Anúncio fechado

Em apenas algumas horas, a versão nítida do iOS 11 será lançada ao público. O novo sistema traz muitas inovações bastante úteis, mas também várias mudanças que podem não agradar a todos. Eu testei pessoalmente o iOS 11 desde o primeiro dia em que a versão do desenvolvedor estava disponível, relatei honestamente bugs e, portanto, posso até ousar dizer que participei parcialmente do polimento do sistema como tal. Convivo com o iOS 11 há mais de 3 meses, então, para aqueles que ainda não o testaram, tentarei resumir brevemente seus prós e contras e se vale a pena atualizar como resultado.

Admito que não fiquei muito entusiasmado com o iOS 11 no início. Compreensivelmente, não gostei particularmente do novo centro de controle. O antigo funcionou mais do que bem na minha opinião, era claro e intuitivo. Com o tempo, porém, me acostumei com sua nova forma e, pelo contrário, aprecio muito a possibilidade de adicionar ou remover vários elementos da gravação de tela, de um gravador de voz ou de um despertador, provavelmente ao elemento mais útil, que é o modo de baixo consumo.

Será o primeiro a registar conscientemente novas animações após a instalação do iOS 11. Eles têm sido relativamente bem-sucedidos para a Apple e dão ao sistema um toque de novidade. Por outro lado, acho-os um pouco mais lentos que os antigos em algumas situações, e especialmente em dispositivos mais antigos como o iPhone 5s, a desaceleração pode ser bastante perceptível.

Novo design de aplicativos e App Store

Depois de abrir aplicativos como Mensagens, Telefone, Fotos, Música, Notas, Lembretes, Calendário, Mail e muito mais da Apple, você certamente ficará impressionado com os títulos gigantes e em negrito no canto superior esquerdo. Por um lado, sim, são ótimos para maior clareza. Por outro lado, talvez sejam desnecessariamente grandes, há muito espaço vazio ao seu redor e, como resultado, todo o conteúdo é movido mais para baixo. Como resultado, a tela não contém tantas informações quanto no iOS 10, o que é especialmente perceptível para os proprietários do iPhone 4s e SE de 5 polegadas.

A App Store passou então por uma reformulação completa. O antigo funcionou mais do que bem na minha opinião, mas Apple ele quer nos receber em sua loja, de preferência todos os dias, então decidiu fazer uma mudança. Como resultado, não vejo o novo visual da App Store como algo negativo. É bastante claro e moderno, apenas os gráficos de aplicativos e jogos populares agora estão um pouco confusos, o que é uma pena, porque para mim pessoalmente foi a seção mais popular que olhei quase sempre que abri o aplicativo Loja.

Mas o que realmente me irrita na nova App Store é a ausência de um indicador de tamanho de atualização. Agora você não tem a menor chance de adivinhar quanto tempo levará para instalar a atualização, porque você simplesmente não consegue ver seu tamanho em lugar nenhum, então você não tem escolha a não ser clicar em Atualizar e então você pode adivinhar se é 5 MB ou 200 MB.

Por outro lado, me apaixonei por instalar e comprar novos aplicativos, principalmente graças ao novo recurso onde é mostrada uma espécie de resumo com um ícone de impressão digital convidando você a colocar o dedo no Touch ID. As linhas papilares individuais no ícone mudam de cor durante a fixação e um som de confirmação é ouvido após a identificação bem-sucedida e, em seguida, em iPhones com motor háptico, você obtém uma resposta satisfatória que eu pessoalmente gostei muito. Na minha opinião, esses são exatamente os elementos perfeitos que você gosta no iOS e só consegue fazê-los perfeitamente Apple.

Centro de Notificação

A central de notificações, que com certo exagero na verdade não existe mais, também merece atenção. Em seu lugar, ficamos apenas com a tela bloqueada, que também lista todas as notificações dos aplicativos. A ausência da antiga central de notificações é, na minha opinião, um passo em falso da Apple. Você vai se acostumar com a mudança há algum tempo, e embora à primeira vista tudo pareça que os engenheiros querem deixar o sistema mais claro para nós, porque as notificações agora aparecerão sempre na mesma tela, é apenas o oposto. A antiga central de notificações funcionava mais do que bem, era simples e intuitiva, por isso não houve necessidade de removê-la.

De outro ponto de vista, a central de notificações agora é útil porque, ao reproduzir música, sempre mostra um widget de onde a música pode ser controlada. Uma pequena mudança será útil para todos que ouvem música no iPhone com frequência, por exemplo, no caminho para a escola ou para o trabalho. Ao mesmo tempo, o widget foi adicionado aqui justamente porque a central de notificações e a tela de bloqueio foram mescladas em uma só.

Outras curiosidades

Para alguns, a remoção do gesto 3D Touch para alternar aplicativos certamente terá um papel na decisão de atualização. Na minha opinião, este foi um dos gestos mais úteis de sempre, e foi com ele que pensei que o 3D Touch faz sentido e realmente acelera o funcionamento do telemóvel. No iOS 11, porém, é inútil tentar pressionar o máximo possível na borda esquerda da tela, você não pode mais acessar o aplicativo secundário através do atalho e o switch também não será acionado. Não é um erro, Apple ele removeu o gesto de propósito. Claro, o telefone pode ser controlado sem ele, mas quem aprendeu a usá-lo desde o iOS 9 terá que se acostumar novamente com os controles antigos depois de dois anos.

Por outro lado, elogio o suporte ao código QR da câmera e dos aplicativos Safari. Da mesma forma, gostei das novas opções de edição de Live Photos, que você pode transformar em loop, reflexo ou longa exposição, ou da capacidade de remover o desfoque de fundo de uma foto já tirada no modo retrato. Da mesma forma, você certamente gostará da rolagem mais suave e, portanto, mais rápida do Safari, bem como do indicador minimalista de mudança de volume, que não cobre mais grande parte da tela como acontecia com o anterior.

Se você está sempre lutando contra a falta de armazenamento, principalmente devido ao grande número de fotos, então o iOS 11 será a sua salvação. O sistema agora armazena fotos e vídeos nos formatos HEIC e HEVC, graças aos quais ocupam 50% menos espaço. Não apenas seu armazenamento será liberado após a instalação, mas novas fotos também serão mais econômicas.

Se você possui AirPods, também deve atualizar para o iOS 11. O novo sistema traz um novo gesto de toque duplo para pular faixa para AirPods. Com o iOS 11 também é possível definir um gesto diferente para cada fone de ouvido, o que não era possível no sistema anterior.

Conclusão

Se vale ou não a pena instalar o iOS 11, provavelmente deixaria isso para cada um de vocês. Depois de resumir as vantagens e desvantagens escolhidas por mim, cabe a você optar por acessar o aplicativo ou não. Eu diria, no entanto, que há mais vantagens como resultado, e se eu pessoalmente não tivesse o sistema já instalado (e é claro que não precisasse escrever artigos sobre o novo sistema), ainda assim instalaria a atualização . Porém, se você possui um iPhone 5s, recomendo que você realmente considere a atualização, pois é neste telefone mais antigo com suporte que a lentidão após a instalação do iOS 11 é bastante perceptível, então a atualização trará mais desvantagens do que benefícios. O mesmo cenário está acontecendo com o iPad mini 2 e o iPad Air (primeira geração). Foi no segundo tablet mencionado que instalamos o iOS 11 na redação e, logo após a atualização, um de nós pronunciou as seguintes palavras: “Terrível. Ele se comporta como um Android de um ano” e o sistema desapareceu imediatamente.

iOS 11

O mais lido de hoje

.
  翻译: