais e horários de abertura tardios. No último fim de semana do mês, o festival Cantine Aperte abre as portas de centenas de adegas em todo o país. Prove vinhos de várias regiões e conheça os produtores para ficar a conhecer todo o processo, desde a colheita das uvas à distribuição.
21°C
Máxima
12°C
Mínima
11 dias
Precipitação
É oficialmente verão em Itália, então traga os seus óculos escuros e calções para um clima quente e de muito sol. A temperatura média é de cerca de 21°C no início do mês, mas as máximas poderão atingir os 30 °C mais para o final do mês.
O Dia da República, realizado a 02 dejunho, é um feriado nacional celebrado com desfiles e festas em todos os cantos do país. Roma tende a apresentar o maior espetáculo com uma exibição aeronáutica da Força Aérea Italiana e entrada gratuita em museus da cidade. Aproveite ao máximo o bom tempo e passeie pelas belas paisagens da Toscana ou relaxe nas praias da Sardenha ou na Costa Amalfitana. Para algo um pouco diferente, visite o Giostra del Saracino - um torneio medieval de justas realizado no 3º sábado de junho na cidade toscana deArezzo.
26°C
Máxima
16°C
Mínima
9 dias
Precipitação
Julho é um dos meses mais quentes do ano, com chuvas mínimas e temperaturas de até 31°C. A escola termina no verão e as famílias rumam para as montanhas e praias do sul. As cidades e as vilas fazem o seu melhor espetáculo para atrair multidões com festivais em abundância.
Apesar do clima maravilhoso, explorar as cidades pode ser cansativo devido ao calor intenso. Portanto, leve muitas roupas leves, protetor solar e beba muita água. Os amantes da música não terão poucas opções, com festivais como o Alkantara Fest, de 3 semanas, na Sicília, e o Umbria Jazz Festival, ambos em julho. Há também o Festival Ravello, que proporciona uma variedade de apresentações musicais num belo cenário ao longo daCosta Amalfitana. Não sendo de surpreender, Roma apresenta o Estate Romana, repleto de performances, que apresenta de tudo, desde concertos ao vivo e espetáculos de dança até ao acesso tardio a museus.
29°C
Máxima
19°C
Mínima
6 dias
Precipitação
Há 2 palavras-chave para descrever a Itália em agosto – cara e superlotada. A maioria dos habitantes locais vai de férias, por isso muitas empresas, tais como lojas e restaurantes, estão fechadas o mês inteiro. É melhor evitar a visita em agosto, se tiver flexibilidade, mas, caso não tenha, ainda há muito o que ver e fazer – basta estar preparado para lidar com temperaturas elevadas de até 32°C.
Os festivais de verão continuam na Sicília, com um festival internacional de dança do fogo em Palermo e Ypsigrock, em Castelbuono, com alguns dos maiores espetáculos de rock do mundo. A 15 de agosto, comemora-se o feriado público conhecido como Ferragosto, quando os católicos celebram a Assunção da Virgem Maria ao céu. A maioria dos habitantes locais começa as férias de verão nesta altura, portanto, espere que as cidades se esvaziem e as praias se encham.
29°C
Máxima
19°C
Mínima
7 dias
Precipitação
Setembro é o momento perfeito para explorar Itália, já que as temperaturas começam a descer e as multidões de verão começam a diminuir. A temperatura mais alta ronda os 27°C, mas há mais hipóteses de chuva do que nos meses anteriores, por isso traga o seu melhor agasalho.
O glamoroso Festival Internacional de Cinema de Veneza realiza estreias repletas de celebridades na Praia de Lido, geralmente do final de agosto até ao início de setembro, mas as datas mudam a cada ano. A cidade flutuante também abriga a histórica Regata Storica di Venezia no 1º domingo de setembro, com equipas de gondoleiros fantasiados numa corrida ao longo do Grande Canal. Os fãs de Shakespeare podem participar nas comemorações do Aniversário de Julieta, no 1º fim de semana do mês, quando centenas de pessoas desfilam pelas ruas de Veronavestidas com roupas de época. Setembro também traz o início da colheita da uva. Portanto, se é apreciador de vinho, vá até Chianti para a exposição anual de vinhos ou para a Mostra Nacional de Vinhos Douja d'Or emAsti.
24°C
Máxima
15°C
Mínima
9 dias
Precipitação
O outono chega a Itália em outubro, com temperaturas mais amenas a rondar os 20ºC. No entanto, as chuvas frequentes e noites mais frias significam que ainda deve levar algumas roupas extra. É uma ótima altura para visitar as praias do sul, que ficam menos lotadas, mas mantêm o clima mais quente.
Roma realiza o seu festival anual de cinema entre meados e o final do mês, quando as estrelas de Hollywood descem à capital histórica para assistir às estreias mundiais de quase 40 filmes. Para descobrir parte da famosa gastronomia de Itália, quem gosta de doces deve visitar o evento Eurochocolate de Perugia. Além de muito chocolate, há também música, workshops e provas de vinhos. Se passar pela cidade de Alba, na região dePiemonte, poderá conhecer a maior feira de trufas de Itália, realizada todos os sábados e domingos, em outubro e novembro.
19°C
Máxima
12°C
Mínima
11 dias
Precipitação
Novembro é a época baixa para o turismo emItália, por isso é um bom momento para absorver a cultura sem as multidões – embora com um frio de inverno no ar. As temperaturas caem tão baixo quanto 4°C no norte, com o sul permanecendo relativamente quente, com médias entre os 13 e os 18 °C. Várias camadas de Roupa e impermeáveis são indispensáveis, devido à imensa chuva em todo o país.
O mês começa com o Dia de Todos os Santos, no dia 01 de novembro – um feriado nacional que proporciona a oportunidade de assistir a missas em igrejas históricas como aBasílica de São Marcos em Veneza e a Basílica de São Pedro no Vaticano. A época de trufas está em pleno, com cidades como Alba e Asti, em Piemonte, e a cidade medieval da colina da Toscana de San Miniato, que realiza feiras dedicadas a estes sofisticados fungos. Novembro é um ótimo mês para os fãs de ópera, que podem assistir a espetáculos em locais mundialmente famosos, como o La Fenice, em Veneza, ou o La Scala, em Milão.
15°C
Máxima
8°C
Mínima
13 dias
Precipitação
Em dezembro, as celebrações sazonais acorrem em todo o país, enquanto os preparativos para a época de Natal acontecem a toda a velocidade. O clima de inverno pode estar a chegar ao seu máximo, mas aproveite para aquecer-se com uma tradicional chávena de vinho quente se estiver perto das montanhas, um delicioso chocolate quente ou um reconfortante café. Leve as suas luvas, cachecol, gorro e camadas grossas de roupa para lidar com as temperaturas geladas que podem chegar aos -4°C no norte. Os resorts alpinos, tais como Cervinia e Livigno, ganham vida no início da época de esqui, repletos de muitas pistas de neve.
A 08 de dezembro, a Festa da Imaculada Conceição marca o primeiro feriado do mês e costuma apresentar desfiles e eventos de música ao vivo. Os mercados de Natal dão um toque de alegria festiva às cidades e vilas do país, com alguns dos mais populares, incluindo o Festival de Natal de Perugia, o Mercado de Natal de Trento e o Weihnachtsmarkt em Merano. Se estiver presente para as comemorações do Ano Novo, poderá ver muitos fogos de artifício nas principais praças e grandes espetáculos ao ar livre em cidades como Roma, Milão e Rimini.
10°C
Máxima
3°C
Mínima
13 dias
Precipitação
Em termos climatéricos, a melhor altura para visitar Itália é de abril a junho e entre setembro e outubro, quando as temperaturas são amenas. É melhor evitar agosto, que é quente e abafado, independentemente da parte do país que visitar. O sul sempre ensolarado possui temperaturas quentes durante a maior parte do ano, tornando-se o local ideal para desfrutar de um passeio à beira-mar em clima de verão. As regiões da costa norte como a Riviera Italiana e locais mais a sul como a Costa Amalfitana e Sardenha , devem ser evitados durante os meses de verão de julho e agosto, quando as temperaturas sobem aos 30°C e as praias estão lotadas. Se pretende menos multidões e clima quente, visite a partir de setembro para desfrutar do melhor dos dois mundos. Se prefere neve em vez de areia, a época de esqui geralmente ocorre entre o final de novembro e vai até abril.
jan. | fev. | mar. | abr. | mai. | jun. | jul. | ago. | set. | out. | nov. | dez. | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Roma | Máxima | 13°C | 13°C | 17°C | 20°C | 23°C | 28°C | 31°C | 31°C | 27°C | 23°C | 18°C | 14°C |
Mínima | 4°C | 4°C | 7°C | 10°C | 13°C | 17°C | 20°C | 20°C | 17°C | 14°C | 10°C | 5°C | |
Precipitação | 13 dias | 11 dias | 12 dias | 13 dias | 11 dias | 10 dias | 7 dias | 7 dias | 9 dias | 12 dias | 13 dias | 13 dias | |
Milão | Máxima | 7°C | 8°C | 15°C | 18°C | 22°C | 27°C | 30°C | 29°C | 24°C | 18°C | 13°C | 8°C |
Mínima | 1°C | 0°C | 5°C | 9°C | 13°C | 17°C | 20°C | 19°C | 15°C | 11°C | 6°C | 1°C | |
Precipitação | 13 dias | 11 dias | 12 dias | 13 dias | 11 dias | 10 dias | 7 dias | 7 dias | 9 dias | 12 dias | 13 dias | 13 dias | |
Florença | Máxima | 10°C | 10°C | 15°C | 18°C | 22°C | 28°C | 31°C | 31°C | 25°C | 21°C | 15°C | 10°C |
Mínima | 2°C | 3°C | 6°C | 9°C | 11°C | 16°C | 18°C | 18°C | 15°C | 12°C | 8°C | 3°C | |
Precipitação | 13 dias | 11 dias | 12 dias | 13 dias | 11 dias | 10 dias | 7 dias | 7 dias | 9 dias | 12 dias | 13 dias | 13 dias | |
Nápoles | Máxima | 13°C | 12°C | 16°C | 19°C | 22°C | 27°C | 30°C | 31°C | 27°C | 23°C | 18°C | 14°C |
Mínima | 6°C | 5°C | 8°C | 11°C | 14°C | 18°C | 21°C | 21°C | 18°C | 15°C | 11°C | 6°C | |
Precipitação | 13 dias | 11 dias | 12 dias | 13 dias | 11 dias | 10 dias | 7 dias | 7 dias | 9 dias | 12 dias | 13 dias | 13 dias | |
Veneza | Máxima | 8°C | 9°C | 14°C | 18°C | 22°C | 27°C | 29°C | 29°C | 24°C | 19°C | 14°C | 8°C |
Mínima | 2°C | 2°C | 6°C | 10°C | 14°C | 18°C | 21°C | 20°C | 16°C | 12°C | 7°C | 2°C | |
Precipitação | 13 dias | 11 dias | 12 dias | 13 dias | 11 dias | 10 dias | 7 dias | 7 dias | 9 dias | 12 dias | 13 dias | 13 dias | |
Bolonha | Máxima | 7°C | 7°C | 14°C | 18°C | 22°C | 28°C | 31°C | 30°C | 24°C | 18°C | 13°C | 7°C |
Mínima | 1°C | 0°C | 5°C | 9°C | 12°C | 17°C | 19°C | 19°C | 14°C | 11°C | 6°C | 1°C | |
Precipitação | 13 dias | 11 dias | 12 dias | 13 dias | 11 dias | 10 dias | 7 dias | 7 dias | 9 dias | 12 dias | 13 dias | 13 dias |
Custo da estadia na Itália
Quer viajar de forma inteligente? Aqui, pode consultar o custo médio do alojamento por noite na Itália.
Os melhores locais para visitar na Itália
Consulte algumas das cidades mais populares, locais para visitar e coisas para fazer na Itália!
Roma
Popular em maio
História, Monumentos antigos, Monumentos
Milão
Popular em outubro
Compras, Caminhadas na cidade, Catedral
Florença
Popular em maio
Arte, Museus, Cultura
Nápoles
Popular em setembro
Centro histórico, Pizza, Caminhadas na cidade
Veneza
Popular em julho
Arquitetura, Romântico, História
Bolonha
Popular em maio
Centro histórico, Caminhadas na cidade, Arquitetura
A postos para reservar a sua viagem a Itália?
Insira as suas datas para encontrar o alojamento perfeito na Itália!
Cidade muito linda , 1 dia para a parte alta e outro para a parte baixa . Boa gastronomia. Habitantes e comerciantes muito acolhedores.
Uma cidade original na vivência, curiosa e bonita, vale a pena visitar por mais de um dia. Cara. Pessoas genericamente simpáticas, com excepções. Normalmente entendem o inglês básico. Boa oferta de monumentos museus e visitas a fazer. O transporte no vaporeto é essencial, mas muito caro.
Lindissimo, são precisos vários dias para ver tanta coisa...
Uma cidade muito interessante historia e vida em cada esquina, diversa e alegre, misteriosa e saborosa. Vale a pena passar uns dias.
Capela Sistina,Vaticano,Fonte de Trevi, Praça de Espanha, a não perder Utilizar o Bug Bus, para deslocações entre os pontos de interesse, fácil adquirir os bilhetes diários, ou para mais dias Junto ao Hotel Andreoti,, um excelente restaurante, La Famíglia
Uma pequena cidade muito agradável que vale a pena visitar!
É uma cidade europeia com tudo um pouco, constituída por muita arquitetura de diferentes épocas, e possuindo uma excelente rede de transportes, permite ir a diversos lugares em pouco tempo e ver muito em poucos dias. A gastronomia local é ótima, nada apontar.
Tudo vale a pena em Roma. A cidade é ela mesma um monumento. Facil de visitar a pé, há no entanto transportes públicos fáceis para todo o lado. Tinha já visitado há mais de 15 anos e mantem o encanto, ainda que pejada de turistas (já não há horas e dias mais calmos para visitar os locais de interesse) As obras do metro e outras dispersas pela cidade não são agradáveis...mas serão uma necessidade
Cidade com muita cultura e muitos monumentos para visitar. A rede de transportes no centro funciona muito bem, contudo, do aeroporto FCO para o centro depois das 23h30 nem por isso. nao ha quase opcoes para alem do taxi.
Ruas extremamente sujas, não usam contentores para porem o lixo. Os sacos do lixo são postos à porta, mesmo os restaurantes, o que provoca um grande número de ratazanas a passearem pela ruas.
Cidade magnifica! Pena ter pouco tempo para visitar e maioritariamente à noite mas a cidade é linda com todos os monumentos, praças estatuas espalhadas pela cidade. Muitos museus interessantes. simplesmente magnifico.
Uma cidade cosmopolita, muito movimentada, mas que vale a pena conhecer. Os monumentos muito bem conservados, a lindíssima e majestosa catedral; as lojas caríssimas, o luxo e requinte! Vale a pena visitar!
Cidade repleta de cultura e história. Muito diferente do habitual. Apanhámos o Carnaval que é simplesmente maravilhoso. Dificil para pessoas com mobilidade reduzida, como é o meu caso. Os transportes públicos Vaporeti funcionam lindamente. Valeu muito a pena. Adorei.
A cidade, em termos históricos, é maravilhosa, sendo bastante fácil percorre-la a pé; porém, é claramente muito suja e com habitantes impacientes.
Cidade cosmopolita mas mesmo assim com alguns monumentos para visitar e "encher a alma". Transportes públicos de fácil acesso e muito intuitivos em termos de funcionalidade.
Uma cidade algo confusa, mas muito bonita. A visita ao Duomo, museu Uffizi ou Accademia obrigam à permanência em filas, mesmo comprando bilhetes antecipadamente, como eu fiz. Os seguranças dessas atrações não são simpáticos.
Cidade cheia de História e monumentos para visitar!
Fica muito perto da estação de trem, o que facilitou muito. Estação de ônibus perto do alojamento para ir a Veneza. Perto de supermercado com preços bem acessiveis. Adoramos. Sugiro que os viajantes utilizem o transporte público e que vão a pé até a praça de São Marcos, muito fácil é perto. Não caem na conversa de vendedores.
Cidade antiga e muito limpa. Boa Comida e arquitetura caracteristica.
A cidade é um museu por todo o lado. Vale muito a experiência no Circo Massimo. Restaurantes: Fabrica Caffé (perto do metro de Cipro), Ristorante Controluce (Trastevere), Gelados: The Gelatist (Via Nazionale) e Ice Creams on Clouds (Via Giuseppe Zanardelli,) Muito cuidado com carteiristas no Metro. Atuam em grupos e roubam com muita facilidade, sem que nos apercebamos de nada.
A catedral é muito lindo. Só as bilhetes de entrada são caros.
Vimodrome é um local de dormitório, muito calmo, tranquilo e limpo. Tem supermercado.
Não há comentários para Florença, tão maravilhosa é a cidade. Desde a Ponte às magnificas igrejas, às ruazinhas estreitas e empedradas, as pessoas bonitas e simpáticas, até à arte por toda a parte! Imperdiveis os museus, são históriaa viva.
Cidade cuja visita vale a pena para quem vai à Itália.
Cidade tranquila e linda. Atentar em dias festivos fora de temporada, pois o comércio é fechado, podendo ter dificuldades de encontrar restaurantes.
Cidade fantástica! Tropeçamos por pontos de interesse por cada rua em que andamos. Além dos pontos mais conhecidos, Roma tem muito mais para oferecer. Caminha
Centro histórico e gastronomia, nomeadamente os doces.
Tem que visitar o Valle dei Templi, Museu de Arqueologia e Teatro Pirandello
A estadia foi muito boa, maravilhosa, sem cometários, criticas ou sugestões!!!
Cidade incrível, muitos lugares para conhecer. Comprar as entradas com antecedencia facilitará bastante o passeio e evitará filas gigantescas. Após chegar ao centro, tudo é feito a pé, estejam preparados para andar bastante. A cidade não é tão bem sinalizada como outras grandes cidades da europa, utilizar um GPS se faz necessário sempre e se possível um bom APP para utilizar o transporte público.
o que mais gostamos foi do atendimento dado pela Alessia. deveriam oferecer carregadores de malas e informar o custo por mala.
Muito bonito e agradável! Pessoas pouco simpáticas e prestáveis, em geral. Mas é uma cidade bonita, rodeada por espaços verdes e pelo mar. Muito perto da capital da Eslovénia, que é bonita, super agradável e com gente muito simpática!
Uma cidade palaciana. Excecional o centro histórico.
Cidade acolhedora, montanha e praia em perfeita sintonia
Cidade é um ótimo ponto focal para quem quer visitar San Giovanne e monte Ssn Michel.
Cidade muito bonita! Não deixe de assistir a uma ópera na Arena de Verona, é uma experiência única! Maravilhoso!
Cidade grande, muito interessante e muito rica pela sua arquitetura e cultura. No entanto é uma cidade cara a todos os níveis.
Linda e elegante cidade!! Fui em junho e pegamos um clima agradável. Caminhamos o dia todo… muita história por desvendar… uma cidade e região que queremos voltar!
Toda a costa Amalfitana é fantástica. Turistas do norte da Europa são mais bem-vindos do que turistas com cabelo escuro...(sul da Europa). Facto que se passou comigo em diferentes locais, com diferentes pessoas. (tenho cabelo escuro)
Surpresa muito agradável. Linda vila/cidade à beira mar. Vale a pena ir tão abaixo (em Itália)
Cidade vibrante e muito bairrista, antiga e muito desorganizada, muito cuidado com o trânsito.
Uma viagem a Roma requer preparação, tanto no local onde ficam como ter bilhetes pre comprados. Cuidado no entanto ao local onde os compram, pois facilmente se pode ser enganado ou burlado, até mesmo em sites como o Tiqets, como eu fui. Anda-se muito a pé, mas os autocarros são, maioritariamente, uma boa alternativa. Fizemos uma viagem de 4 dias, com uma média de 15km a pé por dia. Bem organizado, vê-se tudo o que he para ver na cidade, talvez até em menos tempo.
Para visitar Cinque Terre, aconselho o alojamento em La Spezia. Recomendo um paseio de barco para visitar as Cinque Terre.
Adorei Catânia, Tem um vibe de verão incrivel, bons restaurantes, comida de mercado maravilhosa. Perto, cerca de 45 min de comboio podemos encontrar uma cidade de praia chamana Taormina e é maravilhosamente bela. Não fomos à excursão no Etna por receio mas acredito que, para quem seja aventureiro, essa opção seja uma experiência espétacular.
Cidade de obrigatória visita onde a história se sente a cada passo nas calçadas. Monumentos incríveis, boa comida e simpatia.
Do encantado da cidade, da cultura, do património, da comida, da simpatia dos habitantes, da limpeza.
Uma vila encantadora com muitas lojas e restaurantes
Evitar ir nos dias de muito calor!! Muitos restaurantes e gelatarias. Só tive tempo para ver Castelvecchio, casa de Julieta e espectaculo na arena de Verona que foi fabuloso! Muito fácil o acesso do aeroporto de Verona para o centro e muito perto.
Linda demais, porém caro e cansativo(pra quem não gosta de andar muito)
The preservation of the historic part of the town.
Corresponde maravilhosamente às expetativas! É uma cidade imperdível, fuja dos períodos do pico de turismo
CIDADE ETERNA!!! Para quem gosta de história, cultura, animação, monumentos, Roma é fantástica. Uma cidade para jamais esquecer. O meu desejo é morar em Roma para sempre. Foi a 2ª vez que estive em Roma. Gostei de tudo. Mas Fontana de Trevi e o Phanteon, para mim, são inesquecíveis. Comi na zona de Trevi e em Prati. Desloquei a pé, de táxi e de metro. Muito fácil.
a história da cidade é do hotel , durante a 2a grande guerra....em especial COM a F E B
Local obrigatório a visitar pelo menos uma vez na vida. Explica a origem da vida e dá resposta a muitas questões sobre os nossos ancestrais. Um autêntico berço da civilização ocidental!
Cidade fantástica onde a história mistura com a modernidade, o luxo com a acessibilidade, a formalidade do Duomo à diversão nocturna na Piazza. Uma cidade que dá para ver a pé mas com um sistema de transportes simples. É um óptimo fim de semana prolongado!
Cícade limpa, bonita e organizada, merece uma estadia de mais dias
cidade magnifica, merece uma segunda visita com mais tempo
sitio encantador , hotel que nos transporta no tempo , empregados muito simpaticos , disponiveis e eficientes.
Muito bom, pena as obras.. Lindo. No mínimo dois dias para visitar.
Adorei o lago di Como, lugar fantástico… O único ponto negativo a falta de informação quer nos autocarros, como nos barcos. Sem solicitando…
Adoramos a cidade. História, cultura, gastronomia, compras, muita juventude nas ruas. Muito segura e limpa. Nas proximidades da Via Indipendenza encontram-se excelentes trattorias e restaurantes. Simoni tem os melhores fumados e queijos a um preço mais que justo. As gelatarias são excelentes. Voltaremos sempre.
Cidade linda, cheia de encantos. Ótima para quem gosta de andar. Em cada canto da cidade tem uma religiosidade encantadora. 3 dias e o suficiente.
Uma cidade maravilhosa, respira-se arte e bom gosto. parece que estamos num outro país que não Itália
Cidade monumental. Doida mas estimulante. Ótimas opções de locais para comer.
Gostei de tudo. O quarto era muito bom,a comida também, visitei Vaticano, Capela Sistina, Fonti di Trevi,Piazza Nevona,piazza del Popolo,Coliseu, Piazza di Espanha,museus,e outros lugares lindissimos pois Roma é arte a céu aberto e falta muito para ver ainda..Maravilhoso. É a segunda vez que visito
Gosto de Rimini principalmente no verão porque tem mais gente e o ambiente é de festa, quando estou na zona aproveito para ir fazer uma caminhada á beira mar e ao restaurante Zodíaco comer o bom peixe fresco.
Gostei praticamente de tudo, Matera é um lugar imperdível! sua diversidade e beleza são únicas, tanto nas casas, igrejas, escadarias, grutas, e restauração típica da zona, adorei o pão típico de Matera. Voltarei assim que me for possível.
Cidade lindíssima, mas com muito turismo. Pessoas muito simpáticas. Comida muito boa.
Fue una corta estadía, entre vuelos desde el aeropuerto. Las instalaciones corresponden a expectativa de precios. El servicio fue correcto. El cuarto un poco frió, podrían mejorar la decoración. En general fue satisfactorio. No tuve tiempo para desayuno. Buen servicio de shitle de ida y vuelta al aeropuerto
Antes da pendemos visitava Veneza todos os anos É uma cidade linda
Cidade para quem ama arte, sabe ou se interessa por arquitetura, história e comida boa. Almoçamos pasta no mercado de Florença no Pasta Fresca, experiência ótima!! Quem tem menos de 25 anos e é residente UE vale a pena checar para ter entrada mais barata em museus. Pra quem não quer gastar gastar entrando nos pontos turísticos pode ser um pouco complicado pq pouquíssimos pontos não são pagos.
Coliseu, Palatino, Fórum Romano, Vaticano, Capela Sistina, Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano, parque Villa, Borghese, Fontana di Trevi ... excelente lugares para serem visitados. Roma que por si só é um museu a céu aberto. Sem falar na comida deliciosa. Que lugar maravilhoso!
Devido ao Jubileu no próximo ano, Roma encontra-se em obras extensas e muitos dos seus monumentos estão cobertos por andaimes e não podem ser apreciados na sua totalidade. Apesar de tudo, ainda continua a ser um local repleto de história e com muitíssimo para ver. Recomendo a visita!
Cidade fantástica com vários monumentos classificados como Património da Humanidade.
A rede de transportes não funciona muito bem, é necessário caminhar muito a pé
Apesar de ser uma cidade menos limpa, vale a pena visitá-la - ultrapassou as minhas espectativas. Os arredores são muito bonitos em particular Sorrento.
Cidade linda. O centro histórico, como todos da toscana, é muito bonito. Contudo encontramos uma cidade muito cheia, com muitos turistas devido a um feriado extendido. Apesar disso nao esttagou a viagem. As igrejas, ponte vecchia, bobboli, pitti, todos maravilhosos, mas o que mais nos encantou foi andar pelas ruas do centro historico. Recomendo gelateria lá catraia e os gelatos e o afogarão da gelateria vivoli. Ufizzi é imperdível.
Foi um viagem legal ! Conheci muita gente legal ! A comida é muito boa ! Cidade bem industrial, com foco em grandes marcas. Vê se pouco da Italia ! vou voltar para ir para o interior da Italia
Um poço de história e cultura. Comida fantástica
Cidade com muita história, linda, fácil locomoção, pontos turísticos próximos uns dos outros e boa comida. Porém, há muita intermediação dos produtos turísticos, com informações conflitantes. Ônibus hop on hop off param distante de diversos pontos turísticos.
Tinha estado em Roma várias vezes, sem família, achei que pouco evoluíram em termos cívicos , muito lixo no chão, falta de respeito pelo peão. Evitar alturas de massificação turística.
É uma cidade que corresponde a um museu vivo. É das cidades mais bonitas do mundo. Respira a sua história em cada edifício, praça, cais, canal... É muito romântica