A comunicação em nuvem – uma grande mudança de paradigma
O mundo já passou por diversas mudanças de paradigmas. Por exemplo, Copérnico nos longínquos idos de 1473 desestabilizou o mundo europeu ao dizer que o Sol era o centro do Universo e não o Planeta Terra – hoje, sabemos que nem um e nem outro. Por sua vez, Charles Darwin provocou outra revolução, a partir de seus anos de pesquisas e observações, ao propor que as espécies evoluem ao longo do tempo e que todas têm uma origem comum.
E um dos paradigmas que afetou grandemente a subjetividade humana, foi a proposta de Freud (pai da psicanálise) a respeito do inconsciente, afirmando que o sujeito humano não era assim tão ciente de si ou mesmo tão potente no controle sobre suas falas e atos.
E o que dizer da mudança do paradigma da tecnologia analógica para o digital? Tudo mudou!
Na década de 90 os computadores foram se espalhando pelas empresas e casas, tornando-se mais acessíveis em função dos valores. Somente na primeira década dos anos 2000, os computadores ficaram, em média, 61% mais baratos, segundo o jornal “O Globo”.
Não apenas os valores médios dos produtos diminuíram, mas também seus tamanhos. A famosa Lei de Moore que previa que o número de transistores (poder computacional) em um circuito integrado (chip) dobraria a cada dois anos, não apenas contribuiu para baratear os custos dos produtos, em função do volume vendido, mas também aumentou sua capacidade de processamento, tornando as máquinas bem mais poderosas do que se imaginava.
Outra consequência do avanço tecnológico foi a diminuição do tamanho dos computadores.
Fonte: A Evolução dos Computadores
E, segundo a IBM, o mundo gera cerca de 2,5 quintilhões de dados. E 90% dos dados disponíveis hoje foram gerados nos últimos 3 anos.
O valor é tão astronômico, que é mais fácil compará-lo com a imensidão do cosmos, do que com outra mensuração.
A Desmaterialização
A migração de tecnologia do analógico (o radinho de pilha, a velha TV, o jornal impresso) para a digital, também, trouxe outra revolução paradigmática: a desmaterialização.
A solidez do dinheiro migrou para as transações digitais; os documentos se transformaram em dígitos e foram, inicialmente, gravados em computadores pessoais ou empresariais e, atualmente, estão disponibilizados em nuvens.
Serviços como os fornecidos pelo Google – de armazenamento, por exemplo – são usados por milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo. Para se ter uma ideia do poder da marca, basta entender que 95,18% das buscas feitas via smartphones acontecem pelo buscador Google e no desktop o percentual é de 80,40%.
A comunicação em nuvem é importante para toda e qualquer organização, pois permite a integração de equipes, a gestão de dados estratégicos e operacionais de forma remota e online. A agilidade oferecida pela digitalização é, realmente, transformadora e relevante para que organizações se mantenham competitivas.
A MVTCORP usa o serviço de armazenamento do Google, o Google Cloud. A segurança das camadas de codificação, bem como sua constante atualização são essenciais, para que possamos oferecer constantemente um serviço de qualidade e muita confiança.
Pensando na necessidade cada vez maior de uma comunicação ágil, com recursos inteligentes e assertivos, a MVTCORP desenvolveu seu produto VT.Call PABX.
Se você concorda que a tecnologia digital é uma grande mudança de paradigma, então está na hora de mudar outros, que estão travando a transformação digital da sua empresa.
Muitos paradigmas foram completamente destruídos ao longo da história humana, provocando revoluções na maneira de agirmos e de pensarmos o mundo e o nosso lugar nele, então está na hora de mudar os seus paradigmas e transformar digitalmente sua empresa.