As histórias em quadrinhos representam todos
As graphic novels abrangem uma gama de condições humanas: LGBTQ, identidade racial e mais. Eu montei uma lista de graphic novels abordando personagens com deficiências, abaixo, para adicionar à grande diversidade do espírito humano e os desafios que isso pode representar.
Para adultos
Bebê da Água por Ross Campbell
Brody é uma surfista abrasiva que é mordida por um tubarão e é forçada a lidar com sua nova deficiência, sem mencionar a estranha transformação de tubarão que pode ou não estar acontecendo com ela. Mas isso não é nada comparado ao retorno de seu ex-namorado, que ela deve levar de volta para Nova York.
Para jovens adultos
O Código Oracle por Marieke Nijkamp
Depois que um tiro a deixa paralisada, Barbara Gordon entra no Arkham Center for Independence, onde os adolescentes de Gotham passam por reabilitação física e mental. Agora usando uma cadeira de rodas, Barbara deve se adaptar a um novo normal, mas ela não consegue se livrar da sensação de que algo está perigosamente errado.
Estrelas em seus olhos por Jessica Walton
Maisie está a caminho da Fancon! Ela está ansiosa para conhecer seu ídolo, Kara Bufano, a heroína de ação de seu programa de TV favorito, que tem uma amputação na perna, assim como Maisie. Mas quando Maisie e sua mãe chegam ao centro de convenções, ela é parada em seu caminho por Ollie, um voluntário fofo que trabalha no programa. Eles são gentis, charmosos e nerds sobre a cultura tanto quanto Maisie. E conforme o dia passa, Maisie percebe sentimentos por Ollie que ela nunca teve antes. É assim que se sente se apaixonar?
Metafase por Chip Reece
A história em Metaphase é inspirada no filho super-herói da vida real do autor, que tem síndrome de Down. Lash é um dos maiores super-heróis de todos os tempos, mas sua vida muda para sempre quando seu filho, Ollie, nasce com todas as vulnerabilidades físicas que vêm junto com defeitos cardíacos e síndrome de Down. Conforme Ollie fica mais velho, ele se cansa da superproteção de seu pai e da falta de vontade de incluí-lo em suas aventuras de super-herói. Ollie viveu sua vida ouvindo o mundo lhe dizer que ele seria limitado no que ele pode fazer e com a frustração adicional de ser comparado a um pai com habilidades ilimitadas. Alimentado por seu desejo de ser "super", Ollie recorre à Meta-Makers - uma empresa que afirma poder dar superpoderes a qualquer um por meio da adulteração de cromossomos. Infelizmente, a decisão de Ollie pode ser desastrosa para o maior herói de todos os tempos... seu pai!
Meu Cérebro é Diferente por Monzusu
Nesta antologia de ensaios em mangá, acompanhe as histórias reais de nove pessoas (incluindo o ilustrador) que enfrentam a vida com transtornos de desenvolvimento e deficiências.
Para crianças
El Deafo por Cece Bell
A autora relata em formato de história em quadrinhos suas experiências com perda auditiva em tenra idade, incluindo o uso de um aparelho auditivo volumoso, aprender a ler lábios e determinar seu "superpoder". Ir para a escola e fazer novos amigos pode ser difícil. Mas ir para a escola e fazer novos amigos usando um aparelho auditivo volumoso preso ao peito? Isso requer superpoderes! Nesta história em quadrinhos engraçada e comovente, a autora/ilustradora Cece Bell narra sua perda auditiva em tenra idade e suas experiências subsequentes com o Phonic Ear, um aparelho auditivo muito poderoso — e muito estranho. O Phonic Ear dá a Cece a capacidade de ouvir — às vezes coisas que ela não deveria — mas também a isola de seus colegas de classe. Ela realmente só quer se encaixar e encontrar um amigo verdadeiro, alguém que a aprecie como ela é. Depois de alguns problemas, ela finalmente consegue aproveitar o poder do Phonic Ear e se tornar "El Deafo, Ouvinte para Todos". E o mais importante, declarar um lugar para si no mundo e encontrar o amigo que ela tanto deseja.
Lobos Rosas por Natalie Warner
Um dia, uma garotinha colhe uma flor incomum de um arbusto incomum na floresta. Durante a noite, a flor floresce e se transforma em uma criatura mágica: um lobo rosa, sem uma perna, assim como ela está sem um braço. Juntos, os novos amigos devem embarcar em uma jornada para encontrar onde eles pertencem.
Thunderboom por Jack Briglio
Luke não é como a maioria das outras crianças de 11 anos — ele não consegue falar e vive principalmente em sua cabeça. Mas hoje ele vai sair muito de sua zona de conforto quando seus pais o levam em um trem para ver um desfile. Luke deve enfrentar todos os seus maiores medos: máscaras, cães e o desconhecido. Quando ele é separado de seus pais no desfile, Luke vai para onde ele é a melhor versão de si mesmo — sua imaginação. Transformando-se no super-herói ThunderBoom, Luke está determinado a pisar em seu caminho através de qualquer ameaça.
Manga
Eu ouço a mancha solar de Yuki Fumino
Por causa de uma deficiência auditiva, Kohei está frequentemente sozinho. Taichi é franco e alegre. No começo, Kohei se mantém bem guardado, mas depois que conhece Taichi, ele lentamente aprende a se abrir.
Uma Voz Silenciosa por Yoshitoki Oima
Shoya é um valentão. Quando Shoko, uma garota que não consegue ouvir, entra em sua classe do ensino fundamental, ela se torna seu alvo favorito, e Shoya e seus amigos incitam uns aos outros a inventar novas torturas para ela. Mas a crueldade das crianças vai longe demais. Shoko é forçado a deixar a escola, e Shoya acaba assumindo toda a culpa. Seis anos depois, os dois se encontram novamente. Shoya pode compensar seus erros do passado, ou é tarde demais?
Um Mundo Perfeito por Rie Aruga
Uma reunião da empresa reúne Tsugumi, de 26 anos, com sua paixão do ensino médio, Itsuki. Nos anos em que estiveram separados, Itsuki realizou seu sonho de se tornar um arquiteto, mas ao longo do caminho, ele também sofreu uma lesão na medula espinhal que o deixou em uma cadeira de rodas. Ver Itsuki novamente reacende os sentimentos de Tsugumi por ele. Também a força a confrontar seus próprios preconceitos ocultos. A deficiência de Itsuki parece um obstáculo intimidador no início, mas logo, Tsugumi descobre que seu mundo parece imperfeito sem ele.
Um sinal de afeição por Suu Morishita
Yuki, que sempre foi surda, está acostumada a se comunicar com a linguagem de sinais e seu telefone. Mas ela não está acostumada com o inglês, então quando um turista do exterior pede informações, ela quase entra em pânico... até que um belo estranho aparece para ajudar. Seu nome é Itsuomi, e acontece que ele é amigo de um amigo. Um viajante carismático, Itsuomi fala três línguas, mas nunca teve um amigo surdo. Os dois se sentem atraídos um pelo outro e planejam um encontro em uma romântica noite de inverno... mas a amiga de Yuki tem medo de que ela possa estar se preparando para se machucar. Isso poderia ser algo real? Ou esses sentimentos derreterão com a neve?
Adicione um comentário a: Graphic Novels relacionados à deficiência