Desafios e oportunidades para a área de ESG nas empresas

Desafios e oportunidades para a área de ESG nas empresas

Essa é a newsletter do VAREJO COM CAUSA, plataforma de conteúdo e educação sobre o varejo brasileiro e seu impacto positivo no mundo, criada pelo Grupo MOL. Em 2023, o VAREJO COM CAUSA conta com o patrocínio de B3 e da PwC e traz notícias, entrevistas, podcast e a 2ª edição da pesquisa sobre como o varejo influencia a cultura da doação no Brasil, que será lançada em breve.


Notícias em destaque

Entrevista - Dados em ESG serão essenciais para atrair investidor, afirma head de sustentabilidade da B3

Nesta entrevista, o head de sustentabilidade da B3, Cesar Sanches, comenta aprendizados da COP28 e fala sobre o futuro do ESG na atração de investimento corporativo. Para o executivo, a apresentação de dados concretos sobre as ações em ESG será uma exigência cada vez maior dos investidores interessados não apenas no retorno financeiro, mas também no impacto social das corporações.

As empresas precisam entender qual o lugar delas dentro desse novo contexto, descobrir em que aspecto podem ser mais atuantes e o que precisam fazer para esse futuro com mais diversidade, mitigação do impacto ambiental e governança - Cesar Sanches, head de sustentabilidade da B3.

Leia matéria completa.


Limão em limonada: padrão global de reporte de ESG é oportunidade, diz sócio da PwC Brasil

Em entrevista ao VAREJO COM CAUSA, o sócio da PwC Brasil, Maurício Colombari, comenta os resultados da Pesquisa Global de Investidores 2023, que acaba de ser lançada pela PwC e compartilha suas perspectivas sobre o futuro do ESG no Brasil. Para o executivo, a gestão da cadeira de valor é zona espinhosa, mas o novo modelo de prestar contas sobre sustentabilidade pode ser "oceano azul".

As empresas têm a oportunidade de transformar o limão em limonada, reportando antecipadamente no novo padrão. Essas normas serão obrigatórias em 2026, mas voluntárias em 2024 e 2025 e as empresas que saírem na frente e tiverem bons relatórios podem ter ganho de imagem - Maurício Colombari, sócio da PwC Brasil.

Leia matéria completa.


Falta diversidade entre decisores do ISP, aponta Censo GIFE 22-23

Pesquisa mostrou que conselhos deliberativos – que são instâncias decisórias relevantes do Investimento Social Privado - são formados majoritariamente por homens brancos. Além disso, 70% do volume investido em 2022 veio de apenas 20 organizações, cujo investimento anual é superior a R$ 50 milhões. A coordenadora do Censo, Patrícia Kunrath comenta os resultados, que apontam para a necessidade de se repensar esse espaço de decisão.

O GIFE acredita que conselhos mais diversos e plurais são desejáveis para um processo de descolonização da filantropia - Patrícia Kunrath, coordenadora do Censo GIFE 22-23

Leia matéria completa.


Governança ainda é gargalo para as médias varejistas de alimento, aponta FDC

Segundo o guia de competitividade da Fundação Dom Cabral, as médias varejistas de alimentos apresentam imaturidade na gestão e baixa inovação em setores relevantes, como comercial, marketing e gestão de pessoas.

Leia matéria completa.


3 passos para transformar metas de sustentabilidade em ações

Artigo da IBM sugere três ações básicas para tirar metas de sustentabilidade do papel: inclusão da sustentabilidade na cultura empresarial, um roteiro estratégico e adoção de infraestrutura de suporte.

Leia matéria completa.


Gostou desse conteúdo?

Nos acompanhe no www.varejocomcausa.com.br

> Assine a newsletter para não perder nossos destaques!

> Se inscreva também no nosso podcast aqui.

To view or add a comment, sign in

Explore topics