O autoconhecimento e a qualidade das decisões na vida
Quantas vezes em nossas vidas nos pegamos paralisados, pensando: “E agora, qual dessas opções, devo seguir?”.
Nós fazemos nossas escolhas, e nossas escolhas fazem nossa vida. Se pararmos para pensar, as escolhas estão presentes tanto nas pequenas como nas grandes situações, e em todos os momentos do nosso dia a dia. Para algumas pessoas, decidir é fácil. Para outras, escolher é uma tarefa árdua, que requer tempo e, às vezes, nem com tempo a pessoa se sente satisfeita com sua decisão, e acaba se sentindo perdida, vazia. Mas por que isso acontece?
Diante desse cenário, saber quem você é, acaba sendo passo fundamental para saber aonde ir e de que forma trilhar essa caminhada. A falta do Autoconhecimento para a vida do indivíduo pode trazer consequências devastadoras, principalmente se as escolhas feitas forem baseadas em um “eu idealizado” e não no “Como eu realmente sou, como é minha essência”.
Conhecer a si mesmo auxilia de forma positiva qualquer que seja a escolha que o indivíduo venha a fazer em sua vida, desde as mais simples até as mais complexas. Quando eu sei qual é a minha natureza, saberei o que me dá realmente prazer, e qual escolha fazer a partir de então.
Não podemos esquecer que para cada escolha que fazemos na vida, uma renúncia naturalmente acontece, e esse sentimento de renunciar representa uma perda; nesse caso, não há solução, pois, de fato, a cada escolha que fazemos,outra opção fica para trás. Escolher é decidir entre um caminho ou outro. Porém, esse sentimento de “abrir mão” pode ser minimizado e consideravelmente compensado quando a escolha está mais de acordo com a sua essência.
É natural que o ser humano opte pelo que lhe dá prazer e procure se afastar do que lhe possa causar dor.
Fazer escolhas conscientes e alinhadas com seus verdadeiros valores e desejos mais profundos, em busca de um trabalho e uma vida com mais propósito, é de fato uma escolha de sucesso.
E é sempre bom lembrarmos que, como somos um produto de uma série de escolhas que fazemos ao longo da vida, o nosso futuro será produto das escolhas que estamos fazendo no presente. Desse modo, nós fazemos as nossas escolhas, e as nossas escolhas nos fazem.
Gostou desse artigo? Comente abaixo e deixe sua opinião, crítica ou sugestão.
Aproveite também para visitar os blogs da ETALENT, do MyEtalent, seguir o nosso Twitter e curtir no Facebook.
Gerente de RH e Jurídico
9yJorge Matos. Você nos faz concluir que o autoconhecimento nos leva ao encontro de um propósito em todos os campos da nossa vida. A família é definitivamente é o maior de todos os propósitos. No entanto, quando tratamos de carreira, poucos se preocupam em direcioná-la àquilo que de fato trará realizações. Por isso é que, quando encontramos algo acreditamos, devemos ir à luta e dar o nosso melhor para conquistar todos os nossos objetivos!
RH Business Partner - Logística e Matriciais at Vale
9yExcelente artigo...!!!
Educador, Empreendedor, Conselheiro, CEO e Fundador da ETALENT
9yObrigado pelas excelentes contribuições, Renato, Adriano, Márcia e Roberto! Abraços, Jorge Matos
Psicólogo Clinico e Empresarial - foco na saúde mental, relacionamentos, e produtividade com Sentido
9yNossas escolhas, muitas vezes, estão condicionadas ao nosso "pacote de memórias e de experiências". Então podemos dizer que temos limitação em nossas escolhas, a não ser que realmente desapeguemos de "certas memórias moleculares".
Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produto
9yTrue 👍