Karina Nishioka’s Post

View profile for Karina Nishioka, graphic

Gestão de Projetos Criativos | Consultora de Empreendedorismo

O LinkedIn Notícias me pediu para contar uma história sobre a minha experiência usando inteligência artificial no trabalho. #BoletimTech #LinkedInNotícias No contexto da ilustração e animação pra televisão, o uso de IA generativa parece ser um divisor de águas na relação produtividade/qualidade. Há alguns meses venho usando as versões beta de algumas ferramentas e os resultados obtidos são sempre impressionantes. Muita qualidade em muito menos tempo. Hoje a geração de imagens por prompts já faz parte da minha rotina de trabalho. Por outro lado, há questões relacionadas à apropriação do que é produzido nessa etapa que atravessam a criação como um todo. A eficiência dos prompts pode levar a um resultado final tão acurado que tem sido frequente me perceber "assistente da ferramenta", quando a expectativa era o contrário. Acredito que precisamos de mais tempo pra naturalizar algo que reposiciona o processo criativo dessa forma. Enquanto isso, o que antes era realizado e percebido como um trabalho artístico autoral (ainda que sempre envolvesse a pesquisa e assimilação de referências) seguirá revestido dessa coisa nova, cujo sintoma mais recorrente é "- Obrigada! Usei IA.", quando alguém faz um elogio. ________ Na imagem, a cena de uma reconstituição de acidente que foi ao ar no Domingo Espetacular. Um casal de meia idade na janela de um apartamento que pegava fogo. A IA não reproduz cenas de violência explícita ou risco a seres humanos. O trabalho de composição da cena incluiu: mudar a idade e a expressão das personagens; colocá-las na janela de um apartamento de classe média; e, também, sugerir a presença do fogo e consertar as mãos. Risos.

  • No alternative text description for this image
Laura Loenert

Senior UX Copywriter | Tech Writer | Journalist

1y

Mas parece que não acertou na idade dos personagens: eles não parecem um casal de meia idade rs

Like
Reply

Me sinto confortável com a evolução IA, sabemos que ainda podemos ir mais longe colocando automação do IA, nos atendimentos médicos com evolução e precisão para auxiliar e fazer cirurgia mega deligadas sem erro 100% perfeita, melhorar a qualidade de vida de milhões de de deficientes fisicos seja por cirurgia ou robotizando partes multiladas, sou super fã de tudo isso, e claro que sempre a máquina virtual vai depender sempre do humano para programar ou fazer manutenção, não a necessidade de medo.

Like
Reply
Daniel Takinn

Motion Designer / Diretor de arte na O2 Pós

1y

Tenho usado AI pra otimizar a criação de concepts. Criar diferentes ângulos para uma ideia já existente, modificar partes de algo, gerar aleatoriedades, mudar a iluminação em um concept já está em fase adiantada de desenvolvimento, são alguns exemplos Inúmeras possibilidades, e mais agilidade.

Like
Reply
See more comments

To view or add a comment, sign in

Explore topics