O que significa OKR e como você pode utilizá-lo em sua organização.
O meu interesse por O.K.R. nasceu em Setembro de 2015, atuava como PMO em uma empresa de internet e iniciei um trabalho para mapeamento dos projetos que seriam executados em 2016. Durante o processo de definição do portfólio, busquei o alinhamento com a estratégia organizacional, foi ai que percebi que era necessário uma abordagem mais simples de identificação das metas organizacionais e o desdobramento dessas em projetos.
Um ilustre colega mencionou sobre o OKR, mencionou em poucas palavras que era um framework para definir metas utilizado no Silicon Valley. O descreveu como um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas, tipicamente definidas a cada trimestre.
Mais afinal o que é OKR ?
OKR (Objectives and Key Results) foi criado originalmente pela Intel e adotado pelo Google em 1999, quando tinha menos de um ano de operação. OKR suportou o crescimento do Google de cerca de 40 pessoas para mais de 60 mil hoje, mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações.
OKR lista o que vai ser feito e a maneira como medir seu atingimento na seguinte forma:
Eu vou _______________________ Medido por _______________________.
Em que o “eu vou” representa o objetivo e “medido por” representa os key results.
Portanto o OKR possui dois elementos:
- Objetivo
- Key results (2 a 5 por objetivo).
O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. (Peter Drucker)
Características dos OKRs
As principais características e diferenças com planejamento anual ao qual estamos acostumados:
- Ciclos curtos de definição de metas: os ciclos são trimestrais de desdobramento de metas, ao contrário do planejamento anual engessado e estático.
- Simplicidade: Os objetivos devem ser simples e mensuráveis e compreensão facilitada.
- Transparência: Toda a organização deve ter conhecimento dos objetivos, por isso sua publicação de forma clara e transparente deve ser feita a cada ciclo.
- Definidos Bottom-up e Top-Down: 60% dos OKR's devem ser definidos pela equipe de funcionários.
- Stretch Goals: metas que exigem que a equipe ponha a mão na massa, repensando a forma de trabalhar.
- Separados de remuneração e avaliação: desassociar as metas da remuneração e avaliação é imprescindível para que a equipe possa elaborar metas difíceis e inspiradoras.
O desenvolvimento da Cultura com foco no resultado
Quando bem utilizado, o OKR pode ser uma ferramenta de transformação cultural, isso não corre instantaneamente, assim como todo processo de mudança, leva um tempo de entendimento dos novos conceitos e a quebra de paradigmas.
A grande vantagem do OKR é que pode ser utilizada em qualquer empresa, não importa o porte, basta a ousadia de adotá-lo. Ela irá auxiliar a construir uma cultura de alto desempenho e com foco em resultados.
Além do Google, a lista de empresas que utilizam OKR é grande: Twitter, LinkedIn, Dropbox, GoPro, Coursera, Eventbrite, entre várias outras. No Brasil a lista inclui empresas como Nubank, VivaReal, Locaweb, ContaAzul e Moip.
Nos próximos post´s vamos verificar como implantar o OKR.
Marco Antonio da Silva
#itbssolutions
Fontes de Pesquisa:
- Site: Lean Performance
- Site: OKR Alliance
- Site: Endeavor
- Revista HSM Magement - Nº 118 - SET/OUT
Planning and Performance Manager V
4yBom conteúdo. Parabéns Marco Antonio da Silva OKR's trazem simplificação e agilidade para atingir grandes resultados!
Brewmaster and ZBS Director
4yConteúdo interessante. Certamente um conceito atualizado dos nossos KPIS. O modelo permite mais agilidade (ciclos curtos) com bastante autonomia.
Founder & CEO | I build dream teams for startups and digital companies - We are always hiring!
8yLuiz Fernando Takenobu olha isso.
OKR's quando bem implementados servem para medir o sucesso de um todo e não somente para medir a quantidade de tarefas entregues. Hoje li com calma seu post....mto bom !!!