Uma jornada de inovação no Oriente Médio
No dicionário de Oxford, uma das definições que podemos obter para “jornada” é: “esforço para superar obstáculos ou dificuldades.”
Há quase 1 ano nos juntamos com o time da Startse e começamos a estruturar uma jornada que trouxesse às nossas executivas e executivos, um maior entendimento do mundo, visão ainda mais aprofundada de produto digital e de deep techs e sobretudo uma consciência única de time. O programa, de quase 6 meses de duração e criado a N mãos —muitas mentes brilhantes da Zup e Startse se uniram para essa co-criação—, trouxe trocas estruturadas com c-levels de algumas das startups e scale ups mais inovadoras do mundo, de diferentes indústrias/segmentos, e contemplou empresas da Ásia, Américas, Europa, culminando, veja só você, em um período de imersão em Israel.
Mas porque Israel? Bem, vou fazer uma série sobre isso e sobre tudo o que aprendemos, mas a resposta curta é: não queríamos mais do mesmo. Não queríamos o Vale. Buscávamos ampliação de repertório, entender como empreendedores estão resolvendo problemas globais e concretos do mundo usando tecnologia como base. Nessa linha, a improvável Israel, pequena, cercada por inimigos de todos os lados, uma situação geo-política a ser resolvida, contendo uma área desértica que cobre mais de metade de seu território e escassez de água potável, não parecia ser o local para buscarmos por inovação tecnológica. Mas já que parte desta jornada tratava de Produto Digital, nada como um pouco de Discovery, confere? Tirar vieses e quebrar pré-conceitos é parte fundamental no pensamento de produto. Assim, time da Startse trouxe uma provocação e botamos uma lupa em Israel.
É claro que após o ótimo “Start-up Nation: The Story of Israel's Economic Miracle”, o país ganhou uma aura mais forte de inovação e tem ficado cada vez mais hype. Mas agora diz-se que o tempo das startups ficou para trás e que Israel é agora o país das Scale Ups. Veja alguns números:
Além disso, há todo um ecossistema que a todo momento ‘empurra’ esses empreendedores para resolver problemas concretos e globais o mais rápido possível, na melhor linha "sem tempo irmão".
Surfando na onda da mão de obra extremamente qualificada, forte cultura voltada às tecnologias e empreendedorismo e uma agressividade naturalmente positiva para resolver problemas, Facebook, Google, Microsoft, as maiores montadoras do mundo, grandes consultorias tech, gigantes do agronegócio e do segmento de energia, todas, sem exceção, mantem escritórios de R&D e Inovação em Israel. Tel Aviv especialmente se tornou um polo cosmopolita, do pensamento livre, do respeito à diversidade e das tecnologias no mundo moderno. Jerusalém, cidade que naturalmente conhecemos pelas histórias bíblicas, vive lado a lado a tradição de milênios da cidade velha, e a pulsante evolução das startups logo ao virar a esquina. Talvez as duas maiores expressões de um país cheio de adversidades e que desde sempre, tem feito uma bela limonada com os limões que a vida lhes proporciona.
Viemos beber dessa incrível fonte de conhecimento, que conta com mais de 3 mil anos de história de um povo maravilhoso e extremamente resiliente. Melhorar como profissionais, como time e sobretudo como seres humanos, é o que buscamos.
Obrigado Zup Innovation , StartSe , Cristiano Kruel, xBA , Carlos Ferraiuolo , Rômulo Nascimento , Raul Fernandes Lima , Marisa Alves , Melissa Kfouri , Camilla Kobayashi Dangelo , Alberto Tadashi Yamamoto , Amanda Leme , Glaucia Ghirardini , Danillo Scoralick , Marcelo Del Poente , Vinicius Morgado , Thiago Carrijo Ferreira , Rubens Veronez , Denise Martins Silva , Alexandra Borges Lucena . Que time espetacular somos.
Esse é o início, o fim e o meio de uma jornada que está apenas começando e que, veja só você, nunca terá fim. Life long learning!
Shalom!
* Agradecimento especial à pessoas especiais que possibilitaram a ideação e realização desse programa de cabo a rabo: Camilla Kobayashi Dangelo , Marisa Alves , Glaucia Ghirardini e Cristiano Kruel, xBA . Vocês são fundamentais. Que time, senhoras e senhores. Que time!
CTO | Technology Executive
2yGente que experiência incrível! Com toda certeza sai diferente dela, com vários insights e muito empolgado! Obrigado Zup Innovation! Além das queridas Marisa Alves, Glaucia e Camilla Kobayashi Dangelo ! Obrigado também StartSe e Cristiano Kruel por conduzirem essa jornada.
HRBP | Cultura | Tech Recruiter | T&D
2yGratidão por fazer parte desse time tão fora da curva. Partiu mudar o mundo!!!
Key Account Manager | Sales Account Executive | Social Entrepreneur | Payments | EdTech | SaaS
2yQue incrível!
Treinamento e Desenvolvimento Humano
2ySem palavras pra expressar minha gratidão por viver essa experiência ao lado desse time incrível! Bora seguir construindo nosso legado! Muito obrigada Marcos Bonas