PCD.com.br - Diversidade e Inclusão e oportunidades especiais para PCD’s Post

PCD.com.br - Diversidade e Inclusão e oportunidades especiais para PCD reposted this

View profile for Claudius Tavares - PCD Online, graphic

CEO at PCD Online - Diversidade e Inclusão | PWD

A Inclusão das Pessoas com Deficiência: A Grande Esquecida nos Programas de Diversidade e Inclusão até que a lei bate na porta. Então, enquanto todos falam sobre diversidade, talvez seja hora de perguntar: e as pessoas com deficiência? Talvez seja hora de parar de fazer da inclusão delas uma reflexão tardia e começar a agir com seriedade. Afinal, não é como se a inclusão delas fosse apenas uma questão de “checklist”, certo? No mundo da diversidade e inclusão, parece que alguns grupos estão na moda, enquanto outros são convenientemente esquecidos. As pessoas com deficiência, por exemplo, muitas vezes encontram-se no banco de trás desse desfile da inclusão. Quem precisa de rampas quando você pode ter painéis, certo? Eu que trabalho com diversidade, acredito antes de tudo que diversidade não é marketing, todos os segmentos são importantes. Equidade.

Alexandre Bezerril,

Technical Specialist @ Microsoft | Data & AI Governance | MBA, Business Innovation | Accessibility Co-Chair @ Microsoft BR

9mo

Muito bom Claudio!!!! Vamos TODOS juntos virar o jogo, a inclusão das pessoas com deficiencias tem que ser orientado por protagonismo e não por obrigação!!!!! Um grande abraço meu amigo.

Paulo Henrique Rodrigues Lopes

Engenharia Metalúrgica | Melhoria Contínua de Processo | Gestão da Manutenção | Gestão de Processo | Gestão de Pessoas | Gestão de Riscos

8mo

Muitos ainda acreditam que a cota "oferecida" nas empresas (vagas destinadas às Pessoas com Deficiência) é um privilégio. Que as Pessoas com Deficiência possuem algum privilégio nas empresas. Parece que acessibilidade, respeito, inclusão e oportunidades "jorram" no percentual destinado à contratação de Pessoas com Deficiência. O privilégio visto por muitos é a oportunidade ideal vista por poucos. Recentemente fiz uma "pesquisa" com profissionais, em geral, que atuam com recrutamento. A pergunta foi a seguinte: - "Devo colocar no Linkedin que possuo deficiência?" Atuo na área de Engenharia, são raríssimas as oportunidades para Pessoas com Deficiência neste ramo. Fiz a pergunta por ter a percepção de que um PcD não seria capaz de atuar em determinadas posições dentro das empresas. Deixo aqui uma reflexão, quantas Pessoas com Deficiência ocupam cargos de liderança na empresa que você trabalha? Voltando à "pesquisa" que realizei com os recrutadores. Pasmem, a maioria disseram que não deveria colocar no Linkedin que possuo deficiência. Moral da história: As empresas ainda contratam Pessoas com Deficiência para cumprir a cota, integração, não inclusão. Enquanto não houver maturidade, cota não é privilégio. É necessidade.

Mateus Alves

Analista de Gestao e Assistência à Saude | Advogado | Legal | PCD

9mo

É exatamente isso. Inclusão hoje é um marketing poderosíssimo, mas na prática, não é bem isso que vemos. Eu, como PCD, que estou aí há praticamente 1 ano buscando vaga de trabalho, percebi algumas peculiaridades, mas a principal delas é, quanto maior e mais qualificado o currículo, menores são as oportunidades, pois vagas afirmativas, via de regra, são para cargos com salários e grau de exigibilidade menor. Para estes cargos, se seu currículo é um pouco mais qualificado, você não é aderente. E para vagas de ampla concorrência, em que seu currículo seja mais aderente, obviamente a possibilidade de contratação é quase nula. E o que é mais lindo nestas vagas é que geralmente vem acompanhada no anúncio: "todas nossas vagas são inclusivas, não havendo distinção". Viramos objeto de marketing de LinkedIn das empresas.

Solemar Lara ( PCD )

Tecnólogo em Redes de Computadores TI | MBA Gestão da Tecnologia da Informação | Pós em Segurança da Informação

9mo

Claudius Tavares - PCD Online bom dia, tudo bem concordo plenamente contigo, só quero complementar um detalhe muitas empresas infelizmente fala muito e inclusao de nós portadores especiais porém quando animamos em fazer parte, candidatar a uma determinada vagas somos ignorado de uma forma que nem um feedback cordial e motivador recebemos. Digo isso pois eu mesmo desde de setembro do ano passado nos meus 55 anos e com deficiência auditiva severa profunda não estou conseguindo me realocar sempre lutando mostrando o meus talentos curriculares porém sem oportunidade. Este e o maior problema de nós pcd oportunidade tem mas e como você mesmo disse estamos sempre no banco de trás e olhe lá se não for. Em fim tudo isso já faz quase oito meses e nada, mais de 200 candidaturas e simplesmente negadas todas e muito triste e me desculpe a franqueza, mas e algo que ninguém tem coragem de dizer.

Marta Almeida

Analista Administrativo financeiro na Itaú Unibanco

9mo

Concordo,sou PCD fiquei anos sendo humilhada na empresa,não me treinavam e me colocaram na geladeira esperando que eu pedisse demissão, muito humilhante.

Elaine Consolaro

Agente de Negócios e Atendimento | Profissional Mercado Financeiro | CPA20 | PCD

9mo

A maioria das pessoas com deficiências carregam traumas de aceitação, isso ao longo da vida nos trazem muitos prejuízos na educação, vida social e de desenvolvimento pessoal e profissional. Então em resumo eu acredito que para tratarmos desse assunto como inclusão falta muito ainda. O que vemos são muitas vagas em aberto com cargos e salários baixos.

Sou deficiente auditiva, sou formada em Administração de empresas e estou a 25 anos no mercado de trabalho e posso afirmar, infelizmente as empresas tem preconceito e falta de conhecimento sobre inclusão em todos os sentidos falta conhecimento sobre o assunto e treinamento para poder contratar, adaptar e tratar com sabedoria e eficiência um colaborador PCD, Tive a pouco tempo uma péssima experiência onde fui contratada por um entre aspas gestora a qual me contratou como PCD mas não sabia minha deficiencia total descaso fiquei indignada e sugeri ao departamento de DHO que treinasse e preparasse seus profissionais para estudar sobre o assunto contratação de PCD, e também tem empresas que vivem falando sobre inclusão, cansamos de enviar currículo e se quer somos chamados para entrevista já questionei pelo linkedin algumas empresas sobre isso enfim é Brasil

Eliana Oliver (PCD)

Gestão de Marketing | Atendimento ao cliente | Vendas | Negociação | Compliance | Perfil do investidor | Comitê de diversidade | Finanças | Ética | Foco e Disciplina l Agente Integrador l Organização de eventos

9mo

E quando se deparam com um PCD que sabe o seu valor e potencial começam a achá-lo arrogante ,como se o fato de ser PCD automaticamente o diminuísse como profissional.

Cristiane Lopes

Analista Administrativo I Assistente Administrativo I Compras I Licitações I QSMS

9mo

"Muitas" não digo #todas #empresas nos enxergam com a finalidade de apenas curmprir cotas. Querendo delimitar vagas que eles julgam que só podemos excercer aquela "função". Não levam em consideração nossas competências, experiências e os resultados que podemos trazer. Claro que independente da deficiência temos que nos capacitar, como sempre digo o #estudo é o investimento que nunca será perda de tempo. #OBS: JÁ POSTEI A REFLEXÃO ABAIXO, VALE RESSALTAR. Sobre a coragem de acreditar em você! "Muitas vezes, descobrimos que a coragem necessária para seguir em frente surge no próprio ato de dar o primeiro passo. À medida que nos movemos em direção aos nossos objetivos, ganhamos confiança em nós mesmos e em nossas habilidades. Descobrimos que somos mais fortes e mais capazes do que imaginamos" #sigo tentando #recolocação #emprego #pcd

See more comments

To view or add a comment, sign in

Explore topics