Florence Nightingale: a mulher que deu voz a enfermagem!
Quando fala-se em precursora da enfermagem, logo o nome de Florence Nightingale vem a mente. Mas, afinal quem foi essa mulher a frente do seu tempo que deu origem a uma das maiores classes de profissionais de saúde?
Florence Nightingale nasceu em Florença, no dia 12 de maio de 1820, de família rica e religiosa foi educada e instruída para ser uma menina prendada a espera de um casamento pomposo.
Contudo,seu entusiasmo pela matemática e pela estatística falavam mais alto. Aos 16 anos, algo aconteceu: Deus falou-me escreveu depois e convocou-me para servi-lo. Um episódio que poderia caracterizá-la como uma mística, mas, diz o historiador Lytton Strachey, a moça estava longe de ser uma beata desligada da realidade.
Servir a Deus significava, para ela, cuidar dos enfermos, e especialmente dos enfermos hospitalizados.
"Deus falou-me escreveu depois e convocou-me para servi-lo."
Não lhe faltaram pretendentes, mas queria ser enfermeira, numa época em que essa profissão não era tida como adequada para uma moça educada e muito menos de família rica como a dela. Seria terrível deixar uma filha ser enfermeira. Naquela época, os hospitais curavam tão pouco e eram tão perigosos (por causa da sujeira, do risco de infecção) que os ricos preferiam tratar-se em casa. Hospitalizados eram só os pobres, e Florence preparou-se para cuidar deles, praticando com os indigentes que viviam próximos à sua casa.
Em uma viagem ao Egito, visitando hospitais, despertou sua vocação para a enfermagem, onde iniciou seus estudos .Trabalhou posteriormente na Alemanha e na França, retornando a Londres para chefiar o Instituto de Cuidados de Senhoras Carentes e Doentes.
Em 1851, aventurou-se na Alemanha, para frequentar a Escola de Enfermagem Fliedner, onde viveu sua primeira experiência como profissional entre as religiosas protestantes de Kaiserswerth.
dama da lâmpada”, segundo a expressão do Times de Londres
Em 1854, surgiu a oportunidade para Florence seguir para o hospital militar inglês em Scutari, que atendia os feridos anglo-franceses na Guerra da Criméia, onde os soldados morriam vítima da cólera e do frio.
Inglaterra e França enfrentavam Rússia e Turquia na guerra da Crimeia. Sidney Herbert, membro do governo inglês e amigo pessoal, pediu-lhe que chefiasse um grupo de enfermeiras enviadas para o front turco, uma tarefa a que Florence entregou-se de corpo e alma: cuidava incansavelmente dos pacientes, percorrendo enfermarias à noite; era a “dama da lâmpada”, segundo a expressão do Times de Londres. Florence providenciava comida, remédios, agasalhos, além de supervisionar o trabalho das enfermeiras. Mais que isso, fez estudos estatísticos (sua vocação matemática enfim triunfou) mostrando que a alta mortalidade dos soldados resultava das péssimas condições de saneamento. Seus méritos foram reconhecidos, e ela recebeu uma importante condecoração da rainha Vitória.
Não havia, em sua vida, lugar para ligações amorosas. Cortejou-a o político e poeta Richard Milnes, Barão Houghton, mas ela rejeitou-o.
Ao voltar da guerra, algo estranho lhe aconteceu: recolheu-se ao leito e nunca mais deixou o quarto. É possível, e até provável, que isso tenha resultado de brucelose, uma infecção crônica contraída durante a guerra; mas havia aí um óbvio componente emocional, uma forma de fuga da realidade. Contudo – Florence era Florence – mesmo acamada, continuou trabalhando intensamente. Colaborou com a comissão governamental sobre saúde dos militares, fundou uma escola para treinamento de enfermeiras, escreveu um livro sobre esse treinamento.
"Florence Nightingale morreu em 13 de agosto de 1910, em Londres, aos 90 anos. Ela passou seus últimos anos em repouso absoluto, em sua casa, por causa de complicações tardias da febre tifoide.
Em sua homenagem, a data de seu nascimento, 12 de maio, foi instituída como o Dia do Enfermeiro. No Brasil, comemora-se a Semana da Enfermagem no período de 12 a 20 de maio.
Em Londres, Inglaterra há um museu em sua homenagem.
O museu conta a história real de Florence Nightingale , "a dama da lâmpada", desde sua infância vitoriana até suas experiências na Criméia , passando por seus anos como uma ardente defensora da reforma da saúde.
Exposições interativas foram criadas para oferecer diferentes maneiras de explorar a história e a influência de Florença.Atividades criativas gratuitas para crianças são oferecidas durante as férias.Há também um centro de recursos que está aberto com hora marcada para estudantes, acadêmicos e outros pesquisadores, que podem usar as coleções do museu, livros e documentos relacionados a Florence Nightingale.
Podemos perceber que Florence contribuiu muito para um cuidado humanizado, dedicando-se com amor a profissão. Acredito que daí venha a expressão "enfermagem por amor"
Atualmente contamos com mais de 60 especialidades onde podemos colocar amor e dedicação para um cuidado ao próximo, mesmo não estando a beira do leito. Uma enfermagem que vem ganhando destaque, com alguns desafios, mais que segue firme em seus propósitos. Afinal, quem disse que seria fácil?
Texto extraído de : Cofen.gov.br/florence-nightingale-uma-enfermeira-a-frente-do-seu-tempo_62785.html
www.ebiografia.com/florence_nightingale/
brasilescola.uol.com.br/biografia/florence-nightingale.htm
artigos.wiki/blog/en/Florence_Nightingale_Museum
Fotos extraídas de : imagens google e Flickr
Enfermeiro PCD / Gestão em saúde / Gestão da qualidade e segurança do paciente/ Liderança / Supervisor de Enfermagem l Enfermeiro sênior | UTI adulto e infantil | clínica médica e cirúrgica/ Promoção e prevenção à saúde.
2yTop 👏🏼👏🏼👏🏼
I HELP with technical support and resolve problems | Service | Experience in HelpDesk | Google Certified in Technical Support and AI Prompt Engineering | Oracle Jr. Cloud and Data Associate | Open To Work
2yIncrível artigo!
Produtor de Conteúdo | Redator | Editor | Imagens, Textos e Vídeos
2yAlice Frugoli olha isso
Facilitadora | Mentora e Palestrante de Comunicação Não Violenta
2yCláudia Rita do Nascimento adorei saber. Grata por compartilhar por aqui🌷
Dr. Claudia Almeida
2yCláudia Rita do Nascimento a história dela é maravilhosa!