Não faça anúncios. Aprenda a conversar. No TikTok ou em todo lugar.

Não faça anúncios. Aprenda a conversar. No TikTok ou em todo lugar.


No alt text provided for this image

O Tik Tok vem se confirmando como um fenômeno de adoção e penetração.

Mas o que mais impressiona não é só isso.

Chama a atenção o quanto a plataforma vem influenciando os hábitos atitudinais.

E impactando diretamente a estratégia de marcas e celebridades, inclusive da indústria da música como um todo.

Além do seu impacto na linguagem e abordagem das marcas nas redes sociais de modo geral.

Juntei aqui os principais highlights do bom report que a WGSN montou sobre construção de marca no Tik Tok. E aproveitei pra comentar em cima com algumas provocações.

Comenta aí o que você achou de cada highlight e de como sua marca está planejando para a plataforma e para as redes.

• Com a mensagem "Don't Make Ads, Make TikToks", os caras da plataforma têm estimulado que as marcas pensem em presenças e ações que sejam genuínas da plataforma, utilizando linguagem, abordagem, creators e assets da ferramenta em si.

• Essa dica, aliás, vale certamente para os gestores de marca para toda e qualquer plataforma. Não faça anúncios, participe das conversa que já estão rolando. E da forma como as pessoas já estão conversando.

• A ação recente que a Magazine Luiza fez para divulgar a chegada da sua mascote, a Lu, na plataforma, seguiu exatamente essa filosofia. Vou colar o link pra ação da Magalu no final desse texto.

• Play it loud! O TikTok é sobre música. Afinal, pessoas são basicamente sobre música, né, pessoal? Então sua marca precisa ser sobre música também. A música é um poderoso vetor de engajamento e construção de marcas. Só que você precisa estar no lugar certo — e com a trilha sonora certa. E o TikTok é hoje o grande catalisador do que vai ser hit e do que vai ser música de elevador.

• Além disso, o TikTok também é feito de desafios: vários artistas e algumas marcas vem tentando explorar esse formato de challenger, alguns com mais sucesso que outras. Grandes hits musicais emplacam a partir de movimentos que começam com desafios na plataforma. Alguns movimentos atrelados a causas relevantes também.

• O TikTok também se faz valer pelas estruturas de texto interpretáveis (podemos chamá-las de textos-memetizados).

• Contexto é tudo: acima de tudo, respeite o contexto ou ele destruirá você. Antes de pensar em fazer uma ação ou planejar uma, mergulhe e seja um heavy user da plataforma. Só assim você conseguirá realmente pensar como um usuário e a tendência é você conseguir criar algo que seja realmente pertinente e contextualizado com o espírito daquele lugar que você está "invadindo" com a sua marca ou produto.

• Entenda as entranhas da plataforma e do povo que "brinca" por lá, escolha uma das linguagens nativas da plataforma, a que mais se adequa à sua mensagem e produto, respeite a inteligência das pessoas e voilá!

* * *

Então, querides, se a sua marca não conseguir participar das conversas usando nenhum desses recursos, com autenticidade e naturalidade, você está fora do jogo. You are not welcome. Passar bem.

* * *

Link para o report completo da WGSN.

Link pra ação que a Magalu fez no TikTok: clique aqui

* * *

Professor de Deepmeaning Branding Planning na Miami Ad School e no IED (Istituto Europeo di Design)

E autor dos livros:

"Visceral: liberte a energia mais íntima e verdadeira da sua marca"(2020)

"Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras"(Ed.Voo, 2018)

"Muito Além do Merchan: como enfrentar o desafio de envolver as novas gerações de consumidores" (Ed.Campus-Elsevier, 2012)

Acesse o site pessoal para palestras, consultorias e mentorias: www.raulsantahelena.org

* * *

Ana Letícia Cantini

Account Manager | CX | Marketing

4y

Tenho uma amiga aqui de Niterói, que saca muito de animes, fiquei incentivando ela a criar o tiktok e em um mês ela tava com 100.000 seguidores. Agora em dois meses 140.000 e 10% da galera migrou pro insta dela. :) Mas mestre, pra mim o mais difícil é tornar-se hit (no meu meio que é a música)!

Caetano Fregapane

Coordenador de Marketing

4y

Adorei o conteúdo. ele prova que o TikTok é uma plataforma desafiadora para as marcas que não sabem de fato quem são ou quem consome seu produto. (News assinada!)

Eduardo Molina 🏳️🌈

Ciencias Económicas | Gestión Empresarial | Finanzas Corporativas y Personales | Diversidad, Inclusión y Equidad

4y

Tainá Bernardini Paes, veja que interessante!

Lucas Gomes

Generating B2B Businesses by Transforming Executives into Digital Authorities | Thought Leadership | Corporate Influencer Methodology | Building Singular Brands | CEO - OndaSkim | Social Selling | Employer Branding

4y

Acompanhando a Newsletter por aqui, Raul ! :)

To view or add a comment, sign in

More articles by Raul Santahelena, MSc.

Explore topics