Os computadores Apple são conhecidos principalmente pela sua simplicidade e velocidade e, no caso dos modelos mais recentes com chips Apple Isto é duplamente verdadeiro para o Silício, pois oferece desempenho de sobra. Mesmo assim, às vezes os usuários podem se encontrar em uma situação em que o Mac para de funcionar conforme o esperado e fica lento. Considerando que mesmo um Mac com vários anos de idade pode funcionar sem problemas, isso obviamente não é algo comum. Neste artigo, veremos juntos 5 erros básicos pelos quais os usuários tornam seus computadores Apple mais lentos.
Antivírus em segundo plano
Embora o sistema operacional macOS não esteja protegido contra malware da mesma forma que o iOS, onde todos os aplicativos são executados no chamado modo sandbox. Mas isso não significa que os Macs não tenham proteção nativa e, portanto, sejam vulneráveis sem antivírus. Na verdade, os computadores Apple são protegidos principalmente pela System Integrity Protection (SIP), que pode garantir que nenhum código malicioso entre no núcleo do sistema. Mas definitivamente não termina aí, podemos citar também o Gatekeeper, por exemplo, que impede o lançamento de aplicativos desconhecidos. Além disso, o XProtect é executado em segundo plano, o que pode procurar códigos maliciosos e, ao mesmo tempo, receber atualizações de segurança e informações sobre malwares recém-descobertos diretamente da Apple. Existe também uma Ferramenta de Remoção de Malware (MRT), que se encarrega de remover o código malicioso encontrado. Por esse motivo, não é necessário utilizar um programa antivírus, que na verdade apenas torna o sistema mais lento.
Pouco espaço de armazenamento
Se quiser manter o seu Mac funcionando com capacidade total, você precisa ter espaço de armazenamento livre suficiente. Claro, isso pode ser um problema especialmente para computadores Apple mais antigos com SSDs pequenos, mas felizmente existem várias dicas que você pode usar para liberar espaço – veja o artigo abaixo. Se o seu Mac não tiver espaço de armazenamento livre suficiente, ele tentará intensamente excluir arquivos desnecessários em segundo plano, o que é um processo exigente. Se não conseguir liberar espaço por muito tempo, pode resultar em congelamento total e outros problemas. Não leve isso a sério se você receber uma notificação de pouco armazenamento.
Muitos processos em segundo plano
Mesmo que os Macs sejam realmente muito poderosos, especialmente os modelos mais recentes com chips Apple Silício, então isso não significa que eles tenham poder infinito. Sempre pode acontecer que, ao abrir e usar todos os tipos de aplicativos exigentes ao mesmo tempo, o desempenho simplesmente acabe, o que se reflete na lentidão do Mac. Os usuários da Apple têm o péssimo hábito de deixar inúmeros aplicativos em execução ao mesmo tempo, o que obviamente causa um problema. Os aplicativos podem ser desligados facilmente diretamente do Dock, ou você pode abrir o utilitário para uma melhor visão geral monitor de atividade, onde todos os processos podem ser classificados em ordem decrescente de acordo com a quantidade de energia que usam. Dessa forma, você pode reconhecer facilmente aplicativos exigentes, que podem ser desativados.
Ignorando atualizações
Alguns usuários, por motivos incompreensíveis, recusam-se a instalar as atualizações mais recentes, o que definitivamente não é a atitude correta. Apple porque nas novas atualizações ele não vem apenas com novas funções com as quais os usuários teriam que se acostumar. Além disso, oferece principalmente correções para todos os tipos de erros e bugs de segurança, sendo que alguns deles podem facilmente fazer com que o Mac não funcione de maneira ideal e trave. Portanto, é extremamente importante que você mantenha seu computador Apple atualizado e praticamente não há razão para evitar atualizações – a menos que você seja um desenvolvedor. Você pode encontrar e instalar atualizações em → Preferências do Sistema → Atualização de Software, onde também é possível ativar atualizações automáticas.
Desordem na área de trabalho
Os usuários de Mac são divididos em dois grupos - no primeiro você encontrará os amantes da Apple que possuem uma área de trabalho completamente organizada ou que não possuem um único ícone. Neste último você encontrará exatamente o oposto, ou seja, usuários que armazenam facilmente centenas de todos os tipos de arquivos, pastas e muitos outros em seus desktops. O problema é que um grande número de arquivos na área de trabalho pode causar lentidão em todo o sistema, inclusive na inicialização. Os ícones desses arquivos geralmente mostram visualizações, para as quais é praticamente necessário abrir o arquivo em segundo plano. Uma solução simples neste caso é usar a função Sets, que você ativa pressionando clique com o botão direito na área de trabalho e você escolhe Use conjuntos. Opcionalmente, você também pode criar uma pasta principal na qual colocará todos os arquivos e outros dados. Isso elimina a necessidade de exibir constantemente visualizações de arquivos na área de trabalho e acelera o seu Mac.
O anúncio "Muitos processos em segundo plano" se aplica ao WIN e não ao MacOS, onde o gerenciamento de memória funciona de maneira diferente e muito melhor.
O anúncio "Bordel na plose", além da possível lentidão, mostra os hábitos experientes do usuário WIN, pois vamos mentir para nós mesmos, pesquisar no WIN definitivamente não é como o Spotlight, e trabalhar com "adesivos" no WIN é uma calúnia absoluta 🤣
Adoramos ícones da área de trabalho :-)
Quando sobra o último espaço livre, uma pasta é criada, quase toda a área é colocada nela e ela se chama área+data e é salva na área novamente e assim por diante :-D
Basta comprar um SSD de 1 TB por alguns milhares, espere
O Win custaria alguns milhares, com o Mac é de milhares a dezenas de milhares 🤪
Esse é um conselho para todos!