+15 Anos fora com Chico Mello | A Motivação
Matterhorn em Alemão | Cervino em Italiano - Montanha com 4.478 metros de altura na fronteira entre Suíça e Italia

+15 Anos fora com Chico Mello | A Motivação

🎙️Tudo tem um início, até o seu pensamento 🧠

Eu lembro de ter escutado pela primeira vez algumas palavras em inglês (nativo) ao assistir alguns filmes, mas sinceramente não lembro qual deles, provavelmente algo que todos vimos nos anos 80 e 90, como "Back to the future", Rocky, Rambo 1, 2, 3 e por aí vai. Se bem que, ao escrever aqui fiquei pensando como eu poderia ter escutado palavras em inglês em filmes que são traduzidos na TV aberta? Provavelmente nos cinemas, mas também não posso negar que as aulas de inglês no ensino médio foram suficientes para ensiar o básico e criar uma curiosidade natural, que me fazia pensar "Como é que as outras pessoas fora do Brasil pensam e falam?" Isso ficou na minha cabeça por anos. Mas sobre línguas irei falar especificamente em outro artigo, quero me concentrar na minha motivação de sair do Brasil.

No alt text provided for this image

Voltando ao filme "De Volta para o Futuro", vemos o jovem Marty Mcfly curioso sobre seu futuro e fazendo de tudo, certo e errado, para remediar aquilo que ele ou seus próximos tinham feito em algum período do tempo e partindo dessa analogia que me peguei em 2005 pensando no meu passado recente e futuro, como seria, onde eu estaria e o que eu estaria fazendo para viver. A coisa mais interessante é que os meus sonhos eram diretamente proporcionais ao meu conhecimento, pois no Brasil, nunca cheguei a desejar de ir para Itália ou Suíça, de trabalhar na industria farmacêutica e ter filhos fora do Brasil. Como já mensionado no artigo anterior, a minha passagem pela Renault e Nissan do Brasil que foi o gatilho mental que me fez pensar em ir para "fora do Brasil" mas eu tinha, até estão, uma visão limitada do meu próprio futuro.

Como vocês podem ver pela minha recente enquete, mais de 61% das pessoas que responderam a mesma querem sair do Brasil para conhecer o mundo e outras culturas. No meu caso, eu não tenho uma somente alternativa para o Chico Mello de 2006, eram muitos os fatores que "bateram na minha porta". Então vamos lá tentar elencar alguns deles:

No alt text provided for this image

  1. Começei a trabalhar com 14 anos, e aos 24 já tinha muitas ambições, até muitas.
  2. Tive muito contato com extranjeiros, tanto no trabalho quanto nas igrejas que visitavo.
  3. Queria falar inglês e francês fluente, se possível aprender mais alguma língua. Acabei sendo fluente em Italiano e continuei com meu francês intermediário.
  4. Queria rodar o mundo, ir de país em país, sem parar. Até aqui não mudei muito de país, mas mudei mais 13 vezes de endereços em 15 anos e morar na Europa é quase isso.
  5. Achavo que qualquer extrangeiro tinha mais sucesso que qualquer brasileiro. Essa foi uma das primeiras coisas que aprendi fora, e eu estava errado. Né?
  6. Tive alguns amigos que foram para fora do Brasil, com e sem sucesso. Queria ter a minha experiência.
  7. Tive dois relacionamentos sérios (noivados) e o fato de ir para fora do Brasil parecia ser um modo de me desligar do passado e começar algo do zero, e melhor. Deu certo 🎉
  8. Queria ter acesso a tudo aquilo que no Brasil não chega, e se chega, chega tarde e é muito caro. A lista aqui é enorme e não inclui somente bens materiais.
  9. Queria também mostrar a raça Brasileira mundo a fora, mostrar que não somos fatos somente de futebol, samba, praias, e florestas.
  10. Nunca coloquei um prazo de volta, mas gostaria de voltar melhor, para poder talvez ajudar que tem sonho e coragem de tentar, de dar o primeiro passo.

"Well, you know..." Se você sonha muito e não faz nada você cria expectativas e logo vem o desânimo da falta de resultados e se você faz isso sempre, você cria ciclos negativos e aí vem a depresssão. É uma sensação horrível, certo?

"A coisa mais interessante é que os meus sonhos eram diretamente proporcionais ao meu conhecimento - a minha visão do mundo"

Então é preciso agir, tomar ATITUDE 👇

O "não " você já tem! Qualquer coisa além disso já é lucro.

Chegou um período da minha tragetória dentro de Renault que eu olhava para fora do Brasil com vontade de mudar, mas fiquei esperando nos outros. Até fiz contatos com franceses e japoneses, e alguns americanos dentro do Grupo Renault na esperança de receber algum convite, mas em paralelo, não fiz nada, não tomei atitude para ter o resultado que eu desejava. Eu até cheguei a receber um convite da Renault da França para passar umas semanas em um treinamento do sistema que eu usava e dava treinamentos no Brasil o "famoso" SIGNE ORDO, mas devido ao câmbio EUR-BRL da época, a idéia foi barrada, e eu aceitei essa situação, não fui atrás de outras alternativas internas. Mas com o tempo o sonho voltava a minha mente e um dia uma pessoa que conhecia os meus sonhos me falou sobre o programa de imigração do Quebec, Canadá. Segue o link abaixo.

Eu fiz a aplicação no program acima, e passei nos pré-requisitos para ser entrevistado no consulado em São Paulo, mas um dia antes da entrevista meu pai faleceu de infarto fulminante. Aí você pensa "nos porquês" da vida. Eu agradeci, de verdade. Pois na Bíblia diz que em TUDO devemos agradecer à Deus. Eu cheguei a fazer respiração boca-a-boca no meu pai, para você ter idéia do momento. Sei que é difícil acreditar, mas foi assim mesmo e do dia que meu pai faleceu muitas coisas boas aconteceram, infelizmente sem ele saber.

Do momento que ele faleceu eu desisti do programa do Quebec, e logo depois apareceu a oportunidade de ir para Itália (já relatada aqui no artigo anterior) - e ao visitar o Quebec em 2012 eu fiquei muito feliz, pois eu achei muito melhor morar na Itália e Suíça, onde estava naquela época.

Do momento que ele faleceu, a minha última ex-noiva nem me ligou e assim pude ver de que "pasta" era feito a menina, e logo depois, minha amiga de infância me escreveu no Orkut, pois ficou sabendo da morte do meu pai por amigos em comum e por isso gostaria de mandar algumas palavras de consolo. Essa amiga de infância é hoje a minha esposa, Paola Barrichello, e estamos no nosso 15 ano de casamento, e com dois filhos com muita saúde, com cidadania italiana, falando 4 línguas e nascidos na Suíça.

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5:16-18         
No alt text provided for this image

Passados quase um ano da morte do meu pai muitas coisas aconteceram além das citadas aqui, Deus levou meu pai e amado amigo cedo demais na minha opinião, ele tinha somente 50 anos, nem cabelo branco ele tinha ainda. Mas quem sou eu para dizer o que Deus faz é bom ou ruim? Só sei que no funeral dele tinha mais de 300 pessoas, me senti acolhido por todos e lembro das semanas subsequentes como se fosse ontem. Perdi meu pai biológico, mas ganhei outros pais e irmãos desde então dentro e fora do ambiente de trabalho.

Eu começei aqui dizendo que tudo tem um início, inclusive no seu pensamento, mas o que importa e dá resultado são as nossa ATITUDES.

Frase da Semana: "Pensar e não agir é como cozinhar e não comer, você só perde. Perde tempo, dinheiro, ingredientes, e credibilidade com você mesmo e com aqueles ao seu redor."        


No alt text provided for this image



Alessandra Andréa Fattori Dias de Souza

Especialista de Melhoria Contínua na SunCoke Energy Brasil | CEO Movimento Esporte Conecta - Ativadora Conexões Esportivas

2y

Que bacana Chico!!! Adorei e parabéns por sua atitude e perseverança 😃, realmente Deus faz um traçado pra nossas vidas que tem.momentos que não entendemos , mas se nos permitirmos tem algo por vir que há sempre de ser melhor 💓

Eduardo dos Santos Silva

Building ⭐ performance teams that deliver true digital transformation

2y

Ficou muito bacana o badge!

Anna Carolina C R Ferreira, MD

Senior Medical Director, Clinical Development - Nephrology

2y

Que linda sua familia!

Jeferson Marcos de Mello

Desenvolvimento com Marketing digital

2y

Maravilha Parabéns Primo

To view or add a comment, sign in

Others also viewed

Explore topics