Só a terapia não basta!
No mercado de trabalho, os índices de problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão são alarmantes. Essas questões acabam resultando em custos elevados em processos trabalhistas, afastamentos e adoecimentos.
A terapia é uma parte importante no cuidado desses problemas, mas é necessário ir além, afinal, além do cuidado, é preciso prevenir o problema, implementando ações que envolvam a cultura organizacional como um todo.
A terapia pode ser ineficiente se o ambiente organizacional não acolher o colaborador. E mais do que isso, se o líder não implantar um modelo de gestão envolvente e engajador, capaz de levar as pessoas para o seu melhor desempenho e resultados, sem a habitual pressão e cobrança excessiva.
Por isso, me tornei um embaixador do Programa de Prevenção de Saúde Mental da Amar.elo, que é baseado em três pilares:
O primeiro pilar é a análise, que permite identificar focos de atuação necessários por meio de testes online e um dashboard para acompanhar a saúde emocional dos colaboradores. Muitas empresas ainda tem medo de tocar no assunto e de se aprofundar nas causas do problema. Mas, a ignorância, não tornará as coisas mais simples. Alguém precisa assumir esse papel ou será tarde demais.
Além disso, promovemos a educação dos colaboradores e líderes por meio de cursos, trilhas e eventos online, conscientizando-os sobre a importância da saúde mental e fornecendo ferramentas para construir um ambiente de trabalho saudável.
Recommended by LinkedIn
Oferecemos também cuidado com o colaborador por meio da psicoterapia online, conectando seus colaboradores à nossa equipe de psicólogos especialistas em atendimento online para a realização de sessões de psicoterapia.
Mas, só contratar o benefício também não é suficiente:
Não adianta construir uma sala de descanso e meditação se o time não tem tempo de usar, da mesma forma, não adianta contratar um benefício de terapia sem conscientizar os colaboradores a utilizá-lo, e sem ferramentas de psicoeducação para que a produtividade humanizada faça parte da cultura da organização.
Saúde emocional é uma questão de educação. O conhecimento abre espaço para a comunicação franca e respeitosa. Somente assim, a sua empresa caminhará para a construção de um ambiente que vale a pena ser vivido com toda a intensidade.
Texto: Alê Prates .
--
1yAmar ter tranquilidade bons pensamento saúde mental fica ótima.