Papéis e Responsabilidades de Órgãos Colegiados

Papéis e Responsabilidades de Órgãos Colegiados

Curso PFCC26: Programa de Formação e Certificação de Conselheiros

Board Academy Br

Toda empresa tem silos e entendê-los é fundamental mapeá-los para poder dirigir, monitorar, influenciar e incentivar os colaboradores para garantir governança, ética, compliance, gestão dos riscos e reputação a longo prazo.

Quais são os instrumentos que norteiam a ética e que garantem uma visão holística do negócio?

Alguns princípios são fundamentais para garantir órgãos colegiados, sendo: integridade, transparência, responsabilização (accountability), equidade e sustentabilidade.

Os instrumentos norteadores da governança corporativa são divididas em:

1o Código de Ética; 2o Compliance e Gestão de Riscos; 3o ESG e 4o ODS / ONU 2030.

O Conselho de Administração é um órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento e possuem exigências legais como: Diligência, Administração, Legaldade e Gestão do Conflito de Interesse.

O Conselho Consultivo é o 1o passo de empresas fechadas para fomentar a adoção de melhores práticas da Governança Corporativa. Como regra, o conselho não delibera, mas sim aconselha e propõe diretrizes que podem ser acatadas ou não pelos sócios e administradores. Se o conselho consultivo atuar de forma deliberativa, estará atuando como Conselho de Administração e assumirá os correspondentes deveres e responsabilidades legais.

Ambos conselhos precisam cuidar, obedecer e ter lealdade com o negócio ajudando a organização em seu desenvolvimento estratégico.

Para ser legal é preciso estar imbuído da missão, visão, valores e propósitos da empresa para ajudá-las a buscar: profissionalismo, expansão, diversidade, internacionalização, inovação, ESG, crescimento, competitividade entre outros.

3 pilares da gestão interagem mutuamente na maior parte das vezes, sendo Conselho Consultivo, Conselho de Administração e a Gestão - Operação e Resultados do dia-a-dia. E os stakeholders incluem a comunidade, consumidores, fornecedores, canal de distribuição, agentes financeiros, agentes sociais e ambientais, mídia e redes sociais etc.

Um bom conselheiro precisa seguir a pauta da reunião previamente, ter habilidade social, ter um pensamento flexível mas crítico e ter algum conhecimento generalista com técnico sobre o negócio. É fundamental ser sensível ao momento da empresa e da economia, entendimento da empresa e da sua história e seus concorrentes. Os soft skills são habilidades necessárias para controlar as emoções, ter uma comunicação eficiente, escuta ativa, positividade diante dos desafios, olhar 360o e capacidade de planejamento e gerenciamento do tempo.

Já as decisões colegiadas sempre tem duas faces da moeda, mas um olhar amplo com o "porquê" em mente ajuda na tomada de decisão. Processos bem desenhados, combinação entre emoção e lógica e sabedoria interior ajudam a mitigar riscos e avaliar a ética e a governança são fundamentais para que o colegiado atue de forma positiva trazendo benefícios adicionais aos donos do negócio.

O relacionamento entre todas as partes como stakeholders externos e internos garantem segurança e confiança baseado num propósito claro compartilhado entre todos os interessados.

O alinhamento da missão, visão, valores e cultura garantem um propósito baseado na estratégia e prioridades estabelecidas pela empresa ao longo de sua vida. É um aprendizado contínuo que é retroalimentado por feedbacks construtivos que reforçam a segurança e a confiança psicológicas de todos os envolvidos na cadeia.

Um bom relacionamento em ambos os conselhos e a diretoria são baseados em integridade, ética, confiança, sustentabilidade, empatia e comprometimento com o negócio. Uma decisão baseada num colegiado será sempre mais criativa e segura quando a diversidade se fizer presente e todos colaborarem para o bem comum. A inteligência artificial já diz o nome artificial e serve como um suporte no processo de decisão, mas a inteligência humana, interação entre diferentes perspectivas auxilia na melhor decisão hoje e sempre de forma preventiva, assertiva e antecipando tendências e garantindo sustentabilidade para uma gestão mais eficaz e justa.

To view or add a comment, sign in

Explore topics