Quem está ao teu lado nas trincheiras?

Quem está ao teu lado nas trincheiras?

Há uma citação do escritor Ernest Hemingway que gosto muito e acredito que se encaixa tanto na vida pessoal quanto na profissional:

 “Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
‐ E isso importa?
‐ Mais do que a própria guerra!”

Num mundo em que o trabalho em equipe é mais e mais relevante para a produção de um bom resultado, a capacidade de se relacionar, envolver e motivar pessoas se torna um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Estar ao lado de pessoas em sinergia, com o mesmo propósito, é fundamental para fortalecer as equipes.

Tive um exemplo prático, na semana passada, quando decidi realizar a festa junina virtual para a equipe da Cadaris. A nossa festa junina, super tradicional, é muito aguardada por todos. A impossibilidade de realizá-la neste momento em que precisamos tanto de motivação e integração estava me frustrando e sei que também aos colaboradores.

Foi quando um post no Instagram me deu a sugestão: “festa junina na caixa”. Minha mente começou a fervilhar e montei toda a estratégia da ação. Ao finalizar, percebi que eu possuía apenas uma boa ideia e uma lista de empecilhos que poderiam inviabilizar a sua realização. Mas como aprendi que “o não eu já tenho e não custa tentar o sim”, resolvi apresentar o projeto à diretoria.

Eles adoraram e não citaram nenhum dos obstáculos que sabiam que eu tinha. Ao invés disso, me apresentaram sugestões de como contorná-los para ir em frente.

Saí ainda mais motivada para seguir adiante com a ação. No caminho, ainda contei com uma equipe repleta de boa vontade e disposição, ajudando de inúmeras formas, desde a elaboração da playlist para a festa até a organização da logística e entregas dos kits juninos.

 O processo de montagem foi mais prazeroso do que a festa em si, porque lidar com pessoas entusiasmadas e dispostas a somar forças é algo extremamente motivador. É uma energia que realmente contagia e faz o trabalho valer a pena.

Ter o foco em soluções é um dos atributos que mais valorizo em um ambiente altamente competitivo como esse em que vivemos. As competências e habilidades técnicas precisam estar em conformidade com os objetivos da empresa e devem ser constantemente atualizadas. Mas, além disso, o colaborador precisa mostrar-se apto para agir estrategicamente, inovar e apresentar soluções onde os demais costumam problematizar. Creio que esse seja o diferencial que habilita as pessoas e equipes a produzirem resultados de excelência.

Olivia Rodrigues de Paula Neves

Analista Administrativa na Agência Cadaris

4y

Excelente texto! Também concordo que temos que focar na solução e não no problema, e aqui na Cadaris estou tendo a oportunidade de praticar esse exercício. E posso garantir que isso torna o nosso dia a dia bem mais leve e prazeroso.

Patricia Ansarah

Head do Instituto Internacional em Segurança Psicológica | Palestrante | Master Trainer | Relações Saudáveis e Crescimento Sustentável | Mentora Executiva | @iisp

4y

Ju, obrigada por compartilhar a sua experiência! As competências técnicas já não são suficientes para inspirar os colaboradores há muito tempo! Cada vez mais são as habilidades relacionais e o exemplo de um trabalho com propósito comum que engajam e fazem a diferença! Escreva mais :) Juliana

Maris Harada

Business strategy co-creation. Mentoring the seek of meaning and the development of authenticity

4y

Ju, concordo totalmente. Temos em comum acreditar e fazer acontecer, principalmente se for para benefício de muitos. Da mesma forma que escolho estar nas trincheiras ao seu lado, também procuro ficar longe de pessoas pessimistas, pois elas vêem um problema em todas as soluções que você encontra; exatamente o oposto disso que vc relatou. Muito obrigada por compartilhar!

To view or add a comment, sign in

Explore topics