Rostos da Aldeia é uma plataforma onde se publicam histórias positivas de todos aqueles que contribuem para que o despovoamento não seja uma tendência inexorável, relatando os casos inspiradores de pessoas – novas e velhas – que lutam para o inverter.
Pretende-se, por um lado, documentar a vida nos territórios do Interior, com especial enfoque nos habitantes impulsionadores da mudança ou criadores da diferença. E, nessa vertente, as histórias de vida serão a ferramenta principal do storytelling, com discursos na primeira pessoa que transmitam resiliência, determinação, a força de um sonho e muita esperança.
Por outro lado, procura-se também mostrar que as aldeias de Portugal podem ser locais de fruição, espaços onde impera a qualidade de vida e existem motivos de interesse regionais que os tornam únicos e distintivos, por forma a motivar mais pessoas a visitarem os territórios – e, quem sabe até, neles se fixarem.
Estamos conscientes da capacidade que a comunicação tem de gerar novas dinâmicas regionais, trazidas por novos residentes e pequenos investidores.
Queremos, pois, levar a atenção a essas aldeias, muitas das quais resistiram no tempo mesmo depois de quase se esvaírem de gente; revelar o quotidiano, a rotina, o labor e o amor de que se faz a vida das suas gentes. Falar dos territórios de baixa densidade enquanto lugares de oportunidades e de qualidade de vida.
Tudo isso convenientemente contextualizado no espaço geográfico das aldeias – ponto de partida para todas as conversas -, através da produção de conteúdos onde se promoverão exemplos distintivos ligados à boa hospitalidade, à gastronomia de qualidade, às artes e ofícios, às tradições e à cultura popular, que possam servir de guia para visitas aos referidos territórios de baixa densidade espalhados por todo o país.
-
Industry
-
Online Audio and Video Media
-
Company size
-
2-10 employees
-
Type
-
Nonprofit
-
Founded
-
2021