Realidades e Tendências disruptivas no Mercado Pet

Realidades e Tendências disruptivas no Mercado Pet

Para quem ainda não me conhece, sou Professora Mestre, Palestrante, Instrutora, Mentora e Facilitadora em BPM (Business Process Management) e Design Thinking e sedenta por novos desafios e aprimoramento dos meus conhecimentos.

Em mais de 20 anos de Jornada Profissional, tive a oportunidade de atuar em Projetos de Transformação de Processos de Negócio e Digital de diversos perfis, tanto em áreas de Negócio quanto em áreas de TI.

Quando eu comecei a pensar em "o que eu queria ser quando crescer", meu grande sonho era ser veterinária, mas acabei indo por outros caminhos, que foram excelentes para meu amadurecimento pessoal e profissional, mas nunca deixei de amar esta área.

As vezes é assim, planejamos uma jornada e Deus no guia por onde Ele sabe que será melhor para nós. Comigo foi assim, inicicei minha jornada profissional por um caminho diferente do que planejei, e hoje estou aqui, estruturada em todos os aspéctos, com maturidade suficiente para saber que agora sim é a hora de estudar a área dos sonhos.

Conciliar toda minha bagagem de conhecimento teórico e vivência prática em BPM, com o segmento de Veterinária está sendo incrível.

Faço parte do corpo discente na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) MBA USP FMVZ no curso MBA em Mercado PET - com foco na gestão de negócios e de mercado Pet.

Tenho intensificado meus estudos e aprendido muito com os colegas que são da área, tanto professores quanto alunos, e a cada dia me sinto ainda mais convencida, o quanto este Mercado é altamente promissor.

Recorri à Inteligência Artificial para eu abrir ainda mais minha mente e potencializar a visualização de mais possibilidades.

Fiz a seguinte pergunta: Quais produtos e serviços que já existem e que ainda podem ser introduzidos no Mercado Pet, caracterizado como inovadores e disruptivos?

E compartilho com vocês a resposta, logo a seguir deste meu raciocínio. 

Em um mundo caracterizado como VUCA e BANI, onde as empresas e nós profissionais precisamos nos reinventar constantemente e nos atentarmos às tendências, eu me pergunto:

  • Quais novos produtos e serviços que ainda serão lançados, além destes que já estão no mercado?
  • Quais novas experiências que o Mercado ainda poderá proporcionar na jornada dos clientes?

 

Surreal imaginar algumas tendências há algumas décadas atras, mas perfeitamente possível atualmente. Lembram do desenho The Jetsons? Em 1962 aquelas tecnologias projetadas no desenho eram surreais, e hoje já usufruímos de tudo ou quase tudo. Pensa em carros voadores... A Embraer já tem esse projeto e protótipo. Mas espera aí, era surreal até então, não é mesmo?

 

O mercado é imediatista! Nós somos imediatistas! O cliente é imediatista!

 

Graças ao conhecimento que buscamos aperfeiçoar constantemente, inclusive através deste MBA USP FMVZ, praticando Networking e cocriando possibilidades, é que vamos encontrando novos espaços para podermos fazer a diferença neste Mercado Pet, que já é e será ainda mais disruptivo.

 

E agora a resposta da IA para minha pergunta:

O mercado pet tem demonstrado grande potencial para inovações e disrupturas, especialmente com o aumento do cuidado com os pets como membros da família. Aqui estão produtos e serviços existentes e algumas ideias que ainda podem ser introduzidas no mercado, com foco em inovação e disrupção:


Produtos Inovadores e Disruptivos

  1. Roupas Inteligentes para Pets
  2. Alimentação Personalizada
  3. Tecnologias Vestíveis
  4. Brinquedos Interativos e Inteligentes
  5. Produtos Sustentáveis
  6. Casa e Mobilidade para Pets


Serviços Inovadores e Disruptivos

  1. Serviços de Saúde e Bem-Estar
  2. Pet Experience (Entretenimento e Socialização)
  3. Serviços Personalizados
  4. Educação e Treinamento
  5. Conveniência e Logística
  6. Seguros e Proteção para Pets


Ideias Disruptivas ainda Pouco Exploradas

  1. Plataformas de Relacionamento para Pets
  2. Genômica e Terapias Genéticas
  3. Realidade Aumentada e Virtual
  4. Habilidades com AI e IoT
  5. Espaços Co-working e Convivência Pet-Friendly


Conclusão: O segredo para inovação no mercado pet é pensar em soluções que resolvam dores reais dos tutores e pets, usando tecnologia, personalização e sustentabilidade como pilares. Iniciativas que combinem experiência emocional, praticidade e saúde têm maior chance de sucesso e disrupção.


Colegas, o que me dizem a respeito? Faz sentido para vocês?


Me segue no Instagram:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcio Waldman

Board Member | Investor| Pet market consultant | Entrepreneur and Startup Mentor

3w

Eu acrescentaria: - longevidade canina e felina

Alberto N. V.

Consultor Especialista en Gestión Empresarial

3w

Interessante as conclusões da IA para sua pergunta, abre muitas possibilidades de negócio, parabéns...

Erica de Freitas Cabral

Analista de Processos | Melhoria Contínua | Consultoria de Perfil do LinkedIn | Engenheira de Alimentos | Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

3w

Muto bom o artigo Alessandra Silva, realmente o mercado pet é muito promissor e acredito que será cada vez mais explorado com o uso de novas tecnologias e principalmente com o avanço da inteligência artificial.

Sinval Curty Leite

Marketing Management | Performace | Growth | Branding | Performance | Communication | Digital Strategies | CRM

3w

Legal o artigo, Alessandra. Interessante como podemos fazer muita coisa com a IA. Usando e estudando, vamos muito mais alem. E gostei da parte do co-working pet friendly. Hein?

Walter Cão Veterinário

Proprietário(a), sos cao caragua clinica veterinaria

3w

Bom dia, começando o dia com muita informação rica e usando sua fala : "disruptiva". Quando penso em tudo que já veio e o tudo que ainda virá acredito que difícil será acompanhar tais inovações

To view or add a comment, sign in

Explore topics