Grem: estação de regeneração de águas cinzentas

Estação de recuperação de águas cinzentas

A estação de reciclagem GREM é um conjunto de sistemas de tratamento de água cinzenta (de chuveiros, banhos e lavatórios), obtendo água com qualidade de reutilização por meio de tecnologia de membranas.

O sistema cumpre os requisitos do Decreto Real 1620/2007 de 7 de Dezembro, que estabelece o regime jurídico para a reutilização de água tratada e o artigo 4 do GUIA TÉCNICO ESPANHOL PARA A RECICLAGEM DE ÁGUA CINZA EM EDIFÍCIO preparado pela Aqua España

A sinalização de instalação deve cumprir o ponto 2.2 da secção HS4 do Código Técnico de Construção. Este equipamento é fabricado em conformidade com BS-4994:1987.

Operação de recuperação de águas cinzentas

Processo de regeneração de águas cinzentas

Operação

A água tratada para uso em cisternas dos sanitários e irrigação de jardins deve ser canalizada separadamente da água potável da rede.

Fases da regeneração

  • Desbaste: Consiste em remover os sólidos grossos que a água pode conter, bem como os detritos capilares, que podem danificar as membranas. É utilizado um filtro com um passo de 1 mm para este fim.
  • Oxidação biológica: No reactor biológico, a decomposição biológica da matéria orgânica ocorre graças ao fornecimento de ar e à geração de microrganismos aeróbicos.
  • Membranas de ultrafiltração: 0,1 micron de passo. A utilização desta tecnologia resulta num permeado com uma turbidez inferior a 2 NTU e um conteúdo de Escherechia coli não detectável.
  • Filtragem: A separação sólido-líquido é obtida por filtração utilizando tecnologia de membrana. Através de um sistema de sucção é exercida uma pressão de vácuo sobre as membranas criando um fluxo externo – interno de modo a que a água penetre através das membranas, deixando sólidos, vírus e bactérias retidos no reactor. Os difusores criam um fluxo de ar ascendente que limpa a superfície da parede exterior das membranas e assegura condições aeróbicas para a degradação da matéria orgânica.
  • Cloração e acumulação: A água tratada é clorada pela dosagem de hipoclorito de sódio para preservar as propriedades sanitárias do efluente e assegurar a reutilização da água, que é depois armazenada no compartimento de armazenamento.

A água é bombeada até ao ponto de aplicação por meio de um sistema de reforço de pressão (não incluído)

VANTAGENS:

  • Equipamento compacto: desbaste, oxidação, filtração por membranas, cloração e acumulação numa única unidade.
  • Economia considerável no consumo de água.
  • Ajudar a conservar o Meio Ambiente.
    • Alto desempenho e fiabilidade de depuração, obtendo água de qualidade de reutilização.
    • O biorreator de membrana é insensível a problemas de sedimentação.
    • A membrana actua como uma barreira física selectiva bloqueando a passagem de matéria em suspensão e microrganismos.

Acessórios

Soprador de membrana

Acessórios incluídos

O soprador tem três funções:
• Fornecer oxigénio aos microrganismos para degradar a matéria orgânica.
• Criar agitação suficiente para manter os microrganismos em suspensão.
• Criar um fluxo ascendente de bolhas que se puxa para dentro.

Sistema de cloração

Acessórios incluídos

O medidor emissor de impulsos permite que a dosagem de hipoclorito de sódio seja efectuada de acordo com o caudal de extracção do permeado. A água armazenada irá adquirir uma concentração de cloro activo de 1 mg/l.

Bomba de extracção de permeado

Acessórios incluídos

O objectivo da bomba de permeado é gerar o vácuo necessário no colector de permeado para que a filtração em fluxo cruzado da água cinzenta ocorra.

Painel de controle e protecção eléctrica e controle monofásico (230V)

Acessórios incluídos

GBHS 25 l – Hipoclorito de sódio 15%.

Acessórios opcionais

GBCA 25 l – Corante azul

Acessórios opcionais

Kit de coloração

Acessórios opcionais

O kit de coloração inclui uma bomba doseadora proporcional ao caudal, uma lata de 25 litros de corante azul e um painel elétrico.

Contacte-nos

    Particular ou empresa

    Empresa