O QUE REALMENTE SIGNIFICA ATUALIZAR UM CRONOGRAMA? 📅🛠️🔄 Uma prática comum entre muitos planejadores é inserir as datas de início ou término das atividades, atualizar o progresso percentual (%) e reagendar o trabalho não concluído para além da data de corte na expectativa de isso significar alguma coisa. 📊✏️ (de fato significa, mas continuo o assunto em outra oportunidade) ⚠️ Mas será que essa abordagem é suficiente? Em projetos reais, com toda a complexidade e dinamismo envolvidos, essa prática isolada pode ser um grande equívoco. 🚧💡 👉 Afinal, quantas vezes, em seus projetos, você viu o plano inicial permanecer exatamente igual após 1 ou 2 ciclos de atualização? Na minha limitada e pequena experiência, a resposta é NUNCA! ❌ E é aqui que chegamos ao X da questão: o que realmente significa atualizar um cronograma? ✍️ Atualizar um cronograma é muito mais que registrar o passado! 🔹 É registrar o que aconteceu e o que está em andamento; 🔹 É revisar todo o futuro, ajustando lógicas e prioridades para refletir as intenções reais de campo (boas práticas quanto a isso, falo em outro momento)*** Se você utiliza hard logic e soft logic para planejar, isso implica revisitar sequências e até mesmo métodos construtivos. 🛠️🔄 Se você planeja por recursos (que é como eu recomendo que se faça), o ajuste de prioridades é essencial para direcionar às demandas do projeto. ✅📋 Sempre que houver desvios no objetivo principal (seja um marco 📍 ou uma entrega 📦 intermediária), a atualização exige: 1️⃣ Analisar o caminho crítico (seja por lógica flexível/soft lógic ou limitações de recursos). 2️⃣ Implementar ações concretas para mitigar os impactos e garantir a viabilidade do plano revisado. 🚀 Nesse contexto, atualizar 🔄 um cronograma vai além de uma simples atualização na expectativa de se enxergar o futuro a partir disso; trata-se de um verdadeiro REPLANEJAMENTO, alinhado à realidade e direcionado ao objetivo do escopo. 🎯✨ 💬 E você? Concorda? Discorda? Faz de outro jeito? Compartilhe sua visão nos comentários! 🗨️ Essas trocas enriquecem e ampliam nossa base de conhecimento! 🚀🤝🔎 #GestãoDeProjetos #Planejamento #Cronogramas #Engenharia
A única coisa que não pode mudar é a linha de base, depois de salva, e só replanejamento diário, semanal do jeito que foi ajustado.
Os cenários da construção do cronograma no momento t são diferentes do momento t + x. Adicione realismo para reportar com antecedência se o risco de atraso aumentou ou de aumento de custos e coragem pra fazer as mudanças que precisam ser feitas para retornar a linha de base.
Ótima provocação para os planejadores. Me inspirou até para um texto
Tenho hábito de atualizar e rever se todas as projeções fazem sentido dentro do cenário atual, após cada corte. Cabe análise e de fato aplicar replanejamento onde aplicável.
Marcio Sperandio Cott , excelente provocação. No meu entendimento esta é a diferença entre Planejador e Operador de Project. Vejo que é um ponto muito sensível no mercado hoje em dia. Planejar vai muito além de atualizar dados em um software. Parabéns pela publicação!
Aprendendo muito com você, grata por compartilhar!
Atualizar um cronograma não é apenas um ajuste técnico de datas, mas uma ação estratégica que transforma o planejamento em uma ferramenta dinâmica de gestão. Esse processo reflete o progresso real do projeto, identifica desvios, analisa causas e orienta decisões para manter a trajetória alinhada aos objetivos. Mais do que promover transparência, a atualização do cronograma permite antecipar riscos, otimizar recursos e assegurar previsibilidade, demonstrando comprometimento com a entrega eficiente e responsável. Quando feito com disciplina e precisão, esse exercício reforça a credibilidade do projeto, alinha expectativas das partes interessadas e fortalece a governança. Atualizar um cronograma, portanto, é um ato de liderança e controle que assegura o sucesso do empreendimento.
Como nosso colega Marcio Sperandio Cott expôs, o cronograma é dinâmico. Entendendo que o cronograma não se restringe a linha de base original, ou seja, a cada atualização (correta), há necessidade de "replanejamento" das atividades restantes, considerando o novo cenário, diferente do planejamento inicial, assim como: riscos; escopo; custos e; expectativas dos Stakeholders.
Concordo Marcio. Adiciono um ponto que o cronograma aceita tudo, nos replanejamentos muito cuidado em não atualizar o que ainda não aconteceu como certo, o plano de ataque precisa ser concluído para que isso vire um recuperação de cronograma. Existem momentos de otimismo e pessimismo, o planejador faz o pepal de trazer isso para o mais real possível.
PMO | Fiscalização | Planejamento | Gerenciamento de Projetos na Perillo Engenharia
1moCara, sensacional sua publicação... Concordo com você... E infelizmente a realidade é a que comenta no início do texto, "dar avanço" e mandar a ferramenta atualizar automaticamente... E quando isso acontece, ainda bom! E quando se dá só o avanço? Kkkk bom, obrigado por mais esse conhecimento e pelo seu tempo em produzir tanta coisa boa.