Realidades e Tendências disruptivas no Mercado Pet
Para quem ainda não me conhece, sou Professora Mestre, Palestrante, Instrutora, Mentora e Facilitadora em BPM (Business Process Management) e Design Thinking e sedenta por novos desafios e aprimoramento dos meus conhecimentos.
Em mais de 20 anos de Jornada Profissional, tive a oportunidade de atuar em Projetos de Transformação de Processos de Negócio e Digital de diversos perfis, tanto em áreas de Negócio quanto em áreas de TI.
Quando eu comecei a pensar em "o que eu queria ser quando crescer", meu grande sonho era ser veterinária, mas acabei indo por outros caminhos, que foram excelentes para meu amadurecimento pessoal e profissional, mas nunca deixei de amar esta área.
As vezes é assim, planejamos uma jornada e Deus no guia por onde Ele sabe que será melhor para nós. Comigo foi assim, inicicei minha jornada profissional por um caminho diferente do que planejei, e hoje estou aqui, estruturada em todos os aspéctos, com maturidade suficiente para saber que agora sim é a hora de estudar a área dos sonhos.
Conciliar toda minha bagagem de conhecimento teórico e vivência prática em BPM, com o segmento de Veterinária está sendo incrível.
Faço parte do corpo discente na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) MBA USP FMVZ no curso MBA em Mercado PET - com foco na gestão de negócios e de mercado Pet.
Tenho intensificado meus estudos e aprendido muito com os colegas que são da área, tanto professores quanto alunos, e a cada dia me sinto ainda mais convencida, o quanto este Mercado é altamente promissor.
Recorri à Inteligência Artificial para eu abrir ainda mais minha mente e potencializar a visualização de mais possibilidades.
Fiz a seguinte pergunta: Quais produtos e serviços que já existem e que ainda podem ser introduzidos no Mercado Pet, caracterizado como inovadores e disruptivos?
E compartilho com vocês a resposta, logo a seguir deste meu raciocínio.
Em um mundo caracterizado como VUCA e BANI, onde as empresas e nós profissionais precisamos nos reinventar constantemente e nos atentarmos às tendências, eu me pergunto:
Surreal imaginar algumas tendências há algumas décadas atras, mas perfeitamente possível atualmente. Lembram do desenho The Jetsons? Em 1962 aquelas tecnologias projetadas no desenho eram surreais, e hoje já usufruímos de tudo ou quase tudo. Pensa em carros voadores... A Embraer já tem esse projeto e protótipo. Mas espera aí, era surreal até então, não é mesmo?
O mercado é imediatista! Nós somos imediatistas! O cliente é imediatista!
Graças ao conhecimento que buscamos aperfeiçoar constantemente, inclusive através deste MBA USP FMVZ, praticando Networking e cocriando possibilidades, é que vamos encontrando novos espaços para podermos fazer a diferença neste Mercado Pet, que já é e será ainda mais disruptivo.
E agora a resposta da IA para minha pergunta:
O mercado pet tem demonstrado grande potencial para inovações e disrupturas, especialmente com o aumento do cuidado com os pets como membros da família. Aqui estão produtos e serviços existentes e algumas ideias que ainda podem ser introduzidas no mercado, com foco em inovação e disrupção:
Produtos Inovadores e Disruptivos
Serviços Inovadores e Disruptivos
Ideias Disruptivas ainda Pouco Exploradas
Conclusão: O segredo para inovação no mercado pet é pensar em soluções que resolvam dores reais dos tutores e pets, usando tecnologia, personalização e sustentabilidade como pilares. Iniciativas que combinem experiência emocional, praticidade e saúde têm maior chance de sucesso e disrupção.
Colegas, o que me dizem a respeito? Faz sentido para vocês?
Board Member | Investor| Pet market consultant | Entrepreneur and Startup Mentor
3wEu acrescentaria: - longevidade canina e felina
Consultor Especialista en Gestión Empresarial
3wInteressante as conclusões da IA para sua pergunta, abre muitas possibilidades de negócio, parabéns...
Analista de Processos | Melhoria Contínua | Consultoria de Perfil do LinkedIn | Engenheira de Alimentos | Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos
3wMuto bom o artigo Alessandra Silva, realmente o mercado pet é muito promissor e acredito que será cada vez mais explorado com o uso de novas tecnologias e principalmente com o avanço da inteligência artificial.
Marketing Management | Performace | Growth | Branding | Performance | Communication | Digital Strategies | CRM
3wLegal o artigo, Alessandra. Interessante como podemos fazer muita coisa com a IA. Usando e estudando, vamos muito mais alem. E gostei da parte do co-working pet friendly. Hein?
Proprietário(a), sos cao caragua clinica veterinaria
3wBom dia, começando o dia com muita informação rica e usando sua fala : "disruptiva". Quando penso em tudo que já veio e o tudo que ainda virá acredito que difícil será acompanhar tais inovações