Na análise de hoje, veremos os fones de ouvido Bang & Olufsen Beoplay EQ totalmente sem fio, que representam o auge absoluto da linha oferecida por esta empresa dinamarquesa no segmento dos chamados verdadeiros fones de ouvido sem fio. É um modelo com preço de 10 mil coroas, e por esse dinheiro deve oferecer apenas o que há de melhor neste segmento hoje.
Especificações
A Bang&Olufsen equipou este modelo com drivers dinâmicos de 6,8 mm com uma faixa de frequência efetiva de 20 Hz - 20 kHz e uma sensibilidade de 107 dB a 1 kHz. No corpo dos fones de ouvido há uma bateria integrada com capacidade de 85 mAh, graças à qual os fones de ouvido aguentam até sete horas e meia de reprodução sem a função ANC ligada. Com o ANC ativado, a duração da bateria é cerca de uma hora menor. A durabilidade também é afetada pelo codec usado durante a reprodução (por exemplo, com uma combinação de aptX e ANC ativada, a durabilidade declarada é de cerca de cinco horas e meia). O carregamento em movimento é feito pela bateria integrada no estojo de carregamento, que tem capacidade de 340 mAh e pode carregar totalmente os fones de ouvido mais duas vezes. Os fones de ouvido são carregados por meio de um cabo USB-C e levam cerca de noventa minutos para carregar, do vazio ao cheio. Graças ao carregamento rápido, vinte minutos na tomada são suficientes para os fones de ouvido para cerca de duas horas de audição. Ao carregar através de um carregador compatível com Qi, todo o processo leva menos de duas horas.
A comunicação sem fio é feita por Bluetooth 5.2 e os fones de ouvido lembram até os últimos oito dispositivos emparelhados. Conforme mencionado acima, os fones de ouvido também suportam codecs SBC, AAC e aptX. Além do exposto, este modelo oferece um total de seis microfones, proteção IP54 e possui modos ANC de software, transparência e amplificação da própria voz. Os fones de ouvido pesam oito gramas e sua embalagem pesa 50 gramas. Este modelo está disponível em duas variantes de cores, nomeadamente Preto Antracite e Sand Gold Tone.
Em processamento
Considerando o preço, pode-se esperar um acabamento de alta qualidade e os materiais utilizados, o que geralmente também é verdade na prática, e os fones de ouvido corresponderam às expectativas nesse aspecto. A caixa de carregamento é feita de metal, apenas sua parte inferior é feita de plástico levemente emborrachado, principalmente por causa do suporte para carregamento sem fio (que, claro, não passa pela superfície metálica). O tamanho da embalagem é aceitável e, além do conector de carregamento (USB-C), não há nada de incomum nisso. Vale destacar apenas a junta do mecanismo de fechamento, que parece sólida e deve durar um pouco. A retenção magnética dos fones de ouvido é bastante forte e os fones de ouvido se encaixam perfeitamente com um clique agradável.
Como tal, os auscultadores impressionam à primeira vista pela sua potência. Depois de vários modelos revisados que geralmente eram bastante minimalistas, esta é uma mudança significativa na filosofia. No entanto, o corpo um pouco maior dos fones de ouvido corresponde ao número de componentes que o fabricante teve que encaixar nele. Os fones de ouvido são feitos de plástico, apenas a superfície de toque é feita de metal (provavelmente alumínio). Não há elementos estabilizadores nos fones de ouvido que os fixem nos ouvidos de uma forma mais fundamental. No interior dos fones de ouvido encontramos diversos sensores que garantem o seu bom funcionamento. Não há muito o que reclamar com o processamento dos fones de ouvido.
Ergonomia e controle
Em relação à ergonomia dos fones de ouvido, inicialmente tive dificuldades com o conforto. Apesar de eu escolher inserções de tamanho M para a maioria dos modelos de construção de plugues, aqui tive que escolher o menor fornecido, ou seja, o tamanho XS. Com qualquer outro tamanho, não consegui o conforto adequado e principalmente a estabilidade dos fones no ouvido. É a sua estabilidade e ancoragem na orelha que é muito importante devido ao seu tamanho. Ao mesmo tempo, você provavelmente não vai querer perder acidentalmente o aparelho com um produto de quase 10 mil coroas. Além das clássicas pontas de silicone nos tamanhos XS, S, M e L, o pacote também inclui uma ponta de espuma COMPLY 200, que terá a melhor capacidade de se adaptar ao seu ouvido e ao mesmo tempo filtrar passivamente o ruído ambiente. No entanto, a desvantagem desta solução é uma vida útil limitada.
Depois de escolher o fone de ouvido certo, os fones de ouvido ficaram relativamente confortáveis, mas seu tamanho ainda é sentido e, embora eu não tenha percebido os fones de ouvido caindo do ouvido durante o teste, ainda tive uma sensação um pouco desconfortável e a expectativa de que alguns dos o os fones de ouvido devem cair a qualquer momento. Principalmente ao se deslocar pela cidade ou depois de pegar o bonde. O ouvido de cada pessoa é um pouco diferente e este modelo se adapta de maneira diferente para cada pessoa, mas eu pessoalmente não achei o teste uma experiência muito agradável (especialmente considerando a potencial perda de fones de ouvido tão caros).
Quanto aos controles, encontramos uma superfície de toque em cada aparelho, na qual várias funções de controle podem ser mapeadas. Por padrão, tocar duas vezes no fone de ouvido esquerdo controla o modo ANC/Pass Through, enquanto o direito controla a reprodução de música. Tocar e segurar o dedo ajusta o volume da música que está sendo reproduzida. Tradicionalmente, um elemento de controle importante para fones de ouvido é o aplicativo que o acompanha, que neste caso é chamado simplesmente de Bang&Olufsen. Nele, você não só encontrará um guia virtual das diversas funções dos fones de ouvido, como também é possível ajustar até certo ponto a emissão do som, usando o clássico controlador circular da B&O, que altera a intensidade dos graves e agudos em dois eixos. Não é um substituto completo para um equalizador multibanda, mas é definitivamente melhor que nada. Através do aplicativo também é possível atualizar os fones de ouvido e, no geral, oferece funções para um gerenciamento mais avançado.
soar
Na configuração básica, o som é completo com um componente de graves perceptível e bem equilibrado e agudos não agressivos. A apresentação consegue envolver o público decentemente e o clima geral é muito agradável, independente do estilo e gênero da música que está sendo ouvida. Os drivers têm capacidade suficiente para uma boa reprodução de vocais e passagens de graves densas. Porém, se isso não for suficiente para o ouvinte, um equalizador está disponível no aplicativo que o acompanha, no qual é possível alterar o nível de amplificação e atenuação das frequências graves e agudas em dois eixos. Através desta configuração, é possível personalizar a apresentação do áudio, mesmo além do quadro de um total de quatro predefinições predefinidas. E que as opções de personalização sonora são muito amplas! O caráter resultante do som pode ser influenciado de forma bastante significativa. Porém, deve-se destacar que os audiófilos e geralmente aqueles que gostam de controlar o som não ficarão muito satisfeitos com este tipo de equalizador. No entanto, esta solução deve ser suficiente para um usuário comum com preferências sonoras pouco exigentes.
Quanto aos modos de audição individuais (ANC, neutro com autoamplificação, transparente) e sua afinação, definitivamente vale a pena mencionar o ANC com sintonia um pouco menos agressiva. Embora possa filtrar ativamente o ruído ambiente, não é tão poderoso e eficaz quanto alguns modelos concorrentes (por exemplo, AirPods Pro). No entanto, por outro lado, muitos usuários podem apreciar isso, porque o ANC configurado agressivamente geralmente traz consigo uma “pressão” desagradável nos ouvidos. No modo neutro, os fones de ouvido possuem apenas um nível passivo de redução de ruído, e isso é influenciado principalmente pelo grau de vedação nos ouvidos por meio de tampões de silicone ou espuma. Por outro lado, o modo de transparência está bem configurado e, por exemplo, em condições de escritório, é perfeitamente utilizável com a reprodução em execução.
Conclusão
Bang&Olufsen Beoplay EQ são um modelo voltado para o cliente exigente que deseja fones de ouvido sem fio de uma marca conhecida, que gosta de acabamento sólido, materiais de qualidade e desempenho de som acima da média com alguns recursos extras de acompanhamento, como modo de transparência ou ANC. Este modelo oferece tudo isso, mas infelizmente nada extra. Deve-se levar em conta que em termos de qualidade de som simplesmente não "melhora" a partir de um determinado nível (especialmente na categoria de fones de ouvido intra-auriculares totalmente sem fio) e mesmo que o som do Beoplay EQ seja bom (e modificável pelo usuário), ainda são apenas fones de ouvido sem fio e o melhor marketing não mudará isso. No entanto, no final das contas não há nada de errado com isso e a marca Bang&Olufsen certamente não pode reclamar da falta de interesse por parte dos clientes. Portanto, se este modelo tocou em você, provavelmente você é o grupo-alvo e os fones de ouvido certamente o deixarão feliz.
Você pode comprar Bang & Olufsen Beoplay EQ aqui.
Os primeiros cinco interessados que inserirem o código de desconto “lsaEQ20” no momento do pedido receberão um desconto de 20% e pagarão CZK 7 pelos fones de ouvido.
Andar pelas ruas com fones de ouvido e ouvir música é bastante perigoso e deve ser considerado...
E o melhor é quando um idiota com fones de ouvido, com capuz na cabeça, trapos perfeitos de cor escura, anda pela rua na sombra ou no escuro, enquanto fala no celular. ..
Pena que a maioria dos órgãos não seja utilizável para transplante...
Por enquanto, costumo encontrar pessoas com fones de ouvido na calçada.