Afinal o que é ser ágil?

Afinal o que é ser ágil?

Eu tive a oportunidade de aprender mais sobre metodologias ágeis em um curso ministrado no IFES-Serra, dês de então em todas as equipes de desenvolvimento que participo tento inserir algumas premissas durante o desenvolvimento e sempre ficam algumas perguntas e desconfiança por parte de programadores mais tradicionais como: Afinal se tratando em desenvolvimento de Software o que é ser ágil? Produzir em menos tempo? Uma metodologia sem documentação? O resultado final é satisfatório? (...). Não sou especialista no assunto inclusive aconselho a leitura de alguns textos como Manifesto Ágil ou Uma Visão Geral Sobre Ágil, mas de uma forma resumida irei tentar responder algumas perguntas comuns que geralmente são feitas.

Calma, não pense que utilizar uma abordagem ágil vai fazer seu projeto terminar mais rápido, o ágil em questão dentre outras coisas está relacionado à geração de valor para o cliente o que pode ser apenas pequenas entregas. A documentação existe, porém na maioria dos casos em menor quantidade para a abordagem a melhor forma de transmitir algo e com uma conversa cara a cara, tornando as metodologias ágeis ideais para equipes de pequeno e médio porte. Quanto ao produto final vai além de códigos com boa indentaçao, que sigam o SOLID à risca, com pouca verbosidade(...), mas também um produto que o cliente possa tirar vantagens competitivas com ele, afinal qual quer mudança para este fim e bem aceita. 

Mesmo com as diversas vantagens em alguns casos pode não ser tão interessante utilizar o ágil por completo existe N variáveis que posso falar em um próximo texto, mas uma abordagem hibrida sempre e bem-vinda, exemplo os projetos que trabalho geralmente são feitos no âmbito governamental onde existe uma burocracia pesada e mesmo assim é possível usar algumas premissas do ágil em conjunto com as metodologias que já existem ali. Situações como aquela famosa imagem do balanço que todo professor de faculdade ama mostrar podem ser reduzidas ou até eliminadas quando o ágil é aplicado da forma correta em um cenário favorável, uma vez que o cliente deixa de ser um atuador externo e passa a ser parte da equipe.

E claro que existe muito mais a ser falado, existem doze mandamentos e cada um pode dar um texto bem maior que esse, mas esses são alguns conceitos que definem o que e ser ágil, em resumo é trabalhar junto ao cliente para gerar valor e vantagem competitivas.

To view or add a comment, sign in

More articles by Rusley Santos

  • Sua primeira "inteligência artificial"

    Sua primeira "inteligência artificial"

    Para não perder o costume lá vai mais um artigo, vamos falar um pouco sobre inteligência artificial, ou algo que se…

    3 Comments
  • Precisamos falar sobre .MDF (Master Database File)

    Precisamos falar sobre .MDF (Master Database File)

    Olá devs, quero compartilhar com vocês uma forma bem fácil de guardar informações no seu protótipo ou projeto para…

  • Precisamos falar sobre GIT (2)

    Precisamos falar sobre GIT (2)

    Olá versionadores e versionadoras e plantão segue a segunda parte e conclusão do meu artigo sobre git. Ainda não leu?…

    3 Comments
  • Precisamos falar sobre GIT

    Precisamos falar sobre GIT

    Se você já possui ao menos um conhecimento intermediário sobre a ferramenta esse artigo não e pra você, agora se entrou…

    6 Comments

Explore topics