8 Ideias para ressignificar os Estacionamentos
SUSCHI DAS ARTES - RJ

8 Ideias para ressignificar os Estacionamentos

O desenvolvimento significativo dos carros elétricos, autônomos, veículos compartilhados e outros modais como a bicicleta e o patinete elétrico… resultam na diminuição do número de carros particulares e, consequentemente, redução do fluxo/receita nos estacionamentos – Não seria a hora de buscarmos também outras utilizações para o estacionamento?

É o que chamamos de ressignificação (dar um novo significado a), ou seja, espaço do estacionamento com novos usos que não sejam apenas a guarda de veículos - Ideias não faltam, por conta da necessidade gritante de espaço, principalmente nos centros das cidades. Veja também artigo Seus estacionamentos são sustentáveis e preparados para novos usos? . Abaixo alguns exemplos de transformação deste espaço.

  1. Armazéns, depósitos ou data centers - Já utilizado em muitos estacionamentos, principalmente em Shoppings, onde existe maior procura por depósitos, ou seja, esses locais sem janelas atendem muito bem a estas atividades.
  2. Um jardim no piso descoberto - Ao mesmo tempo em que criam novos espaços de tranquilidade para os clientes, estaremos protegendo os edifícios contra o calor. Um case de sucesso foi o centro médico de Houston, nos Estados Unidos, transformou espaço num “jardim zen”. Os pacientes e suas famílias podem desfrutar deste oásis onde os bambus que delimitam recintos propícios à meditação.
  3. Espaço híbrido de serviços - Imagine oferecer diversos serviços. Por ex: Garagem de bicicletas e uma oficina de consertos; Borracharia; Dry Wash; Posto de vistoria de veículos, Posto do Detran, Insulfil e acessórios,etc.. Temos muitos serviços a oferecer aos clientes dos veiculos e dos outros modais.
  4. Parceria com empresas de Mobilidade = Importante firmar alianças estratégicas com os players da nova economia, como empresas de transporte por aplicativo, de logística, de varejo, de compartilhamento de patinetes elétricos e bicicletas, além de serviços automotivose fabricantes de veiculos.
  5. Espaço para feiras e eventos – Por isso a importância de projeto nascer preparado e com pé-direito que possibilite usar parte do estacionamento como área de feiras e eventos. Além da receita extra com a locação os eventos geram aumento no fluxo de veículos.
  6. Entretenimento – Esses espaços já começaram a ser utilizados como opção de entretenimento seguro, como a exibição de sessões de cinema em sistema drive-in, que voltaram a fazer sucesso no Brasil e em vários países do mundo.
  7. Alimentação – Muitos ocupam com food truck e/ou quiosques de lanches ou mesmo como cozinha (dark kitchens), cozinhas dedicadas exclusivamente ao preparo de pratos para entrega. Vejam como exemplo este restaurante da Fernanda Gentil.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Restaurante Suschi das artes -RJ (Fernanda Gentil é uma das sócias), criou cabines para os clientes, cozinha dark kitchen e, transformou áreas não comerciais (estacionamento, jardins, calçadas, passeios, etc) em receita de locação e, com o fluxo dele, aumento na receita do estacionamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

8. Outras atividades -  Se pesquisarem na internet poderão verificar que temos um sem número de atividades que hoje ocupam pequenos espaços em quiosques e container e que poderiam ser instalados em estacionamentos, principalmente se houver demanda na região. Por ex: Óticas, Barracas de Feiras, lavanderia, chaveiros, floricultura, etc...

Vejam também estes artigos com muitas curiosidades e inovações:

Maior estacionamento automatizado, recorde mundial+

Estacionamento para mulheres: Proposta sexista ou atento à segurança e atendimento?

Cavalos, carros e estacionamento eficiente

Limite de tempo para beijar para evitar problemas de estacionamento

Inovar ou Morrer

Aconteceu: Multado após Câmera confundir sua placa com uma camiseta de mulher

O futuro é estrada movida a energia solar?


“O futuro do setor de estacionamentos é desafiador, mas, com criatividade e coragem para inovar, as empresas do setor terão vida longa”
Marcelo Nunes (CEO da Parebem)

To view or add a comment, sign in

Others also viewed

Explore topics