Anúncio fechado

Depois de anos de espera, os jogadores do PlayStation finalmente colocaram as mãos nele e a Sony lançou seu próprio controlador de jogos profissional chamado DualSense Edge. Entre outras coisas, traz um par de botões completamente novos, gatilhos traváveis ​​ou a possibilidade de substituir os manípulos analógicos. Embora não gostemos muito de jogos LsA, o controlador em breve será compatível com iOS e Android também, e como testamos o PS5 em si e eu também sou um jogador sério de PS5 CoD, uma análise do DualSense Edge não poderia demorará a chegar. Estou com o driver há cerca de duas semanas desde o seu lançamento e gostaria de compartilhar meus sentimentos com vocês. Vamos começar desde o início, ou seja, pelo que você receberá junto com o controlador na embalagem.

revisão de borda dualsense

Junto com o controlador você também recebe vários acessórios, incluindo um estojo branco para guardar o controlador e todos os acessórios nos quais você pode até carregar o DualSense Edge. Nele você encontrará um cabo trançado de cinco metros da Sony para carregar o controle, incluindo uma trava especial que você pode colocar nele e travar o cabo no controle para que ele não possa ser desconectado durante o jogo. Por que alguém faria isso permanece um mistério para mim, porque no momento em que você puxa tanto o cabo que ele o arranca do controle, você está logicamente movendo o console para o outro lado. Se você tiver sorte, você irá retirá-lo do console; caso contrário, o console acabará no chão. No caso, você encontrará um total de três pares de tampas para alavancas analógicas, que você pode alterar como quiser, bem como dois pares de alavancas que você insere nas posições inferiores do controlador e as usa para controlar o par. de novos botões inferiores.

IMG_8221

Enquanto no início a Sony dá a sensação de que pelas suas seis mil coroas você está comprando algo mais do que apenas um controle de jogo, depois de um tempo você descobrirá que todos os acessórios que pagou junto com o controle estão na verdade na caixa e depois de personalizar tudo como quiser, você provavelmente nunca mais o usará. Claro, há uma diferença entre um garoto de 5 anos e um cara de XNUMX que escreve esta resenha, então eu entendo que aos XNUMX anos você pode querer transferir o controlador para algum lugar, mas tenho a sensação de que você vai acabar na casa de um amigo de qualquer maneira e se você decidir jogar no Playstation, não vai se importar com o que está segurando na mão, o principal é que você está jogando com um amigo na mesma TV e curtindo um boa parte de diversão. Na casa dos trinta, você tem um PSXNUMX escondido em algum lugar embaixo da TV e carrega o controle em um suporte ou por meio de um cabo, e nem sonharia em colocá-lo em um case.

Se vamos falar das funções do DualSense Edge em termos de botões, então antes de mais nada é preciso perceber que o Edge basicamente não traz nenhum botão adicional. Sim, existem dois botões FN, mas eles servem apenas para alternar entre os perfis do controlador, que abordarei mais tarde, e há os dois botões inferiores que parecem interessar mais a cada um de vocês. À primeira vista pode parecer que você receberá um par de botões novos, mas nenhum jogo conta com eles, então a Sony resolveu o uso dos botões inferiores de uma forma relativamente salomônica. Esses botões não podem ser usados ​​como novos botões para outras funções do jogo, mas devem ser “emparelhados” com botões já existentes do controlador DualSense original. Por exemplo, você pode escolher que o botão inferior direito faça o mesmo que uma cruz e o botão inferior esquerdo faça o mesmo que uma roda ou uma seta para cima e assim por diante. No entanto, você nunca poderá usar esses botões em nenhum jogo além dos botões padrão e do controlador DualSense original.

borda dualsense vs dualsense

Agora você está perguntando com razão para que servem esses botões. A resposta é muito simples e tomaremos como exemplo meu jogo favorito CoD Modern Warfare II. Se você estiver usando o layout padrão dos botões do jogo e um controlador DualSense clássico, não será possível, por exemplo, mover-se, olhar ao redor enquanto pula ou se agacha. Quando quiser pular, você tem que soltar o controle direito e pressionar a cruz, o que por um lado te atrasa, mas principalmente não é possível, por exemplo, pular e girar durante esse salto. No entanto, ao mapear o botão inferior do DualSense como uma cruz, você pode pular sem precisar soltar o botão giratório, tornando possível fazer combos mais eficientes e, mais importante, mais rápidos. Pode parecer bobo no início, mas quando você se acostumar, descobrirá que isso lhe dá uma enorme vantagem no jogo.

Outra novidade é um par de controles deslizantes, graças aos quais você pode garantir fisicamente o movimento dos gatilhos esquerdo e direito separadamente. Você também pode ajustar o caminho de reação dos gatilhos no software diretamente nas configurações do DualSense Edge no PS5, mas com a ajuda desse controle deslizante você pode travar fisicamente o gatilho e ele então reage à pressão no caminho que você escolheu. Se você travar completamente o gatilho na menor posição possível, o resultado é que você atira extremamente rápido. Você não sente nenhum feedback tátil, mas se você gosta de habilidades, então esta posição é para você, pois a velocidade com que você atira a partir do momento em que decide atirar é verdadeiramente extrema e mais uma vez você ganha uma vantagem.

Quanto às propriedades físicas do controle, há um touchpad maior, mas não o uso muito para jogos e por isso não posso apreciá-lo muito. Existem também alças estendidas, que, no entanto, não têm efeito positivo nem negativo sobre mim e, em comparação com o DualSense clássico, basicamente não as noto. Porém, o que definitivamente sinto é o peso. Resumindo, o controlador é mais pesado, tanto no papel quanto no tato. Não é nada insuportável, mas você sente mais na mão do que o clássico DualSense. Alguns podem considerá-lo premium, alguns podem considerá-lo uma desvantagem, eu pessoalmente não me importo. A última novidade é a possibilidade de substituir os manípulos analógicos. São vendidos separadamente e custam 599 CZK, sendo que se houver problemas com uma ou outra alavanca basta retirar o seu armazenamento no corpo do controlador e substituí-lo por um novo. Aliás, para ter sempre um novo à sua disposição, também há lugar para ele na caixa do controlador. Considerando que as alavancas são quase sempre a única coisa que se destrói nos controladores, esta é uma jogada perfeita da parte da Sony para não incomodar os jogadores que pagaram CZK 6000 pelo controlador e também para evitar reclamações.

No que diz respeito à duração da bateria, eu próprio sou uma pessoa que joga, por exemplo, uma hora na PS5 e depois sai por algumas horas e volta a ligar a consola durante uma hora. Portanto, não preciso me preocupar muito com a durabilidade do controlador em si. A única coisa que me limita é o facto de ou colocar o comando na mesa da TV ou, se já estiver descarregado, colocá-lo no suporte de carregamento ao lado da TV. O controlador DualSense clássico dura cerca de 9 horas jogando CoD, com todos os recursos que o controlador oferece ativados. No caso do DualSesne Edge, consegui cerca de 5,5 horas de jogo, o que é um preço para a bateria quase 50% menor que a novidade oferece em comparação ao controle padrão.

Borda dualsense do PS5

Tanto quanto o hardware em si, o software é tão importante no caso do DualSense Edge. Ele permite várias coisas, que veremos agora. Em primeiro lugar, existe a possibilidade de criar vários perfis, que você define antecipadamente e neles configura o controlador como mais lhe convier, e depois basta alternar entre eles com as teclas FN. Esses perfis podem, portanto, ter configurações diferentes para jogos diferentes. Outra forma de configurar o controlador é, claro, determinar qual tecla os botões inferiores representam, mas isso não é exatamente a coisa mais interessante que o software PS5 permite fazer com o DualSense Edge.

A verdadeira diversão começa quando você consegue definir o caminho percorrido pelo stick analógico, é claro, para cada stick separadamente. É fácil de imaginar, pois é o mesmo princípio de configurar a sensibilidade do mouse em um computador, mas com a diferença de que aqui não se está calibrando a sensibilidade, mas sim o tamanho real do movimento da alavanca. Da mesma forma, é então possível definir quando exatamente o gatilho deve “travar” ao ser pressionado e, assim, seu caminho pode ser calibrado. Se você vencer com o setup, poderá conseguir um setup realmente confortável e muito eficiente que fará de você um jogador melhor, literalmente.

Depois de usar o controlador por cerca de duas semanas, sinto que a Sony está oferecendo a você algo diferente pelo seu dinheiro do que você poderia esperar. Se você for comprar o DualSense Edge com a ideia de aprimorar sua experiência de jogo no PS5 e talvez obter uma resposta de gatilho ainda melhor, melhor sensação ao toque ou qualquer outra coisa, você ficará desapontado. Essas funções são exatamente as mesmas do controlador clássico. Pelo contrário, para aproveitar ao máximo o DualSense Edge, você o limitará ainda mais em comparação ao controlador clássico. Edge é um controlador de jogo profissional no sentido de que pode realmente melhorar seus resultados nos jogos. No entanto, ele faz isso de maneira um tanto salomônica. Se você usar os botões inferiores corretamente, poderá fazer movimentos que os jogadores com um controlador clássico não conseguem, ou pelo menos os tornará mais rápidos e suaves. Se você travar os gatilhos, seu disparo será mais rápido do que com um controlador clássico e significativamente mais rápido.

borda dualsense ps5

Resumindo, sim, você será um jogador melhor com este controlador, mas ele tem seu próprio preço que você terá que sacrificar na forma de desligar algumas funções com as quais estava acostumado com o controlador clássico. Claro, o DualSense Edge também tem resposta a gatilhos, mas se você for usá-lo, esqueça o disparo rápido e coisas do gênero. DualSense Edge não melhora a experiência de jogo do PS5, não adiciona algo extra em relação a um controlador clássico para atrair você mais para o jogo, mas quando configurado corretamente, pode torná-lo um jogador melhor, mais rápido e mais ágil. Portanto, se você joga, por exemplo, atiradores do tipo CoD e está preocupado principalmente com os resultados, não há muito o que hesitar. Mas a questão é se você não se importa em pagar o imposto acima por eles. Resumindo, a decisão é sua, basta pensar bem no que espera do controlador e depois decidir se vale a pena investir um valor considerável nele. Se for um resultado melhor no jogo, não hesite, se for uma experiência melhor, você pode guardar seu dinheiro na carteira.

Você pode comprar o DualSense Edge diretamente aqui.

O mais lido de hoje

.
  翻译: