Maturidade do projeto de Business Intelligence, esqueça isso!

Maturidade do projeto de Business Intelligence, esqueça isso!

Em quase todos os projetos de business intelligence se procura a maturidade, e isso pode significar várias coisas, vamos nos basear no conceito do dicionário:

"estado ou condição de plenitude, acabado."

Baseado neste conceito é preferível que as iniciativas de inteligência de negócio procurem sempre a juventude, porque sempre mudar e aprender deve ser o lema para as estratégias de análise de dados ou uso de ciência de dados nos negócios, um professor meu dizia que o business intelligence é um projeto que nunca acaba!

Com o avanço e as mudanças nos negócios, as empresas precisarão mais do que as tradicionais ferramentas analíticas para se manterem competitivas. 

Será preciso aumentar significativamente a adoção dessas soluções para que mais usuários das áreas de negócios possam tomar decisões melhores e mais fundamentadas, passa por aqui conceitos tais como self service BI, small data, data democracy, open data entre outros que deveriam ser assunto desde o ensino fundamental.

A cultura analítica

Passamos por uma dificuldade enorme para a adoção da cultura analítica pelo pessoal "operacional" e da troca de mindset pelos executivos "da velha escola" onde a informação deve ser trancada a 7 chaves ao invés de distribuída e aberta.

Atender às demandas dos negócios em constante mudança exige ferramentas que sejam fáceis de implementar, ofereçam uma arquitetura flexível e, ao mesmo tempo, trabalhem com altos níveis de segurança e padrões de governança. Tudo isso aliado a valores de entrada justos para vários tamanhos de corporação, uma das idéias é utilzar a nuvem para diminuir a dificuldade em acessar estes tipos de ferramenta.

Os 3 p's

Não temos saída, a empresa que não iniciou seu processo data driven vai falir, e as empresas que já possuem um processo e andamento nunca deixe ele envelhecer, o esforço deve ser constante na busca de novidades tecnológicas e também cultural, como quase tudo na empresa o BI deve ser pensado por 3 ângulos: processo, pessoas e plataforma. (... eu chamo de 'os 3 p's do BI')!

Conclusão

Por fim aprimorar as soluções de BI deve ser uma iniciativa que abrange toda a empresa para que possa ser totalmente eficaz. É preciso assegurar a adesão em toda a organização, de cima para baixo, isso aumentará o aspecto da autoaprendizagem e viabilizará uma melhora contínua. Sua empresa será inteligente.

Sobre o autor

Roberto J. Oliveira, escritor e analista de sistemas, atua em projetos de Business Intelligence em empresas de grande porte, possui ampla experiência em modelagem de dados e a plataforma Qlik, possui um canal no YouTube onde divulga suas ideias!

Tags

#Analysis #AnalyticsAnyware #AugmentedInteligence #BI#BigData #BusinessInteligence #cloud #Dashboards #DataAnalysis #DataAnalytics #datadriven #datadriveneconomy #DataLiterac #DataLiterate #digitaltransformation #DisruptEverything #EconomiaAnalitica #hybridcloud #KnowItAll #QlikSense #VisualAnalytics #welovealldatakind #welovedata #qlik


To view or add a comment, sign in

More articles by Roberto J.

Others also viewed

Explore topics