Ontem pela manhã informamos sobre o vazamento de parte do código-fonte do iOS 9, que foi publicado por um usuário desconhecido no servidor GitHub. Muitos especialistas em segurança classificaram esse vazamento como o maior da história, pois expôs uma das partes mais importantes do sistema iOS, o iBoot, segundo eles. Ele é responsável por carregar ou assinar o sistema no dispositivo, o que, segundo muitos especialistas, pode ter sido um grande problema de segurança que poderia, entre outras coisas, reavivar a comunidade de jailbreak em declínio. No entanto, afinal não estará tão quente.
A empresa apple comentou ontem todo o problema ao portal CNET, que a contatou imediatamente após descobrir o vazamento. Em sua declaração Apple confirmou indiretamente que é de fato o código-fonte real, mas diz que não há nada com que se preocupar. “A solução de segurança dos nossos produtos não depende do sigilo dos nossos códigos-fonte. Muitas camadas de proteção de hardware e software estão integradas aos produtos, e sempre recomendamos que os clientes atualizem seus dispositivos para as versões de software mais recentes para se beneficiarem das proteções mais recentes.” ele afirmou Apple em sua declaração.
Atualização
Fica tão claro no comunicado da Apple que todos os rumores de ontem sobre o perigo decorrente do vazamento de código são falsos, pois se trata apenas de um fragmento da segurança do sistema, que também está desatualizado e “corrigido” por muitas atualizações e novas versões do sistema .
Outro fato que deve nos convencer sobre nossa segurança é o fato de que menos de 10% de todos os usuários ativos de produtos Apple usam atualmente um sistema anterior ao iOS 10, o que é relativamente baixo comparado a mais de 65% dos dispositivos rodando no iOS 11. número insignificante. Este pequeno grupo de usuários provavelmente não seria muito interessante para possíveis hackers.
Pelo menos desta vez ele não precisa Apple resolver qualquer problema sério que possa de alguma forma colocar em risco seus usuários. Que finalmente começaria a brilhar em tempos melhores e fracassos que Apple eles têm chegado de todos os lados nos últimos meses, você estava lá? Esperançosamente.