Todos os iPhones desde 2017, com exceção dos modelos SE, possuem proteção biométrica Face ID. Pela primeira vez, essa tecnologia apareceu junto com o revolucionário iPhone X, que definiu a aparência dos telefones da Apple nos próximos anos. Quanto ao Face ID, é claro que percorreu um longo caminho em quase cinco anos. No caso dos modelos mais novos, você pode observar especialmente uma aceleração significativa, o que certamente agradará a todos os usuários. Portanto, se você colocar um iPhone X antigo ao lado do iPhone 13 mais recente, poderá definitivamente notar as diferenças na velocidade de desbloqueio. Felizmente, existem maneiras de acelerar o Face ID, tanto em modelos mais antigos quanto em modelos mais novos. Então, vamos dar uma olhada em 5 dicas para acelerar o Face ID juntos.
Desbloqueio com máscara
Com a chegada do iOS 15.4, o Face ID recebeu uma nova função, graças à qual finalmente conseguimos desbloquear o iPhone mesmo com máscara. Isso significa que se você estiver com máscara ou respirador, não será mais necessário retirá-lo ou usar código de bloqueio. Se você ativar a função e o iPhone reconhecer que você está usando máscara, ele usará uma varredura detalhada da área ao redor dos olhos para identificá-la. Porém, essa forma de identificação não é aplicada apenas com máscara, mas sempre que você estiver com a parte inferior do rosto coberta com alguma coisa. Então, se você deseja garantir que o seu iPhone seja desbloqueado mesmo que você não consiga ver a parte inferior do seu rosto, garantindo assim um desbloqueio mais rápido, vá para Configurações → Face ID e senha, onde autoriza e abaixo ativar ID facial com máscara. Em seguida, passe pelo assistente e pronto. Este recurso está disponível apenas no iPhone 12 e posterior.
Ajustando os óculos
Na página anterior conversamos mais sobre o recurso que permite desbloquear o iPhone caso a parte inferior do rosto esteja coberta. Se ativar o Face ID com máscara, será apresentada outra opção, nomeadamente Adicionar óculos. Se você tocar nele, poderá escanear seu rosto com os óculos colocados. Se você fizer isso, o iPhone saberá que você está usando óculos e os contará na hora de desbloquear, para que o processo seja mais rápido. Você pode realizar essa verificação com qualquer óculos que usar. Apple afirma que óculos de sol não podem ser usados neste caso, mas eu pessoalmente consegui adicioná-los na segunda tentativa. Se você usa óculos, definitivamente esta função, localizada em Configurações → Face ID e senha após ativar o Face ID com máscara, ative. Mesmo neste caso, porém, ele está disponível apenas para iPhone 12 e mais recentes.
Aparência alternativa
Se você já teve um iPhone com Touch ID, deve se lembrar que pode armazenar até cinco impressões digitais para autenticação. No entanto, isso não é possível com iPhones mais recentes com Face ID – apenas uma pessoa pode desbloquear oficialmente o iPhone. No entanto, existe um recurso para adicionar uma aparência alternativa que os usuários usam para dar acesso ao iPhone a outra pessoa, como um parceiro. Mas a verdade é que esse recurso serve para adicionar uma aparência alternativa ao seu rosto, não ao rosto de outra pessoa. Isso pode ser usado por mulheres, por exemplo, quando podem definir um registro de Face ID sem maquiagem e outro com ela. Portanto, se você mudar significativamente sua aparência durante o dia, defina definitivamente uma aparência alternativa, pois isso irá acelerar significativamente o Face ID. Para criar uma aparência alternativa, vá para Configurações → ID Facial a código, onde você autoriza posteriormente e clique em Defina uma skin alternativa.
Detecção de atenção exigente
O Face ID possui um recurso de segurança habilitado por padrão para garantir que ninguém possa desbloquear seu iPhone sem o seu conhecimento. Esse recurso é chamado de Detecção Atenta e monitora especificamente se você está “vivo” durante a autorização. Ele verifica com mais precisão, por exemplo, o movimento dos olhos e, o mais importante, se você está olhando para o iPhone ao desbloqueá-lo. Graças a isso, ninguém poderá desbloquear o seu iPhone, por exemplo, enquanto você dorme ou se estiver procurando em outro lugar. Portanto, a detecção de atenção é uma etapa de segurança que precisa ser realizada antes do desbloqueio, o que pode causar lentidão no Face ID. Se estiver disposto a trocar maior segurança por velocidade, você pode desativar esse recurso. Basta ir para Configurações → Face ID e código, então autorize-se e usando o switch desativar função Exigir atenção para Face ID. Na caixa de diálogo, confirme a desativação clicando em OK.
Verificando o vidro protetor
A funcionalidade do Face ID é garantida pela câmara frontal TrueDepth, em conjunto com o projetor de pontos invisíveis e outros componentes. Todas as partes do Face ID ficam ocultas na parte superior da tela, especificamente no recorte. Para desbloquear o seu dispositivo, é claro que é necessário que todos os componentes tenham uma visão desobstruída. O problema pode surgir, por exemplo, se você tiver um display rachado com uma rachadura no recorte, ou se tiver um vidro protetor que também está rachado nesses locais, ou se houver sujeira ou bolha de ar embaixo dele. Tudo isso pode afetar negativamente o Face ID e o reconhecimento pode demorar mais ou o dispositivo pode não reconhecê-lo. Se você tiver algum problema com a velocidade do Face ID, verifique a parte superior do iPhone, onde está localizado o recorte.