Ambiente Tóxico
A triste vida de quem precisa estar disponível o tempo todo.
O gestor envia uma mensagem no sábado, com o seguinte dizer: “Perdoe incomodar no final de semana, mas não precisa me responder agora. Estou enviando a mensagem só para não me esquecer”.
O liderado, ao receber a mensagem, não consegue ignorar, pois sabe que o chefe valoriza as pessoas que estão sempre disponíveis. Sendo assim, o sábado não será mais o mesmo. Ao brincar com o filho, a mensagem se faz presente. No jantar com o marido, a mensagem se torna a conversa. Enfim, no momento de recarregar a bateria, o gestor desliga a tomada do carregador.
Agora, analise a mensagem comigo: “...estou enviando a mensagem para não esquecer.”. Ou seja, para resolver o meu problema de memória ou desorganização, jogo o problema para alguém. Em resumo, transfere a sua ansiedade para o liderado.
Você acha que esse estresse cotidiano não terá efeitos negativos na carreira e bem-estar do time? Acha mesmo que seus colaboradores adoecidos não aconselharão outros talentos a não ingressarem na empresa? Ou que isso não impacta na qualidade dos seus produtos/serviços?
E tem mais um ponto a ser analisado: disponibilidade não é sinal de competência. Competência é entrega e muitos profissionais que não entregam utilizam da disponibilidade como uma estratégia para acobertar a sua falta de competência. Agora, se você, gestor, exige que o seu time esteja disponível o tempo todo, a ansiedade que você desperta nas pessoas, tira delas o seu melhor desempenho, pois isso impacta na concentração, foco, qualidade dos trabalhos realizados e, como consequência, gera uma frustração constante nas pessoas, pois nenhum trabalho consegue ser concluído com excelência.
Eu sei que não é isso que você quer para o seu time e que, muitas vezes, você não percebe que as suas ações produzem um ambiente tóxico e pouco produtivo. Portanto, seguem algumas dicas que podem ajudá-lo a rever alguns comportamentos improdutivos e capazes de adoecer as pessoas:
Recommended by LinkedIn
1. Defina prioridades: se tudo é prioridade na sua gestão, então, nada é prioridade. Querer mudar o mundo de uma vez só frustrará a todos. O que realmente importa? Quais projetos trarão resultados expressivos? Foque neles e deixe as pessoas produzirem com excelência.
2. Respeite as prioridades do seu time: não é porque você acordou com uma ideia brilhante que todo mundo precisa parar tudo para lhe atender. Se você exige que todo o setor atenda com urgência os seus desejos, você acaba de informar para o seu time que o projeto deles é secundário. Não existe nada mais frustrante do que não conseguir terminar o que começou.
3. Aceite os nãos do seu time: um time de alto desempenho precisa ter clareza das suas prioridades e ter a liberdade de dizer em alto e bom tom “não posso fazer isso agora”. Quando não respeitamos o tempo do outro, passamos a tornar o time altamente improdutivo, pois as prioridades darão espaço para as urgências e nenhum projeto decola. Quando realmente você precisar de algo urgente, aprenda a negociar e reestabelecer os prazos.
Veja que todas as dicas têm um ponto em comum: deixar a vaidade de lado e respeitar o tempo alheio. Jamais coloque o time a cargo da sua ansiedade, isso apenas causará desgaste, frustração e adoecimentos.
Texto: Alê Prates
Technical Marketing & Project Manager at RHI Magnesita
1yIsto também vale para colegas de trabalho
Educação Executiva | Palestrante e Escritor | Co-Founder FUTURIZE | +1.000 palestras realizadas | +10.000 líderes treinados | Top 100 Influenciadores RH Summit | Top 100 People (Feedz) | Top 5 Liderança&Gestão (Favikon)
1yApenas reflita. Isso pode mudar a sua carreira e a sua vida!