VALORES ALÉM DOS NÚMEROS: o amor e cuidado das lideranças.
Nestes últimos dois meses, ingressamos em uma crise distinta de tudo que vimos e vivemos até o momento. Tenho comentado que os livros, cursos e academia não tem abordagem profunda para tratamento, pois é algo novo e mexe com a sociedade de forma geral. E neste sentido ficamos irritados, contritos, com medo e naturalmente preocupados.
Tenho algumas crenças e confirmei com alguns líderes sobre pandemia, observando a atuação e decisões. Cada dia temos novos desafios e decisões a serem tomadas que vão de abrir ou fechar as empresas, continuar o pagamento dos compromissos, etc.
Para tomada de decisões de sobrevivência, sigo acreditando que os valores e direcionadores empresariais são: Cliente e colaboradores como centro e tratar o lucro como resultado disto. É claro que o acionista participa desta equação engajando-se estrategicamente. Isto nos condiciona a uma liderança propositiva.
Neste momento descobri que os líderes com quem conversei são magistralmente orientados a propósitos, com um foco humano claro. Eles destacam que esta crise é um momento de liderança fundamental para apoiar, ajudar e orientar.
A liderança deste momento começa com a clareza, consistência, transparência, criatividade e inspiração. Olhar de forma equilibrada para cadeia produtiva, extinguindo de vez o oportunismo e aproximar todos. Novamente coloco no centro o cliente e o consumidor orientado a gestão do caixa. Olhar e agir com este propósito amenizará a dor que estamos passando.
O carinho e o amor a estes três patrimônios continuarão a trazendo êxito, e harmonizando os envolvidos.
Que vivamos o momento aprendendo e sendo melhor a cada dia.
“Medimos o sucesso pela maneira como tocamos a vida das pessoas.” - Bob Chapman, O valor da identificação de valores, 2012
DaQuinta Co-owner, bringing the special coffee experience to your home
4yA Pandemia deixou evidente que a crise da liderança está mais diretamente associada a dimensão de tempo do que valores. Na sua grande maioria existe um consenso de que nada é mais importante que a preservação do ser humano. A pergunta que todos fazemos é até quando as ações de hoje serão eficazes e qual será e momento correto para mudança das práticas atuais. Como tudo em liderança, não existe uma única resposta, e só o tempo demonstrará os acertos, erros e principalmente os ensinamentos que poderão ou não mudar a trajetória do ser humano nessa jornada. O líder segue seus instintos nessas situações inesperadas e toma suas decisões com o máximo de informações disponíveis no momento mais apropriado. Com o tempo o resultado se demonstrará o mais adequado possível e as decisões corretas nós transformarão mais fortes do que no princípio da crise. Vale a reflexão de quão capazes somos em lidar com a dimensão do tempo.....